Alegre-se na bondade do Senhor


Quem vive no meio urbano e não depende diretamente do alimento que colhe para se sustentar, talvez esqueça frequentemente da importância das chuvas. Por outro lado, quem vive em função de atividades agrícolas e pecuárias aguarda ansiosamente cada gota de água da época chuvosa.

O salmo 65 evoca figuras relacionadas às atividades supracitadas. Embora seja considerado um salmo de gratidão utilizado em festa de colheita, é possível que tenha sido escrito como salmo nacional de ação de graças, usado durante a primavera, após períodos de fome, estiagem e demora das chuvas (considerado punição de Deus pelo pecado).

Uma rápida divisão nos permite observar que os versículos 1-4 expressam a alegria pelo perdão e as bênçãos do Deus tão próximo: “Como são felizes aqueles que escolhes e trazes a ti” (v.4). Nos versículos 5-8 Deus é exaltado como Criador e Salvador, como aquele que age na história e na natureza. Ele é a esperança de toda a terra, que acalma as ondas e as nações. A parte final (9-13) assemelha-se a uma verdadeira “pintura escrita”. Deslumbramos uma imagem vívida do Deus que cuida da terra e transborda os riachos. Ele ordena a colheita e por onde passa faz brotar fartura:

Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces. Os riachos de Deus transbordam para que nunca falte o trigo, pois assim ordenaste. Encharcas os seus sulcos e aplainas os seus torrões; tu a amoleces com chuvas e abençoas as suas colheitas. Coroas o ano com a tua bondade, e por onde passas emana fartura; fartura vertem as pastagens do deserto, e as colinas se vestem de alegria. Os campos se revestem de rebanhos e os vales se cobrem de trigo; eles exultam e cantam de alegria! (Sl 9-13)

Esta imagem nos maravilha! Esperamos ansiosamente pelas chuvas em nossos campos, olhando da janela cada estação passar. Às vezes pode ser um processo demorado e desgastante, em alguns momentos nosso coração se assemelha aos solos secos e sem vida que avistamos.

Contudo, o Deus redentor ouve a oração de seu povo e nos leva para perto de si por sua graça. Aquele que é a esperança de todos os povos, o criador que firmou os montes também acalma as nações e os mares, é ele quem acalenta nosso espírito.

Do nascente ao poente o Senhor desperta canções de alegria, declara o salmista. Se as colinas e os campos cantam, se a criação exulta, cantemos juntas num só coro àquele que a despeito de qualquer estação nos sustenta coroando o ano com a sua bondade. Assim, como expresso pelo salmista, que o nosso coração alegre-se continuamente naquele que nos criou, redimiu e nos sustém.

Juliany Correia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.