Comumente em todo final de ano fazermos uma retrospectiva dos acontecimentos que vivenciamos durante o ano, enfocamos nos planos traç...

Não desista de sonhar

1 Comentários

Comumente em todo final de ano fazermos uma retrospectiva dos acontecimentos que vivenciamos durante o ano, enfocamos nos planos traçados, nos recursos delimitados e nos objetivos especificados, e por fim, nos alegramos quando conseguimos lograr êxito. É exatamente nesses momentos que vislumbramos os nossos sonhos sendo depositados em uma determinada meta a serem alcançados. Um dos prazeres de inigualável valor é realizar um sonho, melhor ainda quando ele é concretizado em curto praz! Sonhar é viver. Quem não sonha desiste de viver a cada respiração. Quem não alimenta sonhos no coração é como um barco à deri­va, sem rumo. Você precisa ter um alvo para seguir, uma causa pela qual está disposto a viver e morrer. Não pode­mos desistir dos nossos sonhos pelo fato de que esperar é enfadonho e de difícil concretização.

A Bíblia retrata a história de uma mulher que tinha um sonho, Ana. Precisamente, no capítulo 1 de 1Samuel, assevera que Ana era uma mulher piedosa, esposa de Elcana e que amava a Deus e seu grande projeto de vida era dar à luz um filho. O seu sonho era legítimo, puro e digno. Ela queria ser mãe, todavia, era estéril. De acordo com a cultura de sua época, a esterilidade no Oriente Médio era considerada não apenas como motivo de lamentação, mas como um opróbrio que podia levar ao divórcio. Diante de sua situação, Ana, ficou a cada vez mais angustiada e deprimida. Sua dor a devastou de maneira tão profunda que não comia e nem tinha forças para falar. Não bastasse isso, Ana, sofreu com as provocações de Penina, sua rival (v.6). Entretanto, essa mulher piedosa não se conformou com a situação em que enfrentava, ela orou ao Senhor, e no tempo devido Deus realizou o seu sonho, ela concebeu seu amado e tão esperado filho, Samuel.   

Ana regozijou-se na soberania de Deus e na sua graça de levantar os humildes e insignificantes para envergonhar os sábios e poderosos. Dessa maneira, é possível observar três aspectos importantes para não desistir de sonhar:

1) Saber que Deus é soberano e atua de forma sobrenatural em nossas vidas e assim devemos crer e confiar nEle.
Ao compreender que o Senhor é soberano percebemos que Ele age de maneira sobrenatural em nossas vidas, assim como fez com Ana. Pois, foi o próprio Deus que a deixou estéril (1Samuel 1.5) como também abriu a madre no tempo devido (1Samuel 1.20). Ana orou vários anos pela sua enfermidade, sem ver nenhuma evidência da sua cura. Ela sofreu todo tipo de pressão para desistir de esperar em Deus. Contudo, ela creu e confiou no Senhor porque sabia que Deus era o único com poder para interferir em sua vida e promover um milagre.

A Bíblia assevera que Deus é soberano e sua vontade é boa, perfeita e agradável. Desfrutar de seu cuidado é o melhor princípio para nossas vidas, pois os planos de Deus para nós são de paz e de esperança. Não desista de seus sonhos creia e confie em Deus, pois se Ele quiser poderá mudar tua sorte e realizar um milagre em sua vida. Saiba que os planos do Senhor são maiores e melhores que os nossos, pois, Ele realiza infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder.

2)Deleitar-se na Palavra infalível de Deus para deixar um legado piedoso
Ana foi uma mulher que viveu amargurada por muitos anos, isso devido a sua esterilidade. Ela sofreu diversas provocações de Penina, como também foi mal interpretada pelo sacerdote Eli quando a viu orando, ele pensava que ela estava embriagada. Diante de sua situação de fragilidade, Ana poderia armazenar todos esses ressentimentos em sua vida, todavia, quando ela orou ao Senhor reconheceu que Ele é o único com poder para intervir e mudar a sua sorte. A sua oração afirma: “O Senhor é o que tira a vida e a dá” (1Samuel 2.6) aludindo, assim, ao seu poder. Portanto, ela tinha esperança de que o Senhor atenderia sua oração se Ele quisesse.

É possível vislumbrar que a vida dessa mulher piedosa foi marcada por muitos sofrimentos e esperas, ela poderia ter sido uma mulher amargurada por toda sua vida, ter escravizado seu coração com esses ressentimentos, mas ela escolheu trilhar um novo caminho, a partir de sua oração ela passa a confiar na soberania de Deus e assim depois de orar ela teve esperança de ser atendida. Ana deixou seu legado, ela foi uma mulher que viveu por alguns anos sem esperança de voltar a sorrir com dia futuro, entretanto quando rasgou seu coração no altar do Senhor compreendeu que era do Senhor que ela mais precisava. Ela orou e esperou em Deus de sua oração ser atendida.

Faça com Ana, deixe seu legado de serva piedosa que agrade a Deus, pois Ele é soberano e se quiser pode intervir e mudar sua vida. Rasgue seu coração no altar do Senhor e saiba que Ele é tudo que você mais precisa. Não desistir de sonhar significa que sua alma anseia por Deus e por viver conforme a sua vontade boa, agradável e perfeita. Deposite toda sua esperança no Senhor, e saiba que Ele suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4.19), por fim, compreenda que o Senhor não atende pecadores, mas aqueles que forem tementes a sua vontade, este Ele atende (João 9.31).

3)Esteja disposto a consagrar o melhor para Deus
Com a esperança de que o Senhor ouviria sua petição, Ana voltou a se alimentar e sorrir com o dia futuro. Dessa maneira, seu semblante mudou rapidamente. Quando a serva piedosa alcança a graça de ter seu sonho realizado, ela ofertou o que tinha de melhor para o Senhor, seu tão amado e esperado filho Samuel. (1Samuel 1.28). Ana além de ter sido mãe do maior profeta da­quela geração, gerou também outros três fi­lhos e duas filhas (I Samuel 2.21). Essa mulher idônea ofertou aquilo que tinha de mais precioso, seu filho, e assim, a bênção de Deus foi muito além de suas expectativas.

Assim como Ana nós temos sonhos, e desejamos que eles fossem cumpridos, todavia, em algum momento da caminhada nos encontramos estacionados no meio da estrada. Ano após ano se passa e não vislumbramos nada! Pedimos a Deus para que o tão aguardado sonho seja concretizado nesse ano, mas não foi. E sem perceber a angústia e a depressão drenam nossas forças, a raiva e a frustração são molas propulsoras para não confiar em Deus. Entretanto, faça como Ana que não desistiu de sonhar com seu filho, mas creu na soberania de Deus, deleitou-se em sua Palavra imutável e ofertou o melhor para o Senhor.

O que você tem feito com os seus sonhos? Faça como Ana, suba à Casa do Senhor, ore, rasgue seu coração no seu altar, e deleite a sua alma em sua Palavra imutável, e creia que Aquele que começou a boa obra em vocês, irá completá-la até o dia de Cristo Jesus.

William Carey, o pai das missões modernas, declarou certa ocasião: "O tamanho do seu sonho determina o tamanho do seu Deus."


Mysia Rebeca
_____________________
SILVA, Nélio da, Transformando fracasso em vitórias p.66.



Você também pode gostar

Um comentário:

  1. Como a palavra do Senhor nos alimenta e nos é escudo forte.Texto abençoado!

    ResponderExcluir

Receba nossas postagens