Indicação: “Lado a lado” - Dave Furman


Ao observar o título deste livro, fiquei interessada em lê-lo. Encontramos pessoas que sofrem em todos os lugares, todas temos parentes ou amigos que em dado momentos de sua vida se depararam com doenças, dificuldades financeiras, emocionais, conjugais, dentre várias outras, e às vezes nos sentimos desencorajadas por não sabermos o que fazer, ou mesmo o que dizer, em seus momentos de dor. Dave Furman escreveu esse livro para nos ajudar nessa tarefa, a partir de suas próprias experiências. Ele é pastor na Redeemer Church em Dubai, nos Emirados Árabes, é casado com Glória Furman e tem quatro filhos. Também participa do The Gospel Coalition, publicando artigos. A Glória já tem publicado alguns livros na editora Fiel, e este livro do Dave foi publicado ano passado, o ano em que ele ministrou na conferência fiel de mulheres.


“Este não é mais um livro sobre sofrimento, escrito apenas para aquele que sofre. É um livro para todos os que conhecem pessoas que sofrem com dores e perdas e que desejam vê-las firmadas naquele que é a Rocha Eterna. Eu penso que é certo afirmar que este é um livro para todos nós.”

Dave Furman contraiu uma deficiência muito dolorosa em seus braços, uma desordem nervosa que o tornou incapacitado de fazer muitos esforços. Ele mesmo relata sobre o constrangimento que enfrenta em razão disso:

“Eu nunca pensei que teria momentos em minha vida em que não conseguiria levantar um copo de água à boca ou necessitaria da ajuda de minha filha, em idade pré-escolar, para abotoar a minha camisa. Eu consigo contar nos dedos de uma mão as vezes que consegui segurar um dos meus quatro bebês. Depois que minha esposa se certifica que todas as crianças estão presas com cinto em seus assentos, ela vem para o lado do passageiro da minivan e abre a porta para mim. Uma vez que está sentada no banco do motorista, ela se inclina para afivelar o meu cinto de segurança.”

Dave Furman abre sua vida e seu sofrimento neste livro, a fim de encorajar pessoas a apoiarem aqueles que sofrem, de uma maneira que glorifique a Deus, a partir das Escrituras, especialmente do evangelho. O livro é composto de nove capítulos práticos e pessoais.

No primeiro capítulo lemos sobre pessoas que sofrem pelo sofrimento dos outros, e este é um sofrimento que não deve ser ignorado, nem resguardado. No segundo capítulo, o autor foca na extrema importância e necessidade de mantermos o nosso relacionamento com Deus, para que possamos então ajudar os outros.

“Se você não possui forças para amar os que sofrem, apenas tentar insistentemente não é a solução. Você precisa de Jesus. [...] Você está andando com Ele? Se não, então você não terá forças para ajudar os que sofrem.”

O terceiro ao nono capítulo estão repletos de conselhos de como ajudar aqueles que sofrem. O autor sempre relaciona o sofrimento com o evangelho, para que a partir dele sejam encontradas a esperança e força que as pessoas de fato necessitam.

“Para ministrar de forma eficaz ao seu amigo que sofre, você deve conhecer o evangelho e suas implicações o suficiente para falar com propriedade a seu amigo e ser capaz de relacionar o evangelho à situação que ele está vivendo [...] As pessoas que sofrem são inundadas com bons conselhos o tempo todo. Às vezes, elas até ouvem bons relatórios dos médicos ou de outros. Mas alguém precisa lhes contar as boas novas.”

Nos momentos sombrios da vida tendemos a olhar para a nossa dor e desfocarmos de nosso Senhor Jesus, vindo assim, desesperança e desânimo. As pessoas que sofrem não precisam de mais livros de auto-ajuda, nem dos vários relatórios que possam vir, elas precisam ser lembradas do evangelho.

“Todos precisamos do evangelho, mas os momentos de dor podem ser os mais importantes, quando precisaremos ser lembrados de que nossa esperança existe fora de nós mesmos. Nossa esperança está fundamentada no passado, assegurada no futuro e disponível para nós hoje. Não deixe seus amigos se enlamearem nas poças de falsa esperança que formam as religiões humanistas do mundo. Incentive-os a crer na inconfundível promessa cristã da graça porvir, quando as ondas do amor de Cristo serão derramadas sobre nós por toda a eternidade.”

Por causa de Jesus, sempre haverá esperança para nós. Porque Jesus Cristo enfrentou o total abandono do Pai, podemos ter a certeza de que nunca seremos abandonados por Ele, e porque Jesus enfrentou o temor mais intenso de todos, podemos agora enfrentar os nossos temores com fé.

Depois de escrever sobre o que devemos fazer, Dave escreve no oitavo capítulo sobre o que não fazer. Ele o intitulou como “os dez mandamentos do que não fazer para o seu amigo que sofre”. Não basta apenas a boa vontade de ajudar ao próximo, precisamos atentar se estamos ajudando da forma correta.

“Tenho a experiência de receber cuidados de muitos indivíduos bem-intencionados e bastante sinceros, mas no final do dia só fizeram a minha dor aumentar. Outras vezes, eu também achei que estivesse fazendo bem a alguém, quando, na verdade, estava lhe causando uma dor maior. Por mais que sejamos sinceros, ainda podemos estar errados! Precisamos da ajuda de Deus para cuidarmos de nossos amigos que estão angustiados.”

Muitos destes mandamentos são bem comuns de serem quebrados, e às vezes sem intenção podemos acabar piorando a dor dos outros. Por isso, é muito interessante conhecê-los.

O autor escreve o nono capítulo sobre a responsabilidade e a eficiência da Igreja em apoiar aqueles que sofrem, relatando sobre como o apoio da Igreja foi fundamental em um momento de muita dificuldade da Glória Furman. Inclusive, o livro é encerrado com um prefácio dela, nos encorajando para este serviço. Ela diz:

“Visto que Deus o chamou para servir outros, ele lhe dará tudo de que você precisa para que ele possa ser glorificado através de Jesus Cristo.”

Que este ministério seja progressivamente acentuado em nossas vidas, sabendo que também foi para isto que o nosso Senhor Jesus nos chamou. Amemos aos que sofrem!

Informações do livro:
Título: Lado a lado: como amar aqueles que estão sofrendo
Autor: Dave Furman
Editora: Fiel


Thayse Fernandes

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.