O Deus de Jacó está conosco: A certeza de sua presença em períodos de caos


“Poderoso de Israel, Você está ao nosso lado”, ouvi esta frase em uma música e logo me recordei do Salmo 46. Se você cresceu em uma igreja cristã assim como eu ou é convertida há um tempo considerável, já escutou alguém falando repetidas vezes que Deus está com você. Nos dias como os que estamos vivendo, a desesperança e a dor disputam constantemente com a fé para se tornarem estados naturais em nossa vida. Contudo, apesar dos nossos piores dias, Deus continua reinando soberanamente sobre todas as coisas, inclusive sobre nosso tempo atual. Em momentos de extrema angústia precisamos entender quem está conosco, quem é o Deus da nossa salvação. Diante dessa situação de pandemia que enfrentamos, que maltrata o nosso coração e nos desgasta em diversas áreas do nosso ser, convido você, mulher, para ser uma vez mais fortalecida e consolada pelas doces palavras contidas no Salmo 46.   

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.” (Salmos 46:1).

Imagine alguém que está correndo desesperado fugindo de uma terra que não oferece segurança, e não encontra um lugar em que seja refugiado, abrigado. Angustiante, não é? A ideia de refúgio e fortaleza nos faz imaginar lugares seguros e que nos trazem descanso e firmeza. Nestes, nos sentimos confortáveis. Não consigo visualizar refúgios e fortalezas sendo desconfortáveis para quem neles se abriga. Quando alguma coisa sai do controle, procuramos segurança, algo que nos traga paz na alma, que diminua o mal estar e que nos distancie dos nossos medos. Nós que somos crentes em Cristo encontramos em Deus este lugar seguro, esse refúgio e fortaleza. Deus é este Lugar. O Senhor firma os nossos pés em terrenos firmes. Ele traz a segurança e o apoio necessários a nós que andamos neste mundo como refugiados.

É extremamente amável a forma como as palavras do primeiro verso deste Salmo adentra e penetra o mais profundo de nossa alma. Além de ser refúgio e fortaleza para nós, o nosso Deus é presente. Sendo assim, Deus permanece ao nosso lado em todos os momentos. Nesse contexto, em especial, o Senhor demonstra o seu amor e a sua graça estando com o seu povo em momentos adversos que o assola. Deus assim se comporta em relação a nós porque é um Deus Pessoal e, por conseguinte, é Pai e mantém relacionamento conosco, as suas filhas. A presença de nosso Pai expulsa o medo que insiste em se apoderar de nosso fraco coração e nos mantém seguras mesmo em meio aos piores acontecimentos, como pode ser visto nos versos seguintes:

“Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.” (Salmos 46:2-3).

O cântico aqui nos mostra uma situação catastrófica. Tente vislumbrar todo o cenário que é descrito. Um caos enorme emerge em nossa mente. Montes sendo destruídos, mares agitados levando com a sua força grandiosa tudo o que há pela frente. No entanto, o Salmo destaca que mesmo se todas essas coisas ocorrerem; mesmo se a destruição nos atingir, nós não temeremos porquanto o Senhor conosco está. Ele oferece o descanso em meio ao caos  e revigora os nossos braços sem forças (Isaías 40:27-32). Tenhamos essa verdade firmemente em nosso coração: o Senhor permanece ao nosso lado e nos sustenta enquanto os nossos olhos veem catástrofes.

“Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem ao seu auxílio desde o romper da manhã. Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.” (Salmos 46:4-6).

Note que Deus traz a certeza de sua presença em Sião e que ela não será abalada por mais que esteja cercada do perigo. Ele mesmo a livrará e trará proteção contra o mal. Sabemos que nós somos abençoadas com esta mesma certeza. Através de Sião, o Senhor nos concedeu bênçãos sem fim. Regozijemos, pois, pelo real cuidado e livramento que o nosso Deus Pai nos dá. Ele não se ausenta e nem sai do controle do que ocorre neste mundo. Ele vem ao nosso socorro.

“O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até o confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo. “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra”. (Salmos 46:7-10).

“Castelo Forte é o nosso Deus”, bradou Lutero. Assim como o reformador, os israelitas louvaram alegremente o Deus da Aliança, o Senhor que provou que luta e vence as suas batalhas. Extasiados, eles conclamam para que todos vejam quem é esse Deus através de suas gloriosas obras. Ele está com o seu povo, mas as nações também estão sob o seu comando, tudo pertence a Ele (Colossenses 1). Ele livra os que são seus e também faz as guerras se findarem, Ele retira o poderio militar daqueles que esbravejam violência.

Mulheres, entendamos quem é o Deus que conversa conosco em nosso quarto. Ele tem o total poder sobre tudo o que há - Ele é Soberano. Foi isso o que Ele mesmo reiterou no verso 10. Ele é Deus, e não importa o que se sucede no mundo, sejam guerras ou períodos de paz, seja lamento ou festejo, seja pandemia ou plena cura, Deus será exaltado em todas as nações. Ele mostrará que possui o controle, independente do que pensamos saber acerca da vida e de como as coisas devem se encaminhar. Ele está acima de nós!

Por isso, cantemos com temor:

“Senhor dos Exércitos Você está conosco
Conosco no fogo
Conosco como um abrigo
Conosco na tempestade
Você vai nos levar
Através da mais feroz batalha
Oh, onde mais poderíamos ir
A não ser com o Senhor dos Exércitos.”

Hellen Juliane
____________________
Referência bibliográfica:
BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Editora Vida, 2012.
Castelo Forte. Projeto Sola. Disponível no link: https://www.letras.mus.br/projeto-sola/castelo-forte/
Psalm 46 (Lord of Hosts). Shane and Shane. Disponível no link: https://www.letras.mus.br/shane-and-shane/psalm-46-lord-of-hosts/traducao.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.