Responsabilidade no serviço

 


Quando pensamos na figura do herói, associamos diversas ideias a ele, como por exemplo, força,  missão, amor, luta, empatia, invencibilidade e até mesmo imortalidade. Ao ler Histórias em Quadrinhos ou assistir aos filmes de heróis, consigo enxergar todas essas características e me encanto com elas. Mas, também vislumbro outra característica intrínseca ao herói, a saber, responsabilidade. A responsabilidade está de certo modo relacionada às demais características aqui mencionadas.

 

Um herói muito conhecido devido ao seu senso de responsabilidade é o Homem Aranha. Se você conhece a história de Peter Parker, sabe que ainda na adolescência Peter foi picado por uma aranha, e por causa disso, os seus poderes foram sendo desenvolvidos e usados nas ruas de Nova York, bem como em diversos outros lugares neste grande Universo. Uma figura importante e decisiva na vida do jovem Parker foi tio Ben. Ele se tornou um ícone nas HQ’s e também nos filmes, pois é o autor da famosa frase “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Esse ensinamento acompanhou o teia de Aranha durante toda a sua trajetória.

 

A História em Quadrinhos “Homem-Aranha: História de vida” conta as principais aventuras vividas pelo herói e diversas situações experienciadas pelo próprio Peter. Neste quadrinho, pude acompanhar Peter Parker amadurecendo ao longo dos anos e percebi o quanto o senso de responsabilidade o acompanhou desde a juventude até a sua velhice. Já na primeira história, ainda nos anos 60, pouco depois de sofrer a picada da aranha, nota-se um jovem ainda inexperiente e com dúvida se deveria lutar na Guerra do Vietnã. A todo o momento, Parker se questiona sobre a responsabilidade que pesa em seus ombros devido aos super poderes que possui. Algumas décadas se passaram, e o senso de responsabilidade enviou Peter para longe de casa, longe de sua esposa, Mary Jane, para lutar juntamente com outros grandes heróis como Hulk, Thor e Capitão América, a fim de salvar o universo. Ainda na HQ, Parker já velho se torna líder da nova geração de heróis, e reconhece:

 

“... minha maior responsabilidade é ajudar essa geração, dar a eles tudo o que tenho, antes que eu--”.

 

Certa vez, o Capitão América se encontrou com o Homem-Aranha ainda no início de sua carreira e em uma breve conversa falou que responsabilidade também tem a ver com abnegação e sacrifício. E, podemos afirmar que foram exatamente essas as marcas do serviço e da vida do Peter. Ele entendeu muito bem a  sua responsabilidade na missão de salvar o mundo e as pessoas.

 

Quando penso sobre responsabilidade no serviço, além de lembrar dos heróis, lembro de Cristo. Ele reconheceu a responsabilidade em sua missão e viveu de acordo com ela. O nosso Senhor também nos ensinou como o nosso coração deve estar ancorado Nele, no amor, na misericórdia, na paciência, na bondade, na alegria, na hospitalidade, no perdão, bem como no senso de responsabilidade. Em Marcos 6:30-44, Cristo trabalhou no coração de seus discípulos com muitos ensinamentos. Poderíamos falar sobre vários deles, mas vamos nos deter ao despertamento do senso de responsabilidade.

 

Neste texto, uma multidão acompanhou Jesus e Ele a ensinava movido pela compaixão que havia em seu coração. O povo estava sedento por escutá-Lo e as horas se passaram. Os discípulos mais próximos de Cristo perceberam que já estava tarde e sugeriram ao Mestre que despedisse aquelas pessoas para que fossem comprar alimentos. Sabemos o desfecho dessa linda história. O nosso Deus realizou um grande milagre multiplicando os pães e os peixes ao ponto de todos ficarem satisfeitos. Mas, o que quero pontuar aqui é como o Senhor agiu em relação ao povo e aos seus discípulos.

 

Nesta ocasião, Cristo e os seus discípulos estavam em plena ação no serviço que Deus havia os colocado. Inúmeras pessoas estavam ali sendo alimentadas pelo o Pão que desceu do Céu. Grande era a responsabilidade de Jesus. No entanto, quando uma situação um tanto desafiadora surgiu, os companheiros do nosso Senhor preferiram despedir o povo e não se envolver com aquela demanda. Preferiram não se responsabilizar pelas vidas que ali estavam:

 

“Este é um lugar deserto, e já é tarde. Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer.” (Marcos 6:35-36)

 

Contudo, Cristo os ensinou uma lição maravilhosa e que deveriam guardar para sempre em seus corações. Responsabilizem-se. Façam vocês mesmos. Doem-se pelas pessoas, doem-se no serviço.

 

“Ele, porém, respondeu: Dêem-lhes vocês algo para comer.” (Marcos 6:37)

 

Ao ouvir tais palavras do Mestre, os discípulos de imediato perceberam que a responsabilidade sempre vem acompanhada de esforço, abnegação, sacrifício e uma pitada de mãos à obra. Mas, ainda não entenderam a profundidade do que é servir aos outros.

 

“Eles disseram: Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?” (Marcos 6:37)

 

Muitas outras lições estavam sendo dadas nessa história e os discípulos haveriam de entendê-las com o passar do tempo, com a dependência de Deus e a fé no que Ele poderia realizar. Mas, essa conversa entre o Mestre e os seus aprendizes revelou muito a respeito do coração de cada um deles. Podemos refletir através desses versos, que enquanto servas de Deus, teremos que agir, nos responsabilizar pelo que o Pai nos concedeu. Devemos arregaçar as mangas e fazer algo. Não podemos terceirizar a responsabilidade que a nós foi confiada e muito menos despedir a multidão. Também temos de entender que a responsabilidade no serviço sempre exige algo de nós, seja sacrifício, abnegação, trabalho, esforço, empatia, dentre tantas outras coisas. E, precisamos compreender em nosso coração que ser responsável naquilo que Deus nos colocou não significa que iremos trabalhar de maneira independente. Pelo contrário, Deus sempre será o nosso guia, sejamos sempre dependentes de suas orientações e de sua vontade soberana.

 

Mulheres, que o Senhor nos ensine a sermos responsáveis no serviço que Ele colocou em nossas mãos. Que aprendamos com Ele, o nosso maior Exemplo, a sermos empáticas, amáveis e prontas para agir. Oremos para que não fujamos da responsabilidade que há sobre nós. Façamos o nosso serviço para a glória de Deus e sigamos todas as orientações do nosso Guia. Que possamos dizer em alto e bom som, semelhantemente ao que Peter Parker pensou:  a minha maior responsabilidade no serviço é dar às pessoas tudo o que possuo, Deus.

 

Hellen Juliane

___________________________

ZDARSKY, Chip. Homem-Aranha: História de vida. São Paulo: Panini Brasil, 2020.

 

OBS: Acredito que no diz respeito ao serviço, diversas características atuam e devem prevalecer no coração do crente. Além disso, elas são co-dependentes. No texto, apenas elenquei a responsabilidade como uma das características que deve nortear o serviço, seja ele qual for, de todos os cristãos que foram escolhidos pelo Deus Trino.

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.