Há Deus, há Esperança, há Vida


Você está respirando. Então, tenho que dizer-te: há esperança. Quando falo acerca de esperança, não estou lhe assegurando uma vida sem dores e lamentações. Pelo contrário, estou afirmando que enquanto você estiver andando pelas calçadas de sua cidade, enquanto estiver lendo bons livros, construindo amizades, conversando com a sua família, preparando o jantar ou se arrumando para ir ao trabalho, os dias lhe trarão angústia. Mas, esta angústia nunca terá o poder de invalidar quem está ao seu lado. A companhia ao longo do caminho traz esperança. 

 Quando você não consegue sair do quarto para fazer as atividades que mais gostava, quando você sente o seu corpo tão cansado e o desânimo parece ser o seu único companheiro, quando você sorri para os outros rostos, mas quando olha o seu próprio no espelho e só consegue chorar, quando a tristeza ataca sem piedade o seu coração; o seu Pastor não lhe deixa sozinha no quarto, Ele observa cada lágrima.

Diversas vezes não há ninguém para conversar - em alguns momentos, você não deseja conversar. Há dias que a alegria, o prazer, a vontade são apenas personagens fictícios de um conto de fadas já velho e empoeirado. Existem momentos em que a morte ou a não existência são alternativas menos dolorosas do que a própria vida. Não há um colorido na tela do filme que conta a sua história. Mulher, a dor é real. Parece que todas as portas estão fechadas e o lugar onde você está é difícil de habitar. Dói, eu posso imaginar. 

“A melancolia tomara conta de mim; dificilmente eu vira uma manhã tão escura em minha vida. Nem parecia ser um dia de descanso.”¹ 

O grande missionário David Brainerd relatou em muitas ocasiões como a melancolia deixava abatida a sua mente e como Deus o fortalecia por intermédio da oração.

“Oh, como eu chorava pela presença de Deus, parecendo uma criatura banida de sua vista! Contudo, o Senhor alegrou-se em apoiar minha alma que afundava-se em meio a todas as minhas tristezas, de tal modo que nunca entretive qualquer pensamento de desistir de meu trabalho entre os pobres índios.” 

Em meio à desesperança e à dor Deus está. Em meio à solidão e ao vazio que parece apertar a alma, Deus está. O Senhor é Deus presente! Não, Ele não esquece de você. Não, a sua vida não Lhe parece desinteressante. Sim, Ele se importa. Ele cuida de você, lhe abraça e sempre tem doces palavras para te consolar, não apenas agora, mas, sempre, constantemente. O seu amor e misericórdia não se limitam a um mês.

Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste. Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me a vida. (Salmos 30:2-3)

Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala. (Jó 36:15)

Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida. (Salmos 119:50)

Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro. (Salmos 22:24)

Sião, porém, disse: “O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou”. “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou?  Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim. (Isaías 49: 14-16)

As Palavras do Senhor são verdadeiras. Ele é o Bom Pastor que até no escuro vale estará contigo. Ele é Refúgio e Fortaleza para os que esperam e necessitam Dele. Ele é socorro bem presente nos dias sombrios. 

Se você está passando por um momento de grande tristeza, vazio, perda de vontade e de prazer, busque a Deus e peça ajuda profissional. Lembre-se sempre que Deus está com você, inclusive durante este processo.

Hellen Juliane
_____________________
¹ EDWARDS, Jonathan. A vida de David Brainerd. São Paulo: Fiel, 2017, p. 93.

Um comentário:

  1. É verdade sempre fui deprimida até hoje começou na infância,mas Deus me ajuda a superar ele é bom!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.