“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Provérbios 16.9 Com o despertar de um novo ano flo...

Comprometa-se com o plano de Deus para sua vida

1 Comentários

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Provérbios 16.9
Com o despertar de um novo ano floresce um novo começo. Novas metas são traçadas, novas estratégias serão abordadas, novos planos serão projetados, novos sonhos são sonhados, e novos desejos farfalham nos corações prontos a serem emersos, de modo desinibido, nas peripécias vindas com esse novo ano. Enfim, com o desabrochar de um novo ano aflora um futuro com novas promessas. Dessa maneira, para que nossos planos sejam realizados estipulamos prazos e metas a serem batidas, abrimos mão do conforto e nos colocamos na linha de frente, fixamos o olhar no alvo e partimos para galgar tão grande vitória que será a realização desses sonhos. Todavia, em algum momento de nossas vidas, surge uma pergunta que pode abalar a realização desses sonhos, eis a indagação: “Você orou procurando saber qual o plano de Deus para sua vida?”

No versículo supracitado constitui que o nosso coração pode sonhar, desejar e planejar, porém, é o Senhor que determina o que deve e o que não deve ser realizado. Comprometer-se com o plano de Deus é entender que antes de qualquer planejamento que venha a ser estipulado, deve-se em primazia buscar a orientação do Senhor. A Bíblia nos diz que se buscarmos nos deleitar no Senhor, de todo coração, de todo entendimento e com todas as nossas forças, Ele promete que desejaremos as coisas das quais precisamos e assim nos será concedido. Isto posto, é possível vislumbrar alguns princípios basilares para comprometer-se com o plano de Deus para sua vida, são estes:

1. Deleite-se no Senhor

“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4).

Comumente vemos uma interpretação antropocêntrica desse versículo, ou seja, muitas pessoas acham que se fizerem ‘isso’ ou ‘aquilo’ na igreja Deus concederá sua petição egoísta. Entretanto, observando o significado da palavra “deleite” que é “demonstra excesso de satisfação, que sente contentamento”, significa dizer que se me deleito em alguma coisa isso determinará meu desejo. Portanto, o salmista assevera que ao me deleitar no Senhor o meu desejo será o de fazer e pedir conforme a sua boa, agradável e perfeita vontade e assim será concedida minha petição. Comprometer-se com o plano de Deus para nossas vidas é compreender que precisamos nos deleitar no Senhor, e que o nosso desejo seja sua orientação na medida em que traçamos nossos planos.

2. Oriente seu coração a render todas as coisas ao Senhor

Para que o nosso coração esteja disposto a render todas as coisas ao Senhor é preciso conhecer suas veredas e andar nos seus caminhos; apresentar no corpo as marcas de Cristo, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; e não se amoldar ao padrão sórdido deste mundo, mas transformá-lo pela renovação de nossas mentes, experimentando, assim, a vontade santa de nosso Senhor Jesus Cristo. Tais ações implicam na dedicação de tempo a oração e ao estudo das Sagradas Escrituras. Pois, dessa forma, permitiremos um coração quebrantado e sensível ao Cordeiro de Deus como parte integrante de nossas vidas. Por fim, dedique alguns minutos de seus dias para oração e estudo da Palavra de Deus.

3. Permaneça firme em seu compromisso

Na primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, o referido apóstolo nos trás uma mensagem de conforto do nosso Deus ao dizer que devemos ser firmes e constantes, sempre atuantes na obra de Deus, sabendo que o nosso trabalho para o Senhor não é inútil. A Bíblia também assevera para que sejamos fieis ao Senhor até a morte e como recompensa será nos dado a coroa da vida (Apocalipse 2.10). Deus nos alertou que a vida nesse mundo seria turbulenta, mas que devemos ter bom ânimo, pois, Ele venceu o mundo (João 16:33). Comprometer-se com o plano de Deus é permanecer firme e constante, sempre atuantes na boa obra que o Senhor começou em nossas vidas.

Por mais difícil que seja se comprometer com os planos de Deus, e em alguns momentos o desânimo abala suas forças e a tristeza drena sua fé, mas não desista. Tenha em mente que Aquele que iniciou a boa obra em vós, há de concluí-la até o Dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6). Portanto, deleite-se no Criador de sua vida, viva intensamente para que seu desejo seja desfrutar da vontade boa, agradável e perfeita de Jesus, reserve um tempo diário na sua rotina para oração e estudo da Palavra imutável de Deus e por fim, permaneça fiel. Comprometer-se com o plano de Deus requer sacrifício e perseverança, portanto, tenha uma vida santa e irrepreensível, pois, fomos comissionadas antes da fundação do mundo a santidade. 

Para saber qual o plano de Deus em sua vida, você precisa primariamente confiar no poder divino e na presença imensurável do Senhor na direção de sua jornada. Comprometa-se com os desígnios do Senhor Jesus, pois, "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (1 Coríntios 2:9). Hudson Taylor, o grande missionário que levou o evangelho à China, afirmou:

“Muitos cristãos calculam o tamanho das dificuldades à luz dos próprios recursos. Por essa razão, não se esforçam muito e acabam sempre fracassando. Todos os gigantes já foram homens fracos que fizeram coisas grandiosas para Deus porque confiaram no poder divino e na presença do Senhor ao lado deles.” 

Mysia Rebeca
__________________
MAXWELL, John C. Surpreenda-se com seu potencial: como pessoas comuns mobilizam-se para a grandeza. São Paulo: Mundo Cristão, 2008. P.:13.



Você também pode gostar

Um comentário:

  1. Amém. Bem melhor iniciar o ano com planos que agradam o Senhor, pois ele sempre nos surpreende com a sua graça. Muito clara a dica, foi bom ter lembrado disso hoje!

    ResponderExcluir