Ovelhas no aprisco



Imagine que muitas ovelhas se alimentavam tranquilamente em um vasto campo verde. Enquanto isso, o seu cuidador estava por perto observando o que havia em sua volta. Porém, de repente, alguns inimigos chegaram àquele campo e foram até às ovelhas, tomando-as do cuidador, ele fugiu amedrontado e as abandonou ali. Então, os inimigos fizeram o que quiseram com as pobres ovelhas, pois já não havia quem as protegesse. Com certeza, essa é uma história triste e acredito que você também ficou com pena das frágeis e desprotegidas ovelhinhas. Mas, o que eu quero lhe falar é que nós somos tão frágeis quanto essas ovelhas, contudo, não estamos desprotegidas, pelo contrário, temos uma constante proteção, pois não é meramente um cuidador quem está ao nosso lado, mas sim, o nosso Bom Pastor. Ele não nos abandona quando os inimigos nos cercam e querem nos arrancar de seu aprisco. Jesus, o nosso Pastor, permanece conosco independente dos perigos ao nosso redor (João 10:21).

 

Sem dúvidas, o Salmos 23 é um dos mais conhecidos por cristãos e não cristãos. Ele revela como se dá o cuidado de um pastor para com o seu rebanho. Ainda moço, Davi se baseou em seu cotidiano, em como diariamente protegia as suas ovelhinhas de diversos animais predadores para descrever o cuidado do nosso Deus em relação à nossa vida. Nesse texto, iremos juntas nos deleitar na verdade expressa nele: O Senhor é o nosso pastor.

 

Em todo o momento, Davi relata o cuidado carinhoso que o Senhor tem para com ele e como independente das dificuldades e necessidades da vida, o seu contentamento está no próprio Deus (v.1). O nosso Deus aqui se revela como um Pastor que possui extremo amor pelo seu rebanho bem como autoridade sobre ele. Javé guia o seu povo pelos caminhos de justiça e o faz descansar, até mesmo nos momentos de perigos reais “vale de trevas e morte”, pois Ele está presente nos dias mais escuros. O rebanho não possui motivos para temer, o seu Pastor o protege e o consola durante o sofrimento (v.3-5). O Senhor mantém comunhão com as suas ovelhas e as recebe como um bom anfitrião¹. Esse relacionamento não cessará, mas continuará por toda eternidade. Ele sempre será o Bom Pastor (v.5-6).

 

Minhas irmãs, nós fazemos parte do rebanho do Senhor Deus. Ele nos chamou e nós como suas ovelhas reconhecemos a sua voz e o seguimos. As belíssimas verdades contidas no Salmo 23 também se aplicam a nós. Que alegria! Temos um Bom Pastor, pertencemos a Ele e estamos seguras e bem guardadas em seu aprisco. Ninguém nos arrancará das mãos do nosso Deus. Estaremos com Ele para sempre.

 

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão”. (João 10:27,28).

 

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta”. (Salmos 23:1).

 

Extraímos diversas lições para a nossa vida através das palavras deste Salmo. Aqui, gostaria de expor três verdades. A primeira, Deus é o nosso Pastor. Ele é o nosso Líder, o nosso Rei. Nós pertencemos ao Senhor, por isso não teremos falta de coisa alguma. Em nosso relacionamento com o Pai possuímos a maior riqueza e a maior benção que poderíamos ter. Vivenciamos constantemente a graça de estar com o Deus Trino. Nada se compara a isso, mesmo que em vida não cheguemos a usufruir dos maiores e melhores bens, mesmo que experimentemos as tristezas e as dores características dessa terra, de nada teremos falta, pois a nossa suficiência é o nosso Aba. Não precisamos de nada além Dele. Encontramos e experimentamos o verdadeiro amor Nele. Que dádiva seria maior que esta? 

 

“Ao Senhor declaro: Tu és o meu Senhor, não tenho bem nenhum além de ti”. (Salmos 16:2)

 

“A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti”. (Salmo 73:25).

 

Segundo, Deus é presente, nos livra do mal e nos consola quando os problemas e o sofrimento nos afligem. Nesse mundo, provamos e provaremos a dor, não estamos imunes a isso. Quando a tristeza invade o nosso coração frágil e humano, as lágrimas caem com facilidade e a esperança mais parece uma palavra como outra qualquer no dicionário, ainda assim, o nosso Pai não se ausenta. O Bom Pastor está conosco nas noites frias, nos dias maus, nos momentos em que os predadores querem nos tirar do seu aprisco e nos atingir com maldade. A nossa vida está em segurança nas mãos do Deus Todo Poderoso, por isso Ele pode nos dar livramento e consolo. O Deus Consolador nos tranquiliza, nos faz repousar e restaura o nosso vigor. Não estamos só.

 

“O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens? O senhor está comigo; ele é o meu ajudador…”. (Salmos 118:6-7).

 

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. (Salmos 23:4).

 

Por último, manteremos com o Senhor uma comunhão eterna. Viveremos com Ele todos os dias de nossa vida, e permaneceremos para todo o sempre com o Pai. Que graça maravilhosa! Essa verdade enche os nossos dias de esperança e nos faz relembrar que há um porvir. Chegarão os dias em que desfrutaremos de um pleno relacionamento com Deus. Contudo, enquanto esse tempo ainda faz parte de um perfeito futuro, nós, como ovelhinhas, podemos provar da bondade, da fidelidade e da companhia de nosso Pastor.

 

“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver”. (Salmos 23:6).

 

Minhas irmãs, como o nosso Deus nos ama e nos mantém por perto. Quão agraciadas somos por tê-Lo. Fazemos parte de seu rebanho e estamos seguras em seu aprisco. Que o Senhor encha o nosso coração de amor e de gratidão por tamanho presente que ganhamos em Cristo. Oremos para que em dias nebulosos ou de extremo júbilo nos lembremos que temos um Bom Pastor e que, portanto, nada nos faltará no aqui e agora, nem no porvir. Deus é suficiente para sempre. Amém!

 

Hellen Juliane

____________________

Referência bibliográfica:

1 BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Editora Vida, 2012.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.