Orientações para o momento de devoção particular


A atividade devocional é caracterizada por dois elementos essenciais: a oração e a meditação da Escritura. Neste sentido, sugiro 3 dicas que poderão auxiliá-las no momento de estudo e meditação da Bíblia, que nunca deve ser algo frio e mecânico. Portanto, o que indicarei, não é uma fórmula de como a Bíblia deve ser lida em seus momentos de devoção a Deus, mas algumas ferramentas que podem ajudar numa melhor compreensão do que o Senhor está nos dizendo em Sua Palavra. Por isso, fique livre para adequar essas dicas a sua realidade, conforme suas necessidades e possibilidades.

1. Estude um livro de cada vez: Penso que a leitura contínua de um livro é mais proveitosa do que ler aleatoriamente. Inclusive, digo isso por minha própria experiência. Se alguém me perguntar a mensagem do livro de Habacuque, eu posso responder sem embaraços, pois li o livro inteiro e não apenas um versículo ou um capitulo. Da mesma forma, o ensinamento que aprendi, faz parte da minha compreensão, de modo que não poderei esquecer tão fácil. Então, aconselho que você escolha um livro da Bíblia e estude-o completo. Só vá para outro quando finalizar o que já estava meditando, não importa quanto tempo você ficará em um livro, quando se trata de devoção a Deus, o que importa é a qualidade, não a quantidade.

Eu sugiro iniciar com o estudo dos Evangelhos ou as cartas do Novo Testamento.

2. Conheça o contexto do livro: Essa dica, não precisa ser para a hora do devocional, mas em outro momento do seu dia; e é importante que seja feito antes de iniciar a leitura do livro. Pesquise sobre a situação histórica em que aquela porção da Bíblia foi escrita. Isso tornará a mensagem mais clara, pois você conseguirá perceber, no decorrer da leitura, porque determinadas coisas foram ditas naquela ocasião. As características, temas, data, ocasião e mesmo o esboço são de grande ajuda para nos familiarizar com a realidade do escritor bíblico.

É possível encontrar essas informações em Bíblias de estudo, na internet, em comentários Bíblicos ou livros voltados para analise histórica da Bíblia, mas nesse caso, teria que comprá-los e, normalmente, esse tipo de livro não é barato. Também há a possibilidade de consegui-los em pdf’s, no entanto, nem sempre as editoras autorizam que seus títulos sejam disponibilizados nesse formato.

3. Mantenha um diário espiritual: Compre um caderninho e personalize conforme o seu gosto, se desejar, use canetas coloridas, adesivos, cole imagens, pregue recadinhos de bloquinhos de notas, enfim, o importante é que ele fique a sua cara para você perceber que é um trabalho seu, que está sendo construído dia a dia na sua caminhada com o Senhor ao seu lado, ajudando, orientando, consolando, exortando você. Nesse caderninho devem estar suas marcas. Nele você deve anotar tudo o que você está aprendendo, para não esquecer das riquezas que está extraindo do texto naquele momento e que futuramente, você pode voltar a ele e tê-lo como um lembrete de como Deus a alimentou e cuidou de você naquela data, por isso não confie na sua mente, registre tudo o que lhe for dado nesse momento precioso e inigualável.

É interessante que em cada devocional fiquem registrados data, passagem lida, algum ponto que você consiga ver uma conexão do texto com o contexto, a mensagem contida ali e como isso pode se aplicar a sua vida. Isso é essencial, pois é o entendimento que você tiver da mensagem que determinará a aplicação. Além disso, você pode registrar informações pessoais, se assim desejar.

A oração é o momento em que Deus nos ouve, nós choramos, nos lamentamos, pedimos perdão, O louvamos, apresentamos nossos pedidos, intercedemos em favor de nossas famílias, amigos, igreja, dos irmãos perseguidos, enfim, são tantas coisas que falamos para Deus e Ele lá, o tempo todo nos ouvindo, pacientemente. Mas quando chega o momento de meditação da Bíblia, então, é a vez de Deus falar e nós ouvirmos! Por isso, precisamos ler a Bíblia com seriedade, zelo e atenção, e sobretudo, interesse em conhecer a Deus e Sua vontade, conhecer para amar, conhecer para obedecer.

Oro para que essas dicas possam incrementar o estudo devocional de vocês, e que mesmo com a fadiga e a correria do dia a dia, que esses momentos sejam de grande prazer e crescimento.


Sonaly Soares

8 comentários:

  1. Agradeço de coração por hoje aprender com você Sonaly. Estive buscando sobre devocional e nunca havia lido algo com tamanha simplicidade que me ajudasse a compreender melhor o que eu queria e agora encontrei. Estou estudando o livro de Rute, fiquei muito feliz com tudo o que aprendi ao ler cada capitulo, mesmo sendo apenas 04 capitulos, venho aprendendo dia após dia ouvir o que o nosso PAI quer nos ensinar. Porque honestamente nada é sem querer, acredito muito na resposta de oração. Porque quando O buscamos O encontramos. Beijos. Graça e paz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eva!

      Fico feliz por ter ajudado de alguma forma. O livro de Rute é maravilhoso, tenho certeza que você está sendo muito alimentada.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigada!!agradeco a Deus pela vida de vcs!!vcs sao uma bencao!!!to aprendendo muito com vcs!!que Deus continuei dando sabedoria!!e graca pra vcs!!que ele abencoe vcs sempre!!todos os pósteres que vcs escrevem sao uma bencao!!!tem me ajudado bastante!!bjs!!😘👏🙏👏🙏

      Excluir
    3. Olá, Patrícia!

      É uma grande alegria pra nós ler suas palavras gentis e encorajadoras. Agradecemos pelo carinho e as preces em nosso favor.

      Deus te abençoe. Um abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.