Satisfeitas com o presente


Desde muito novas somos incentivadas a imaginar o futuro e viver baseando-nos em esforços para atingi-lo. Ao nutrir essa expectativa em demasiado, nos esquecemos de vivenciar o tempo presente e encontrar dádivas nele. Muitas vezes enxergamos o nosso cotidiano, a nossa rotina como um fardo, um empecilho, um obstáculo que está entre nós e o tão almejado futuro. Diante disso, não costumamos ser gratas por tudo o que o nosso Pai Bondoso nos dá hoje. A vontade do nosso Deus não é que sejamos ansiosas e ingratas, pelo contrário, Ele quer que aprendamos a viver contentes, ou seja, sabendo que tudo o que vivenciamos agora é suficiente para nós e que o Senhor tem o controle de tudo. 

Se formos responder um questionário simples perguntando se estamos satisfeitas com o que nos é dado no presente, talvez a nossa resposta seja um grande e sonoro “não”. Isso se explica porque sempre queremos mais, estamos sempre com os nossos olhos fixos naquilo que o futuro pode nos proporcionar. Planejar e até mesmo esperar pelo futuro com esperança de conquistar coisas melhores não é algo pecaminoso. Contudo, negligenciar o hoje como sendo algo sem importância o é, pois o tempo presente é um dom de Deus para cada uma de nós. Então, se negligenciamos as  vivências e experiências que estão acontecendo em nossa vida, estamos renunciando deliberadamente o que Deus está nos dando de maneira graciosa. 

Podemos ser tentadas a argumentar: “Mas, são muitas coisas ruins que estão acontecendo agora em minha vida.” “Já fazem tantos anos que sonho com tal coisa e ainda nem sinal disso.” “Estou enfrentando muitas dificuldades agora, só queria que tudo isso acabasse.” Devido ao sofrimento que muitas de nós enfrentamos no presente, concentramos a nossa energia para tentar ir a um lugar seguro, onde todas as dificuldade somem e nós conseguimos respirar aliviadas. Por algum motivo entendemos, mesmo que temporariamente, que este lugar não está aqui, no agora. Mas Deus é este Lugar. Ele também está no agora.

O apóstolo Paulo nos ensina a viver satisfeitas com o que está ocorrendo em nossa vida. Em Filipenses 4, ele afirma que se adapta ou aprende a viver em qualquer situação em que esteja passando, seja a necessidade ou a fartura, seja bem alimentado ou com fome. O apóstolo explica que pode todas estas coisas naquele que o fortalece. Este Paulo é o mesmo que em versículos anteriores admoesta os crentes a não viverem ansiosos, mas sim, a entregarem todas as coisas a Deus através de orações, súplicas e ações de graças. Ademais, ele ainda assegura que a paz de Cristo que ultrapassa qualquer entendimento guardará a mente do cristão que assim procede.

O Senhor Deus nos chama para apreciarmos o presente. Ele nos dá o hoje para sermos gratas, independente daquilo que estamos passando. O presente não é apenas o tempo que nos separa do futuro, mas é o momento em que nós andamos com Deus e aprendemos sobre Ele. Nós devemos reconhecer o nosso Pai nos nossos dias, e enxergá-Lo nos guiando e nos mostrando como viver. Regozijemo-nos no Senhor agora, não espere os próximos anos para glorificá-Lo e se alegrar Nele. Mesmo em meio ao caos que pode estar o seu momento atual, tenha contentamento, pois Deus é suficiente. Apesar de todas as dificuldades, aflições e incertezas acerca do porvir, compreenda que o Senhor é o Deus do presente e do futuro, Ele conhece todos os nossos dias e por isso podemos confiar no que Ele tem para nós. Sejamos satisfeitas com o nosso presente!


Hellen Juliane

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.