Quando a frustração bate à minha porta


Como seres pensantes, é de nossa natureza o planejar, estabelecer objetivos e nutrir expectativas em nossa trajetória. Apesar de todos os desafios que a vida nos acomete, sempre tentamos lutar por aquilo que acreditamos ser o melhor para nós, e nunca retroceder, mas ir adiante.

Todavia, uma vez ou outra haverão circunstâncias que limitarão nossa caminhada, nos fazendo perceber que a vida não é um sistema fechado dentro de uma caixa que podemos controlar com a nossa sabedoria. Mediante essas circunstâncias, pensamos: E agora? O que fazer? Como reagir quando a frustração bate em minha porta?

Podemos definir frustração como um sentimento negativo diante de expectativas não atendidas. Porém mais que isso, acompanhada à frustração vem a sensação de impotência e fracasso, que nos abala emocionalmente ao ponto de pensarmos até em desistirmos.

Ao analisarmos o que devemos fazer diante da frustração, vamos pensar sobre o que não devemos fazer, que são reações comuns à nossa natureza.

Primeiramente, cabe a nós não ficarmos nos lamentando quando as coisas não acontecerem do nosso jeito, nem ficarmos procurando culpados. Não podemos mudar a realidade, mas precisamos aceitá-la e buscar olhar pra frente. É comum indagarmos em nosso coração: "se eu pudesse voltar atrás faria tudo diferente", mas como diz um famoso dito, “de nada adianta chorar pelo leite derramado”, nem ficarmos nos culpando e nos martirizando com o que aconteceu. Passou!

A pergunta que vem à nossa mente é: mas porque? Nem sempre teremos todas as respostas que procuramos, se contente com isso! Jó foi um homem que diante de sua dor fez inúmeras perguntas a Deus, mas quantas delas Ele respondeu? Nenhuma. Ele apenas o fez entender que como Senhor governa todas as coisas e que isso bastava para o entendimento de Jó.

A sua história está sob o controle soberano do Senhor, logo, se acalme e se lance sobre os Seus ternos cuidados. Aprenda a recomeçar a partir de onde estás e olhar sempre adiante, não ficando presa ao passado, remoendo pelo que já passou. Ei, Deus não perdeu o controle da sua vida! Embora pareça que está tudo cinzento, Ele ainda é o Senhor do Universo, que pode pintar beleza e trazer cor onde só enxergas escuridão. Precisas confiar Nele!

Entendo que a frustração não me define como pessoa, Cristo me define. Que o fato de ter dado errado uma vez não significa que nunca dê certo, e que não é porque errei hoje que eu seja uma fracassada.

Precisamos olhar para as frustrações com outra ótica, procurando entender o que elas têm a nos ensinar e não a nos determos nelas. Diante de um momento sombrio onde seus sentimentos quiserem gritar à sua alma e te imobilizar, pergunte: O que Deus quer me ensinar com isso? Qual lição posso tirar? Peça que o Senhor fale à sua alma e a console, Ele é Mestre por excelência e sempre terá algo para trazer luz ao seu coração.

Muitas vezes as frustrações virão para nos amadurecer e nos tornar mais fortes. Imagina só se tudo em nossa vida fosse só facilidades e coisas boas, nunca aprenderíamos a lidar com adversidades, como uma criança que não consegue se desenvolver, nunca estaríamos prontas para a vida.

Outra reação comum de pessoas frustradas é o isolamento. Tendemos a nos afastar das pessoas e das circunstâncias com medo de nos expor e até de sermos feridas de novo. Já fomos tão decepcionadas que preferimos a solidão do que ir em busca de ajuda. Contudo, é nessas horas que precisamos de pessoas que nos apóiem. Todo mundo em dada situação de sua vida precisa de alguém. Isso nos dá o conforto de que hoje possa ser eu quem esteja precisando, mas que amanhã poderei ser uma ponte na vida de outra pessoa, repassando a mesma consolação que recebi no momento que precisei (II Co 1:3-4).

"Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (I Ts 5:17)

Outra lição que precisamos aprender é que independente se as coisas não acontecerem do meu jeito, preciso ser grata! Não murmurando nem maldizendo pelo o que deu errado, a vontade de Deus é que eu tenha um coração grato, em todas as circunstâncias.

Acima de tudo, preciso entender isso: que tudo está cooperando para o meu bem, até aquilo que é consequência da minha vulnerabilidade de confiar demais nas coisas e nas pessoas, mais do que em Deus. Meu problema é que coloco tanta expectativa nessa vida que me esqueço da minha identidade, por isso que me decepciono tanto. Se entregasse tudo a Ele como de fato preciso não sofreria como sofro quando a frustração bate à minha porta. Se eu descansasse em Sua soberania e sabedoria entenderia que tudo de fato está cooperando para o meu bem, e que o mundo não gira em torno dos meus desejos, mas da Sua glória. Que o que fugiu dos meus planos não fugiu do plano Dele, de me moldar e desenvolver em mim o Seu caráter. Tudo está me lembrando outra vez que minha pátria está nos céus e que é para lá que devo continuar seguindo, não importa quantas frustrações venham no caminho até lá. Mas, estou aprendendo, estou amadurecendo, e estou  caminhando sempre. Louvado seja Ele por isso!


Thayse Fernandes

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.