A oração que agrada a Deus


Sozinho sob uma agonizante noite estava o Mestre prostrado, orando, desenvolvendo as mais sinceras palavras provindas de um coração repleto de tristeza. “Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice, todavia não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mt 26:39). Ele estava num jardim chamado Getsêmani, cujo nome significa “prensa de azeite”, longe de todos, desamparado até pelos seus discípulos mais próximos! Ele já os dissera: “Ficai aqui e vigiai comigo.” (Mt 26:38), porém eles dormiram, não atentaram para a angústia e súplica do seu Mestre.

Mateus vai O apresentar dizendo que a sua alma estava cheia de tristeza até a morte (Mt 26:38), e aqui a palavra Perilupos que significa envolvido, cercado, sobrecarregado de dor. Marcos vai registrar que o Senhor começou a ter pavor, e a angustiar-se (Mc 14:33).  Ele usa o termo Ekthambeisthai1, que demonstra assombro ao extremo. Lucas vai retratar um Jesus tão angustiado, que orava intensamente, até soar gotas de sangue! (Lc 22:44).
Mas, porque Ele estava assim? Qual era a causa de tanta dor e sofrimento? Wiersbice2 responde:

“Não devemos imaginar que foi o medo da morte que fez nosso Senhor agonizar no jardim. Não temeu a morte, antes a enfrentou com coragem e paz. Estava para beber o "cálice" que o Pai havia preparado [...]. Muitas pessoas piedosas têm sido presas, espancadas e assassinadas por causa da fé, mas somente Jesus foi feito pecado e maldição por amor à humanidade (2 Co 5:21; Gl 3:13). O Pai jamais deixou seus filhos, no entanto, abandonou seu Filho. Foi esse o cálice do qual Jesus bebeu voluntariamente por nós.”

Eram essas as razões do Mestre, e não meramente os Seus sofrimentos físicos. Precisamos entender que Aquele que é eternamente Santo foi feito imundo diante de Deus, porque “O Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” (Is 53:6). Aquele que aborrece o pecado foi feito propriamente pecado por nós. Aquele que sempre tem o favor de Deus teve que enfrentar agora a Sua maldição. Antes o Seu consolo, agora somente a Sua abrasadora ira.

Como Filho de Deus, poderia ter recusado estas coisas, porém decidiu se submeter a vontade de Seu Pai:

“...Não seja feito como eu quero, e sim como tu queres”. E Deus não atendeu ao que Jesus humanamente desejava. Ele teve que enfrentar tudo, e continuou até o fim. Se tivesse desistido o plano de Deus teria sido frustrado, mas “Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:8).

Que submissão! Que confiança! Ele aceitou a vontade de Deus, embora esta vontade significasse trazer o sofrimento sobre si mesmo. Ele estava alicerçado em perfeita harmonia com o Pai, e entendia que aquilo era necessário naquele momento, e como era necessário! O clímax de toda a história estava Nele, e tudo foi cumprido grandiosamente. Foi para isto que viera ao mundo, voluntariamente, e em todo tempo foi fiel!

Entendamos o seguinte: O que passamos nesta breve vida não pode estar em nenhum grau de comparação com o que Jesus passou. E ainda – Ele não merecia nada disso, pois é Perfeito!

Mas, o que nós, miseráveis pecadores, professamos nestes momentos? São comuns entre nós as frases “Eu não aguento mais!”, “Tira isso da minha vida!”, “Senhor, eu desisto!”, enquanto que o Capitão de nossa salvação não ousou interpor a Sua própria vontade. E ainda - neste momento sombrio, muitas pessoas veriam a Deus como alguém malvado, desprovido de amor, mas tal era a confiança e convicção de Jesus que Ele foi capaz de se dirigir a esse Deus O chamando de “Meu Pai”!

Temos muito a aprender com o ilustre exemplo de nosso Mestre! Precisamos aprender a aceitar a vontade de Deus, que por sinal é “boa, perfeita e agradável” (Hb 12:2), Ele sempre sabe o que é melhor pra nós! Confiando Nele, podemos como crianças nos lançar sem nenhum medo ou inquietação em Sua perfeita soberania.  Podemos nos arrojar em Seus amorosos braços quando nossos olhos não são mais capazes de enxergar o sentido das coisas. Ele é o suficiente pra nossas pobres almas!

Sobre exatamente tudo o que vier na sua vida, peça que a vontade de Deus seja realizada, e mesmo que no momento você receba um “não”, entenda – Aquele que controla todo o Universo e que é dono de toda a sabedoria, está atuando em você. Vá em frente, não desista, Ele é capaz de ver o que você agora não consegue. Esteja arraigado no amor do Perfeito Deus, convicto em Sua eterna palavra, confiante no que Ele revelou que Ele é, e ore como o seu Mestre: “Meu Pai, se possível afasta de mim este cálice, todavia não seja feito como eu quero, e sim como tu queres”. Jesus venceu para nos mostrar que nós também o podemos! Não murmure, louve a Deus pela Sua maravilhosa graça!

Thayse Fernandes
________________
1. GINGRICH, F. Wilbur, GANKER, Frederick W., Léxico do Novo Testamento Grego/ Português. São Paulo: edições Vida nova.
2. WIERSBE, Warren W., Comentário do Novo Testamento, Volume I. São Paulo: Geográfica editora, 2006.  

5 comentários:

  1. Parabéns, excelentes e edificantes textos. Deus continue a abençoa- la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Séfora!

      Agradecemos. Que Deus nos ajude a florescermos juntas para Sua glória.

      Abraço fraterno.

      Excluir
  2. Parabéns por trazer para nós, mulheres que querem viver para Senhor, palavras que consolam e que edificam nossas vidas. Que o Senhor possa a cada dia mais dar sabeboria a você! Fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e encorajamento. O Senhor te abençoe grandemente.

      Um abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.