A exuberante graça da Adoção: O Rei Criador é o teu Pai

00:28

Se quisermos, de fato, entender o que é um cristão, precisamos atentar para a realidade da doutrina da Adoção. Todos que estão em Cristo recebem o grande privilégio de se tornarem filhos de Deus (Gálatas 4. 4,5 / João 1.12), sendo a Paternidade Divina o que nos guia à maturidade da vida cristã.

Ser filho de Deus não é o status de todos os seres humanos, embora todos tenham sido criados por Deus e devam a vida a Ele, na Queda, quando os nossos primeiros pais se rebelaram contra o Grande Rei Criador, eles morreram espiritualmente, sendo assim, perderam a filiação espiritual. Isso afetou todos os seres humanos, que se tornaram alienados de Deus, podendo, deste modo, ser chamados de “filhos do Diabo” (João 8.44; I Jo. 3.10) e  “filhos da ira” (Efésios 2.3).

No Antigo Testamento, Deus se revelou com o nome YHWH, Seu nome da Aliança. J. I. Packer diz que:

“Por este nome, Deus se proclamou "o grande Eu Sou" — aquele que é completa e coerentemente ele mesmo. Ele é; e é por ele ser quem é que as demais coisas são o que são. Ele é a realidade por trás de toda a realidade, a causa fundamental de todas as causas e todos os acontecimentos. O nome proclamou-o auto-existente, soberano e completamente livre de constrangimento ou da dependência de qualquer coisa fora de si mesmo. Embora Yahweh seja seu nome aliancístico, tal nome comunica a Israel o que seu Deus era em si mesmo, e não o que seria em relação a eles. Era o nome oficial do Rei de Israel, e havia alguma coisa da reserva real sobre ele. Era um nome enigmático, previsto acima de tudo para despertar humildade e temor diante do mistério do Ser divino.”1 

Perceba que o Nome aliancístico comunicava quem Deus é em si mesmo, não o que ele seria em relação a Israel. Contudo, no Novo Testamento:

“Os cristãos... têm a Deus por Pai. Pai é o nome pelo qual o chamam. Pai agora é o nome da aliança — pois o pacto que o prende a seu povo permanece como uma aliança de família. Os cristãos são seus filhos e herdeiros.”1

As Escrituras ensinam que a filiação divina é um dom sobrenatural, nós recebemos por meio de Cristo:

“Vindo, porém, a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E porque sois filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” (Gálatas 4. 4-6)

Portanto, Deus trata como filhos todos aqueles que estão em Cristo:

“Quando Deus olha para nós, enxerga-nos como seus filhos porque vê seu Filho. O Senhor Jesus nos tem dado sua justiça e perfeição...”2

Quão afetuoso é o coração do Senhor Jesus, Ele nos chama de irmãos e nos autoriza a chamar o Seu Pai de nosso Pai (Hebreus 2.11; Mateus 6.9).

“Jesus disse-lhes ainda: Não me segures, pois ainda não voltei para o Pai. Mas vai a meus irmãos e dize-lhes que estou voltando para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” (João 20.17)

As escrituras nos falam também da grandeza do amor que o Pai tem por nós:

“Vede que grande amor o Pai nos tem concedido, o de sermos chamados filhos de Deus, o que realmente somos...” (I João 3.1a)

“...o próprio Pai vos ama, visto que me amastes e crestes que vim de Deus.” (João 16.27)

Sabemos que a Adoção tem sua origem no decreto eterno de Deus:

“Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.” (Efésios 1.4-6)

Deus quer que a vida dos cristãos seja o reflexo e a reprodução do relacionamento entre Ele e Jesus.1  Como um Pai bondoso e cheio de amor, o Senhor providenciou todos os meios necessários para o nosso amadurecimento. Nessa relação, somos alvo de grandes benefícios, como Sua proteção paterna, provisão e correção, mas acima de tudo, recebemos o imenso privilégio de ter acesso ao Pai, podemos nos relacionar intimamente com o Grande Eu Sou, o assombrosamente majestoso Senhor do Universo.

Algo também incrivelmente espantoso na Adoção divina, é que Deus nos faz seus herdeiros e co-herdeiros com Cristo (Romanos 8.17).Isso significa que tudo o que pertece a Cristo, Ele compartilha conosco. C. H. Spurgeon escreveu:

“Teríamos ficado satisfeitos, se Ele nos houvesse permitido comer as migalhas de sua generosidade embaixo da mesa de sua misericórdia. No entanto, Ele nada faz pela metade. Ele nos faz sentar ao seu lado e compartilhar o banquete. Se Jesus nos houvesse dado tão-somente uma pequena provisão vinda de seus tesouros reais, teríamos motivo suficiente para o amar por toda a eternidade. Não, o Senhor Jesus deseja que sua noiva seja tão rica quanto Ele mesmo.”3 

O famoso compositor inglês, Charles Wesley, escreveu em um de seus hinos:

“Jesus, e tudo nele, é meu”4

Isso é estarrecedor!!! Deus não está nos dando apenas tudo o que Ele tem, mas Ele mesmo! Ele nos faz herdeiros de Sua própria Pessoa. Se isso não te espanta, precisas rever o teu cristianismo.

“Se quiser julgar até que ponto uma pessoa entendeu o que é cristianismo, descubra que valor ela dá ao fato de ser filha de Deus e de ter a Deus por Pai. Se este pensamento não dominar e controlar suas orações, adoração e toda a sua atitude perante a vida, isso demonstra não ter entendido bem o cristianismo. Pois tudo o que Cristo ensinou — o que torna o Novo Testamento novo e melhor que o Antigo, tudo o que é distintamente cristão, em oposição ao judaísmo — está englobado no conhecimento da paternidade de Deus. "Pai" é o nome cristão para "Deus".1

Talvez não fiquemos tão impressionados como deveríamos, isso só mostra como perdemos o Evangelho de vista. Já passou da hora de reaprendermos o Evangelho e nos encantarmos com a doçura de suas graças, recebidas por meio de Cristo.

Ei, mulher! Tá pensando que ser filha de Deus é pouca coisa? Se você nunca se maravilhou com isso, não perca mais tempo, agora mesmo, onde quer que você esteja, podes se dirigir ao Deus Todo-Poderoso, Infinito, Sábio, Justo, Bondoso e chamá-lo de Pai. Adore o seu Pai e celebre o Seu amor por nós em Cristo!


Sonaly Soares
_____________
1J. I. Packer – O conhecimento de Deus
2Timothy Keller – Gálatas para você
3C. H. Spurgeon – Devocional Diário. Disponível no site Voltemos ao Evangelho: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2016/06/30-de-junho-devocional-diario-charles-spurgeon/
4Charles Wesley - And can it be that I should gain

3 comentários:

  1. Ah como eu estava ansiosa para ler o que as irmãs tinham redigido! Que grande mensagem, meu coração se encheu de alegria ❤ que Deus continue a usa-las poderosamente!

    ResponderExcluir
  2. Q palavra preciosa nesses dias de angústia. Sofro com transtorno de ansiedade e, ultimamente, mais ainda o Senhor tem falado ao meu coração. Mto obrigada por essa palavra tão edificante.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.