Uma das mais belas histórias que a Bíblia relata sobre a exaltação do humilde e o abatimento do orgulhoso está no livro de Samuel,...

Lançando-se aos propósitos de Deus

0 Comentários


Uma das mais belas histórias que a Bíblia relata sobre a exaltação do humilde e o abatimento do orgulhoso está no livro de Samuel, trata-se da emocionante narrativa de Ana em busca de seu sonho. A vida dessa mulher piedosa nos inspira a confiar e descansar no Senhor em qualquer circunstancia, pois, em meio ao seu sofrimento em ser estéril, ela enfrentava também as diversas provocações de Penina (a outra esposa de Elcana) e o conformismo de seu marido. Entretanto, ela ora e confia no Criador de sua vida e lança-se aos seus propósitos, crendo que o Senhor irá inter­vir extraordinariamente, transformando vales se­cos em mananciais, noites escuras de desespero em manhãs ensolaradas de esperança.

Em primeira análise, cabe destacar a importância da oração. A Bíblia descreve que a amargura da alma de Ana era tão terrível que ela não comia e só chorava (1Samuel 1.6-8), posteriormente ela ora e suplica que o Senhor intervenha em sua fatídica situação e realize seu sonho de ser mãe. Dessa forma, no momento que o sacerdote Eli disse para ela ter paz que sua petição seria atendida ela logo muda de semblante e passa a comer e não havia mais tristeza em seu rosto (1Samuel 1:18). Ana exercita sua fé e entrega-se sem reservas aos propósitos de Deus. Essa encantadora história nos assegura que o Senhor está presente em nossas vidas, e que trabalha de tal for­ma que todas as coisas cooperam para o nosso bem. Portanto, não tenham medo de se lançar aos seus propósitos, apenas faça como Ana, ore e descanse sabendo que Deus está contigo em qualquer situação. Isto posto, preceitua o pastor Hernandes Dias Lopes¹:

“O sonho de Ana era muito pequeno. Suas as­pirações não eram suficientemente ousadas. Ela queria apenas ver o seu ventre transformando-se num cenário de vida. Mas, Deus não realizou o sonho de Ana no seu tempo, porque tinha algo maior para fazer em sua vida. Os pensamentos de Deus são mais elevados do que os nossos pensamentos. O sonho de Deus para Ana não era apenas que ela fosse mãe, mas mãe do maior profeta da­quela geração. Samuel não seria um homem co­mum, mas aquele que traria o povo de Israel de volta para Deus, o último e o maior juiz de Isra­el.”
Depreende-se, portanto, que a única coisa que nos cabe é nos lançar humildemente aos pés de Jesus e confiar nEle. Pois, a nossa maior necessidade não é de coisas, mas de Deus, pois, é o Senhor que cavalga nas alturas para a nossa ajuda (Dt 33.26), não há Deus como Ele, que tra­balha para aqueles que nele esperam (Is 64.4), aos seus amados, Ele dá o suprimento enquanto dormem (Sl 127.2). Por mais angustiante que a caminhada tenha se tornado, faça como Ana; ore, confie e se entregue aos propósitos Daquele que te criou, pois é o único que irá trazer paz e satisfação ao seu coração, evidenciando-nos que Ele está no controle de minha e de sua vida.

Mysia Rebeca

¹ LOPES, Hernandes Dias. Não desista de seus sonhos. São Paulo: Editora Candeia, 1999.



Você também pode gostar

Nenhum comentário:

Receba nossas postagens