Não desperdice a sua vida!


Como não desperdiçar a vida? Ela é transitória e passa muito depressa. Os nossos anos se vão de uma maneira assombrosa, a nossa juventude embora apreciada não permanece, a nossa beleza um dia vai murchar, bem como nossa saúde se deteriorar. E isto se permanecermos vivas, pois quem pode garantir que teremos um minuto sequer a mais de vida?
  
Deve existir uma forma benéfica de aproveitar a única vida que nos foi concedida, mas por nós mesmos não conseguiremos obtê-la. Precisamos de algo além de nós mesmos para obter esta forma, e encontramos Naquele que nos criou. Aquele que nos deu a vida também nos proporcionou os meios de como vivê-la! Atentemos então para o que Ele nos diz, e minimizemos a angústia que uma vida desperdiçada traz:

Seja sábia

A verdadeira sabedoria não tem a ver com o tamanho do seu QI, com o seu grau acadêmico ou com o seu nível de conhecimento intelectual. “O temor do Senhor é o principio da sabedoria” (Pv 9:10). Custou muito para Salomão entender isto! Ele mesmo declara que tudo o que os seus olhos desejaram, ele teve, e viveu uma vida irresoluta em seus desejos desenfreados, para depois concluir que tudo era “vaidade e aflição de espírito” (Ec 2:1-11). Que não seja necessário vivermos toda uma vida esbanjada em nossos desejos ensoberbecidos para que então enxerguemos que de fato era a Bíblia que sempre tinha razão! Seja sábia hoje, ouça a Deus nas Escrituras em tudo o que tiveres que fazer, tema a Ele e guarde os Seus mandamentos (Ec 12:13).

Não perca mais tempo

O inimigo de nossas almas luta velozmente para que não enxerguemos as coisas como simplesmente elas são. E tenta nos fazer pensar que temos ainda muito tempo, que deixemos para depois o que achamos ser importantes, porque sempre há um amanhã para fazermos isso! Não sejamos enganadas, queridas irmãs!

“Remindo o tempo, porque os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Ef 5:16-17).

Não temos mais tempo a perder! Os dias são maus. Aproveite todas as oportunidades que lhe vierem, faça bom proveito delas. Como diz John Wesley: “Como você não tem a garantia de um só dia de vida, será pouco prudente desperdiçar um só momento.” Estude o quanto puder, trabalhe com dedicação, cuide de sua saúde, se dedique em tudo o que for confiado em suas mãos, invista tempo em sua família e faça o bem a todos; sobre tudo isto viva para Deus - Este é o propósito pelo qual estamos aqui, para a Sua glória, em tudo o que fizermos! (I Co 10:31, Cl 3:23-24). Uma vida desperdiçada é uma vida não vivida de acordo com o propósito pela qual ela mesma existe. Para o que você tem vivido?

Mantenha sua mente fixa na eternidade

Jonathan Edwards certa vez orou: “Grave a eternidade nos meus olhos”. É alarmante o quanto as pessoas não se preocupam com o estado de suas almas, e não refletem o suficiente sobre a sua eternidade. Nossos olhos precisam estar fixos nela! Mas parece que a terra tem roubado a atenção de nossas mentes, nos fazendo desviar os pensamentos de nossa verdadeira Pátria. Já dizia C. S. Lewis:

“Foi exatamente quando os cristãos pararam de pensar no outro mundo que eles se tornaram pouco efetivos neste. Mire o céu e terá a terra por acréscimo; mire a terra e não terá nenhuma destas coisas.”¹

Sua morada não é aqui! Sua Pátria é lá, com Deus! Você é um peregrino que está viajando em direção a ela, por isso não tente criar expectativas em terra estranha – ela é transitória. Mantenha sua mente fixa na eternidade!

Que não cheguemos naquele grande Dia e lamentemos angustiosamente sobre o que não fizemos nesta única oportunidade que Deus nos concedeu de viver, mas que sejamos capazes de afirmar como Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (II Tm 4:7). 

Que Deus assim nos ajude!

Thayse Fernandes
________________ 
¹ LEWIS, C. S. Cristianismo Puro e Simples. São Paulo: PDL, 2005.

10 comentários:

  1. Que texto edificante...
    Deus a abençoe Thayse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gardênia!

      Muito obrigada, que o Senhor te abençoe também. Abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, Bruna!

      Obrigada! Que o Senhor seja glorificado em nossas vidas.

      Deus te abençoe. Abraço!

      Excluir
  3. Esse blog tem sido muito bom para minha edificação e aplicação dos conselhos que aqui são dados! Que Deus continue abençoando vocês e dando sabedoria para continuar com esse belo trabalho que tem ajudado tantas meninas e mulheres como eu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayara!

      Que alegria, saber que sua vida tem sido edificada, glórias ao Senhor Jesus.
      Agradecemos o seu carinho.

      Deus te abençoe.
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Leio e cada dia mais mim apaixono por Deus😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Daniela!

      Sempre que Deus nos permite conhecer mais Dele, mais nos apaixonamos por Ele! Glórias a Ele por isso.

      Abraço!

      Excluir
  5. Sempre tenho aprendido mais sobre Deus, nas leituras dos textos deste blog, esse é mais um. Deus nos ajude e nos ensine a sabermos zelar pela vida que Ele nos deu para vivermos para Sua glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Thaise!

      O Senhor esteja contigo. Glória a Ele por sua edificação.

      Um abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.