Deus: O Único Sentido

08:39

Talvez em algum momento da sua vida você já ouviu a seguinte frase: “É você quem dá sentido a sua vida.”, ou “Procure o sentido de sua vida!”. Em nossos dias, essa frase soa mais como um imperativo, uma ordem. Em todos os lugares da nossa sociedade atual, enxerga-se pessoas frenéticas procurando algo que as preencha. Uma mínima coisa que as deixem felizes ou que faça com que elas sintam que são importantes. Algo que faz sentido. Vamos à lista: trabalho, família, bens materiais, intelectualidade/estudos, festas, viagens, dinheiro (muito dinheiro), etc. Geralmente, há uma tendência em nós em renunciar o Criador como o Sentido de todas as coisas e apressadamente corremos até as coisas criadas, como se estas tivessem o poder de nos encher completamente com o mais puro gozo. Concluímos rapidamente em nossa mente humana que podemos ditar aquilo que faz ou deixa de fazer sentido para nós. Nos sentimos, portanto, poderosas, pois alguém em algum lugar contou-nos que podemos ordenar que as coisas façam sentido: “Querido trabalho, faça sentido em minha vida!” Contudo, se escolhemos aquilo que o nosso coração indica como o verdadeiro sentido, e se a nossa escolha não for Deus, estamos erradas. E, se não nos arrependermos, se não olharmos para dentro de nós e pregarmos a nós mesmas que precisamos do verdadeiro sentido - o único sentido - nós iremos sucumbir.

“Nada faz sentido”, ecoou o Sábio em Eclesiastes. A Bíblia nos conta que durante a sua vida, ele teve a oportunidade de provar todas as coisas que desejou, riquezas, mulheres, reinos, prazeres. Tudo isso ele possuiu e viu que não havia nada novo debaixo do céu e que tudo volta ao esquecimento. O Sábio contemplou como as coisas podem ser vis, sem utilidade, pois, elas não conseguem por si mesmas conceder sentido, elas são apenas coisas criadas. Ademais, o ser humano também é criatura, além de ser extremamente frágil e dependente, a sua existência logo passará, porquanto os seus dias na terra são breves; contudo, ainda assim, acredita piamente que consegue conceder sentido àquilo que vê.

Apesar de vivermos em um mundo que nos diz que temos poder o suficiente para dar sentido ao que desejarmos, mesmo ouvindo gritos ensurdecedores de que simples coisas criadas podem oferecer o pleno sentido, nós, mulheres alcançadas pela graça divina e que conhecemos o Único Sentido, devemos compreender com o nosso coração que todas as coisas longe de Deus são inúteis. Foi isso que o Sábio, enfim, compreendeu com a sua análise: nada faz sentido se Deus não for o sentido primeiro e último na vida de alguém. 

“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.” Eclesiastes 12:13.

A Palavra de Deus nos comunica e o Espírito Santo nos ilumina graciosamente quem é o nosso sentido. Ele é único, então, não haverá outras possibilidades. O seu trabalho lhe deixa feliz e lhe traz sentido, porque, na verdade, Deus é quem está te proporcionando-o. A sua família, os seus estudos, a sua alegria, as suas posses, tudo isso te deixa feliz e te traz sentido, porque você já encontrou o Único Sentido. O nosso Deus traz sentido a nossa vida e abençoa o que possuímos. Encontramos felicidade naquilo que fazemos e temos devido ao Deus que nos encontrou um dia. Então, se não silenciamos a voz do mundo que nos diz a todo momento que nós mesmas podemos ditar o que nos traz sentido de vida e se realmente acreditarmos que coisas criadas - inclusive nós mesmas - podem ocupar o lugar do Criador, estamos em idolatria. Que Deus consuma o nosso coração com a sua verdade e que sejamos gratas a Ele, pois além de ser o nosso Único Sentido, o Senhor também abençoa as obras de nossas mãos e nos dá plena alegria. Isso é suficiente para nós.


Hellen Juliane

Um comentário:

  1. ótima referencia de bíblia feminina, dicas de qualidade, obrigada mesmo pelo conteúdo compartilhado, excelente!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.