Vida cristã: perdão, abnegação e gratidão


Com a chegada de um novo ano nasce um sentimento de júbilo com a empolgação de novas perspectivas para almejar novos desafios. Porém, ainda há um sentimento de frustração, há algo obscuro que nos impede de descansar e acreditar nos desígnios de Deus. Será que tal obscuridade é por causa da falta de confiança nos propósitos de Deus para nossas vidas? Será que esse sentimento de frustração é ocasionado pela falta de perdão ou pelo orgulho ferido? Será que na lista de resoluções para este ano colocamos em primeiro lugar a gratidão?

Queridas irmãs, a vida cristã começa com Deus, pois quando contemplamos o Senhor vislumbramos o perdão, a abnegação e a gratidão. No início de sua obra, Institutas da religião cristã, João Calvino assevera que o verdadeiro conhecimento começa com Deus e quem não o conhece é escravo da ignorância. A verdade e a vida caminham juntas. Se você crê na verdade de Deus, então você recebe a vida de Deus que proporciona uma mudança de mente e confiança em Cristo, incluindo seus valores, suas metas e seus conceitos.

Nesta linha de pensamento, destaco três atitudes que são de grande importância para a vida cristã: o perdão, a abnegação e a gratidão.

1. O Perdão

“Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei” (Colossenses 3. 13).

Comece o ano perdoando. Perdoe-se e perdoe aos outros, pois o Senhor nos forneceu o padrão de redenção por meio da obra maravilhosa de Cristo. Que neste ano seu objetivo seja uma vida leve e receptiva para o perdão. Sempre costumo dizer aos meus amigos que há duas palavras que devemos falar com mais frequência em nossas vidas, são elas: perdão e obrigada. Se no decorrer de nossas vidas falarmos perdão com mais constância, no final de nossas vidas terrenas só restará uma palavra: obrigada! Portanto, no decurso de nossas vidas estamos fadados a errar uns com os outros, mas que o elo em nossos relacionamentos seja o modelo de redenção deixado por Cristo, que é o perdão!  

2. A abnegação

“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20.24)

O apóstolo Paulo foi um grande exemplo de abnegação que a Bíblia relata. O amado servo de Deus não tinha sua vida por preciosa, ele não se importava com seus sonhos e projetos, porque ansiava fazer a vontade de Deus. Que você possa traçar novas metas e que elas estejam voltadas para desbravar caminhos altruístas e abnegados. Ouse grandes coisas para o Senhor, sirva-o de todo coração e aventure-se em algo extraordinário que o Senhor te chamou. Tenha, portanto, um novo estilo de vida, o qual consiste em aprender mais de Cristo e imitá-lo através de um estreito relacionamento com Ele.

3. A gratidão

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:18).

No versículo supracitado, o apóstolo Paulo aparece encorajando os tessalonicenses a viverem vidas caracterizadas pela alegria e pela ação de graças. Dessa forma, devemos ser gratas pela vida que o Senhor nos deu, mesmo que em determinadas circunstâncias seja difícil para o nosso coração pecaminoso expressar gratidão.  Às vezes a tristeza e o lamento podem ser inevitáveis (Salmos 28; 38; 40; 88; 130), contudo, nossa gratidão deve ser por tudo que é consistente com a amorosa paternidade de Deus e com a revelação de si mesmo que nos concedeu em Jesus Cristo. Que neste ano suas metas, sonhos e projetos expressem o perdão, abnegação e a gratidão.   


Mysia Rebeca

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.