Quando sobrevém o dia mau


“Você teve um dia ruim uma vez, não é? Eu sei como é. A gente tem um dia ruim e tudo muda.” Quem falou tais palavras foi o Coringa em Batman A Piada Mortal. Ao ler isto, me pus a pensar sobre o que fazemos e pensamos quando o dia ruim - ou o dia mau - nos encontra. Coringa claramente não fez bom uso das adversidades. Seus comportamentos e seus pensamentos são de uma pessoa que não mais acredita que a vida tem sentido. Com isso, essa grande personagem dos quadrinhos acabou ferindo aos outros e a si mesma. Sabemos que o dia mau chega em nossas vidas e em alguns casos sem ao menos nos enviar um lembrete de que ele existe e faz parte de nossos dias. Em diversos momentos, estamos envolvidas com a rotina. Acordamos, vamos para a escola, universidade ou trabalhar. Algumas de nós levantam cedo e organizam os seus lares, cuidam dos seus filhos e dos maridos. Contudo, em um piscar de olhos algo não sai como o planejado e nos afeta negativamente, trazendo tristeza, lágrimas, dor, sofrimento. 

Como mulheres salvas em Cristo Jesus, nós sabemos que lutas diárias fazem parte da nossa vida terrena. Porém, a verdade que nos acalenta é que o nosso Redentor venceu o mundo (João 16:33) para transformar o nosso corpo corruptível em incorruptível (1 Coríntios 15:53-54) naquele Grande Dia. Sendo assim, nós não mais provaremos da angústia, da dor e o dia mau ficará no passado, porquanto, “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21:4). Creio que todas nós já provamos e sentimos na pele que o dia mau realmente nos acomete durante a nossa vida. No entanto, como costumamos reagir ao dia mau? Quais são os nossos comportamentos e pensamentos quando ele nos sobrevém?

Uma personagem bíblica que passou por muitos sofrimentos foi o rei Davi. Quando mais jovem foi humilhado pelo seu irmão Eliabe por assegurar que lutaria por Israel contra o filisteu Golias (1 Samuel 17:28). Também, fugiu do rei Saul para não ser morto (1 Samuel 19, 21, 22, 23, 24, 26). Perdeu um filho por consequência de seu pecado contra Deus (2 Samuel 12:13-19). O seu lar provou do gosto amargo da desordem causado pelo distanciamento de Deus. Os seus filhos se envolveram em inúmeros desastres, Absalão matou Amnom, o seu irmão, porquanto, este último estuprou a Tamar, sua irmã (2 Samuel 13). E ainda, Absalão contendeu com o próprio pai por conta dos ofícios do reino (2 Samuel 15-19). Essas e outras dores foram sentidas por Davi durante toda a sua vida. Contudo, o que aprendemos é que independente do que ele passou e da grande calamidade que o acarretou e o surpreendeu, ele sempre buscou o Senhor mesmo vivenciando o dia mau.

Podemos observar a conduta de Davi no livro dos Salmos quando ele em oração e por meio de cânticos elevava a sua alma ao Senhor e mesmo no dia mau, ele encontrava repouso em meio a aflição. No Salmo 142 enxergamos quais foram os comportamentos do homem segundo o coração de Deus ao ser demasiadamente afligido. Neste Salmo, Davi estava fugindo do rei Saul e via a sua vida estar por um triz. Convido você a ler todo o Salmo que apenas tem 7 versos. Percebemos que o servo de Deus em questão procurou o seu Senhor em oração, isto é, mesmo estando em forte sofrimento, Davi buscou a Deus por meio da oração e elevou um clamor a Ele:

“Em alta voz clamo ao Senhor, elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia. Derramo diante dele  o meu lamento; a ele apresento a minha angústia” (Salmos 142:1-2).

Davi sabia que a oração não é restrita apenas para aqueles dias em que tudo vai bem, pelo contrário, a oração deve fazer parte da vida do crente, deve acompanhá-lo em todos os momentos. Nós podemos adorar por meio dela, como também oferecer ações de graças, fazer petições e suplicar. Portanto, como filhas de Deus, nos é permitido ir até Ele em nome de Cristo e clamar quando estivermos enfrentando as calamidades que esta vida nos reserva. Ao clamar ao Senhor Deus, Davi rasgava o coração diante Dele e com o coração sincero falava acerca de suas dores, de suas queixas e tudo aquilo que tirava o seu sossego:

“Quando o meu espírito desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir. Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim. Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida” (Salmos 142: 3-4).

Além da sinceridade do clamor feito por Davi, ele reconhecia que Deus continuava infalível, inefável e imutável. O Senhor continuou sendo quem é e continuou sendo Deus Emanuel que não desampara os seus servos em nenhuma situação, não importa qual seja ela. Sabendo dessas verdades, Davi O adorou e de seus lábios saíram palavras de amor, reconhecendo o Ser de Deus. Podemos enxergar tais verdades através das palavras de Davi na primeira parte do verso 3 e também no verso a seguir:

“Clamo a ti, Senhor, e digo: Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes.” (Salmos 142:5).

Por último, Davi fez petições ao seu Deus e lhe rendeu graças. Ele sabia que apenas o Senhor poderia lhe dar escape de todas aquelas situações ameaçadoras e o consolo necessário. E, por entender assim, Davi pediu confiantemente e mostrou um coração grato perante o Senhor.

“Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu. Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo" (Salmos 142:6-7).

Vejamos os comportamentos de Davi em meio ao dia mau. Pensemos por um momento sobre os nossos. Muitas vezes ficamos tão amedrontadas que não nos dirigimos até o Senhor, nosso Pai. Outras inúmeras vezes oramos sem confiança. Pouquíssimas vezes oramos a Deus oferecendo ações de graças enquanto ainda o sofrimento está presente em nossa vida. Somos por demais mutáveis e, infelizmente, às vezes só basta um “dia ruim” para que o nosso coração se acovarde, se esfrie, e se endureça. Mas, em Cristo devemos pedir um coração que permaneça com Ele nos dias de angústia; um coração que não foge de sua presença. Peça um coração sincero, grato, confiante, que faz petições, pois reconhece a grandeza do Único que pode lhe atender. Peça todas estas coisas com a segurança de que Deus está com você todos os dias (Mateus 28:20), inclusive naqueles que parecem ser longos demais e sem esperança. No dia mau há esperança porque Ele está lá!

Hellen Juliane
__________________
OBS: Em nenhum momento foi a minha intenção afirmar que o sofrimento humano é banal. Pelo contrário, o dia mau e o sofrimento são reais. E, ambos provocam tristeza. Entristecer-se faz parte da vida. Contudo, nós crentes em Jesus entendemos que o sofrimento atual não se compara ao que iremos vivenciar em Deus por toda a Eternidade (2 Coríntios 4:17; Romanos 8:18).
___________________
Referência bibliográfica:
MOORE, Alan. Batman: a piada mortal. Barueri, SP: Panini Books, 2011.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.