Planejamento e dependência




Um novo ano se aproxima e é normal que façamos planos, estabeleçamos metas, criemos expectativas, sonhemos mais alto, busquemos novos objetivos. Talvez você já esteja esperando por uma mudança iminente, mas o fato é que não se pode chegar a determinados resultados sem uma prévia organização.

Você pode estar se perguntando: “Organização? Mas que tipo de organização?” É possível que muitos não considerem uma abordagem teológica deste assunto. Entretanto, nos dias atuais, cada vez mais se pensa em viver com o mínimo de responsabilidades, de forma negligente e até inconsequente. Porém, sabemos que não é essa a vontade de Deus para seus filhos. Ele nos dotou de inteligência e nos instrui a sermos sábias nas mais diversas situações, inclusive, na busca por concretizar nossos objetivos.

Tiago escreve:

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tiago 4. 13-15).

Ele não está criticando o planejamento/organização, pois quem planeja revela sensatez. O ponto criticado aqui é fazer planos sem consultar a Deus, sem se submeter à sua vontade e desconsiderando a efemeridade desta vida. Em Provérbios 13.4 lemos que:

“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos."

A diligência implica em planejamento e cuidado empregado na execução de algo. É certo que por mais que projetemos ações, tracemos determinados caminhos, Deus sempre saberá o melhor para nós, aquilo que contribuirá para nos conformar à imagem dEle (Rm 8.29). Contudo, não fuja de suas responsabilidades usando o cuidado de Deus como desculpa. Coloque suas ações diante do Senhor, apresente a Ele seus planos, conte o que você precisa, o que você sonha, onde pretende ir e esteja atento à sua voz. Saiba que nas linhas que você mesmo traça há imperfeição, mas que Ele é um guia por excelência e tudo faz perfeito.

Também é pertinente que consideremos a organização do nosso tempo, pois não poucas vezes nos demoramos em coisas fúteis, não tão importantes e deixamos o essencial por último. Se um de seus objetivos é crescer espiritualmente, você só poderá experimentar este crescimento a partir do momento em que gastar tempo com isso. Nesse sentido, muitas das nossas frustrações advêm da falta de compromisso com o estudo das escrituras e com uma vida de oração frequente. Até começamos bem algumas vezes, mas ficamos pelo meio do caminho. Ainda há o fato de que na urgência de tantas coisas para dar conta, renunciamos o tempo com nossa família, amigos e irmãos na fé, o que é bastante prejudicial para a manutenção dos relacionamentos que Deus nos concedeu. Aquele que não está limitado ao tempo nos presenteou com tempo suficiente para realizarmos o que precisamos, cabe a nós entender o que é prioritário e o que pode esperar, o que pode ser hoje e o que pode não ser. Quando for gastar os minutos preciosos de sua vida, lembre-se do que realmente vale a pena, priorize o Reino de Deus.

Além da organização em relação aos projetos e tempo, organizar seu espaço é importante.  A atividade doméstica é vista por alguns como algo ruim e que nos priva de outros tipos de atividades. A consequência disso é um grande número de pessoas desorganizadas e que não apreciam a limpeza e organização do próprio ambiente. Lemos em Provérbios que uma das características da mulher virtuosa é que ela 

“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça” (31.27).

Casadas ou não, com ou sem filhos, é responsabilidade nossa cuidar do ambiente em que vivemos, e não apenas lançar a responsabilidade sobre o outro. Você é muito nova? Estuda e trabalha? Não tem tempo suficiente? Bom, o intuito aqui não é dizer que todas as mulheres devem fazer as mesmas coisas em casa o tempo todo, tampouco discorrer sobre a divisão de tarefas, seja com sua mãe, irmã ou esposo (no caso das casadas). Algumas terão mais tempo, outras não, algumas terão ajuda, outras não. O ponto aqui é: você se importa com a organização do seu lar? Dispor de um ambiente organizado torna melhor os momentos de estudo, de leitura, de oração e comunhão, é um benefício para os que nos cercam e para nós mesmas, podemos glorificar a Deus quando cuidamos da nossa casa.

Não podemos, no entanto, viver uma “idolatria do lar”, certamente você sabe do que estou falando. Nem sempre a casa estará impecável, o quarto estará em ordem e a cozinha arrumada. Em determinados momentos, teremos que privilegiar a melhor parte e, sem dúvidas, não é esta. Lembra de Marta (Lc 10.40)? O serviço em si não é o problema, o problema é quando qualquer tipo de ocupação nos faz perder a melhor parte. Não esqueça que você também é uma casa que precisa de cuidados e edificação frequente.

Dito isto, aproveite os novos dias, organize suas ações, seu tempo, seu lar, mas não seja arrogante a ponto de não consultar Deus e não se submeter à Ele. Essa vida vai passar rapidinho, como uma névoa, de forma que nossa esperança não se limita a este mundo. Todavia, enquanto estivermos aqui: 

quer comamos quer bebamos, ou façamos qualquer outra coisa, façamos tudo para glória de Deus (1 Co 10.31).


Juliany Correia

Um comentário:

  1. Muito obrigada querida pelas palavras. Com um novo ano vem muitas expectativas e a sensação de que conseguiremos fazer tudo o que desejamos. Obrigada por nos lembrar que vivemos para Deus e não para nós. Deus abencoe

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.