O dono do tempo


Comumente, todo final de ano fazemos uma lista de resoluções para o ano vindouro. O coração pulsa mais avidamente por mais um ano que se inicia e com ele novos projetos. Para aqueles que idealizam uma viagem: eis que o novo ano promete a concretização da “viagem dos sonhos”, para o concurseiro: o tão sonhado cargo público, para o casal de namorados: a mais bela cerimônia de casamento. Enfim, planejamos, sonhamos e idealizamos com todas essas metas e esperamos o grande momento de sua materialização. Entretanto, o que aconteceria se a cada ano que começasse e finalizasse nenhum dos nossos objetivos fossem realizados? Continuaríamos focados nas mesmas metas? Continuaríamos crendo que o Senhor é o dono do tempo e por isso esperaríamos nele com fé para a realização de nossos projetos?

Em primeira análise, é imprescindível que para responder às perguntas supramencionadas devemos ter em mente que o Senhor é o dono do tempo, pois, “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1), assim, compreendemos que para cada oportunidade de contentamento e de lutas Deus ordena o seu próprio tempo em nossas vidas. Também devemos inferir que o Senhor não está obrigado a realizar nenhum de nossos sonhos, uma vez que Ele produz em nós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade (Filipenses 2:13). Dessa maneira, ao aceitar que o Senhor é o dono do tempo, percebemos que os esforços humanos não oferecem esperança ou significado.

O Dono do tempo rege nossas vidas e Ele sabe o que é o melhor para nós. Confiar em suas palavras é ter um coração grato e cheio de esperança que um dia, se for para nosso bem, esse sonho virá! Guarde na mente e enraíze em seu coração que o mais maravilhoso presente nos foi dado, que é a Salvação em Cristo Jesus. O restante o Senhor supre com sua presença acalentadora. Isto posto, trago três reflexões para confiarmos nossos projetos ao Dono do tempo. São elas:

Coração confiante em Deus

Um coração confiante em Deus significa que sua alegria não está na materialização de qualquer um de seus objetivos, mas sim em desfrutar de um relacionamento íntimo com o seu Criador. Adore ao Senhor pelo que Ele é e não pelo que Ele pode fazer! “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Provérbios 3:5)

O Senhor não é obrigado a realizar qualquer projeto nosso

Traçar as metas para o próximo ano é de fundamental importância. A própria palavra de Deus assevera que devemos apresentar nossos planos ao Senhor para que eles dêem certo (Provérbios 16.3). Casar, viajar, emprego público, gerar filhos, construir uma família, nenhum desses sonhos constitui objeto ilícito, pelo contrário, todos esses sonhos estão na mente humana e produzem grande alegria em toda sociedade. Entretanto, por mais belo e sublime que seja teus sonhos, compreenda que o Senhor não é mordomo para te atender toda vez que você tocar na campainha da oração! Deus é o dono do tempo e sabe quando será o tempo predestinado para cada etapa de sua vida, sabe também o que é melhor para você nesse momento e te dará o melhor para hoje, então descanse nEle! Abarque em sua essência que o Senhor dará o que for melhor para você no tempo que Ele quiser. Portanto, viva de maneira a evitar o desespero de um sonho não realizado executando as tarefas da vida de acordo com o senso de oportunidade dado por Deus.

Vivendo sob a perspectiva do Dono do tempo

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” (Salmos 37:5)

Viver na perspectiva de Deus é andar por um caminho desconhecido, mas a cada passo dado Ele ilumina a estrada, e o que nos resta é confiar e descansar em sua belíssima trajetória para nossas vidas. Portanto, apresente teus sonhos, teus anseios ao Senhor, rasgue seu coração diante dEle e você contemplará a satisfação de que Ele tem sonhos maiores e melhores para sua vida! “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem reservado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2.9)

Depreende-se, portanto, que estamos no último mês de 2019 e podemos vislumbrar que muitos sonhos foram escritos nas agendas/diários ao longo desse ano, alguns foram realizados, outros não. Talvez alguém ache que seja tarde para elaborar mais um sonho para esse ano, outros acreditam que ainda há tempo. Mas nesse último mês eu quero te convidar a experimentar algo novo, e até mesmo ousado, convido-te para se deleitar nos sonhos do Dono do tempo, aquele que nos criou sabe qual é o melhor momento da realização e concretização dos Seus sonhos para nossas vidas. Então, busque-o de forma tão profunda e íntima que iremos desejar as coisas das quais precisaremos, e Ele as concederá no tempo certo.


Mysia Rebeca

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.