Enxergando o invisível


Existe uma realidade que está além do que os nossos olhos conseguem enxergar, mas infelizmente nossos olhos são tendenciosos a serem fixados apenas naquilo que está diante de nós, no que é visível e aparente. Observe como tens gastado a sua vida, quais tem sido as suas prioridades, em que tens investido seu tempo e quais tem sido suas maiores preocupações ultimamente... poderias parar um pouco a leitura só pra refletir nisso, querida irmã?

As vezes precisamos freiar um pouco em meio ao frenesi que vivemos para meditarmos nos propósitos de nossa existência e buscarmos entender se estamos prosseguindo no caminho certo.

Não raramente a conclusão que chegamos com essa reflexão é que pouca atenção, importância, tempo e preocupação temos dado às coisas que não se vêem; naquilo que é espiritual, invisível e eterno. E é por focarmos na realidade visível que pensamos que a nossa vida é um progresso que depende de nós, de nossa busca e esforços por reconhecimento, bem-estar e sucesso. Por atentarmos para o que é aparente que nos chateamos tanto com pessoas, sem considerarmos que o nosso Senhor nos chamou para sermos como Ele, compassivas e misericordiosas. É por nos ocuparmos tanto com as coisas desse mundo que fazemos planos como se sempre fôssemos viver aqui, como se a outra realidade fosse tão distante que quando tivermos tempo pensaremos e nos dedicaremos a ela.

"Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." (II Co 4:18)

Querida leitora, não atente apenas para o que é aparente, o Senhor tem elevados e melhores anseios para você. Ele nos convida a olharmos para o que não se vê, para isto precisamos estar com os "olhos espirituais" abertos. Não se preocupe sobremaneira se não conseguires a desejada bonificação ou reconhecimento em sua empresa, você é herdeira e cidadã dos céus. Não fique magoada se o teu trabalho na obra de Deus for criticado ou desmerecido; é a Cristo, o Senhor que você tem servido, não aos homens. Não se deprima se tudo parece dar errado em sua vida, se as coisas tem sido difíceis ou se parecem regredir, traga à memória que tudo isso vai passar - inclusive tuas lágrimas e sofrimentos - um dia estaremos para sempre com o nosso Salvador.

Tenho pedido ao Senhor que me auxilie nesta busca por focar no invisível, não concentrando a minha vida no que é aparente, mas eterno. Te convido a se juntar comigo e juntas batalharmos em prol dessa busca; pois o que se vê é transitório, mas o que não se pode ver, isso sim vale a pena por ser eterno.

Atentar para as coisas que se não vêem também nos faz crer piamente em tudo o que o Senhor disse ainda que não consigamos enxergar evidências no hoje. Simplesmente porque Ele disse. O Senhor é fiel para cumprir tudo o que prometeu, Ele não é homem para que minta em qualquer coisa. Com isso deduzimos que tudo o que está escrito em sua Palavra é verdadeiro e digno de total confiança. Se nossos olhos estão no invisível, obedeceremos Sua Palavra como se a nossa vida estivesse ali, porque de fato ela está. O problema é que nem sempre conseguimos enxergar essa realidade. Nossos olhos espirituais por vezes se encontram obscurecidos, concentrados nas coisas deste mundo, cegos para o entendimento espiritual.

"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas." (Cl 3:1-2)

 Quando concentrarmos nossa mente nas coisas do alto não nos desesperaremos quando as coisas parecerem não fazer sentido aqui. Não murmuraremos contra Deus por não nos dar tudo o que queríamos, por entender que em sua graça Ele já nos providenciou tudo o que precisamos, mesmo sem merecermos. Não andaremos preocupadas de um lado para o outro com aquilo que foge de nosso controle. Descansaremos ainda que seja referente às nossas próprias necessidades humanas. O Senhor Jesus já nos alertou sobre isso:

"Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas." (Mt 6:31-32)

Ele sabe de tudo o que precisamos, antes de O falarmos. Logo, não preciso me preocupar sobremaneira por qualquer coisa, por entender que o meu Pai celestial cuida de mim como também cuida dos pardais que estão nos céus e dos lírios que estão nos campos. Ele já sabe, e providenciará a Seu tempo o suprimento das minhas necessidades, mas as vezes Ele quer que eu entenda que a minha maior necessidade é Ele! Que tudo o que se vê vai passar, que não vale a pena gastar a minha vida com o que é aparente.

Enquanto não vivemos dessa forma, seremos semelhantes aos pagãos que não creem em Deus, eles não possuem um fundamento em que se apoiar e consequentemente vivem preocupados. Nós, porém, não devemos ser assim, pois temos um Pai que nos ama e que ao mesmo tempo é o Senhor de todas as coisas. A cada dia "vivemos por fé, e não pelo que vemos." (II Co 5:7)

Como está a sua fé hoje, querida irmã? É a fé que nos possibilita enxergar o que é invisível. 

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hb 11:1)

O nosso irmão Jó quando não encontrava nenhuma razão para o seu sofrimento exclamou: "Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25). Abraão quando não encontrou qualquer esperança para a promessa de Deus se cumprir em sua vida, creu contra a esperança, "sendo fortificado na fé, dando glória a Deus." (Rm 4:20). Moisés por visar o invisível não aceitou as recompensas da terra, antes escolheu ser afligido com o povo de Deus, não os tesouros do Egito (Hb 11:24-25). Todos esses homens e vários outros morreram, mas são contados como exemplo para nós, como heróis em seus tempos, pois foram capazes de enxergar o invisível e de acreditar no inexplicável. Todos venceram por se apoiarem em Deus e não em si mesmos, por visualizarem o que humanamente falando ninguém via, mas que o Senhor dava certeza de que era o mais real que havia. E eles desenvolveram sua fé!

Que a cada dia o nosso anseio e oração seja: "Senhor, aumenta a minha fé. Sei que tenho sido falha por atentar para o que é aparente e por me esquecer que a minha vida e identidade se encontram inteiramente em Ti. Mas apesar de ser tão falha e limitada, quero me esforçar outra vez e quantas vezes forem necessárias, até que o Senhor seja tão real em minha vida que eu seja capaz de ver o que é invisível e de acreditar no que nem sempre faz sentido em minha mente. Me ajuda diariamente nisso. Que o Senhor seja o maior engrandecido nesta busca. Amém!"

Juntas na busca do foco no invisível,


Thayse Fernandes

3 comentários:

  1. Que mensagem maravilhosa! Deus abençoe a todas vcs, tem um tempinho que descobri esse blog, e desde então espero todas as segundas pelas mensagens que são postadas aqui. Que bênçãos se derramem na vida de cada uma de nós🙏

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.