Vulneráveis como um ser humano


Diversas vezes ouvi pessoas perguntando se crente poderia ter depressão ou coisa semelhante. Lembro que uma pessoa me perguntou pessoalmente sobre isso. E, minha resposta foi: como qualquer outro ser humano, sim. Nós cristãos, estamos vulneráveis a viver muitos dilemas durante a nossa trajetória aqui na terra. Contudo, temos a graça de nunca estarmos sozinhos (Mateus 28:20). Isso é louvável, o nosso Pai está conosco em todas as situações, inclusive se estamos depressivos, ansiosos, com ideação suicida, bulímicos, se nos cortamos,  etc. Essa é a verdade que desejo noticiar a você hoje: caso esteja passando por alguma dessas situações citadas acimas, ou quaisquer outras, nunca esqueça que Deus o vê e se compadece de você (Salmo 139; Hebreus 4:14-16).

 

Nada melhor do que se sentir acolhido, não é mesmo? Ou sentir-se amado, valorizado, apoiado, encorajado. Porém, eu sei que a depressão às vezes impede que você sinta tudo isso. Imagino como deve ser difícil o turbilhão de pensamentos que vem à tona ao mesmo tempo, sentir que o seu corpo não vai aguentar de tanta ansiedade, o suor, a taquicardia, tudo isso é muito intenso. Realmente passar por todas essas coisas não é fácil. Mas, acredite, o Senhor em meio a tudo isso te contempla.

 

Muitas vezes não entendemos bem o que se passa em nossa vida, ou o porquê experimentamos certas coisas. Nos sentimos frágeis. Nos sentimos vulneráveis. E somos. Estamos vulneráveis a inúmeras situações, desde as mais simples até as mais complexas. Batemos o dedo pequeno na quina da estante, ficamos resfriados quando tomamos banho de chuva, temos dor de cabeça depois de um dia cheio, sentimos dores no corpo, sofremos com a perda de um ente querido, ficamos com o humor baixo (por diversas e complexas razões), apresentamos sintomas ansiosos (por diversas e complexas razões).

 

O mundo não enxerga com bons olhos o fato de alguém ser vulnerável. Contudo, o crente experiencia a vulnerabilidade de uma maneira diferente. Somos seres completamente vulneráveis que depositaram a sua confiança e a sua esperança em um Ser totalmente poderoso. Logo, vivenciaremos todos os momentos difíceis da vida na companhia do nosso Refúgio e  Fortaleza, ao lado do socorro bem presente na hora da angústia (Salmos 46).

 

Não quero minimizar o sofrimento de ninguém. Apenas, conto-lhe a verdade: Deus não se foi. Deus está presente. Eu amo o texto de Hebreus no qual o autor relata que o nosso Senhor Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote e Ele entende as nossas necessidades.

 

“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:16)

 

Que maravilha! Temos um Deus que nos entende e entende a nossa dor. Um Deus que não vai embora quando as coisas ficam extremamente pesadas, ao ponto de pensarmos que não há saída. Apesar da dor que possamos sentir, o nosso Deus continua entendendo o que sentimos. Embora sejamos frágeis e vulneráveis, Ele continua se importando conosco (Isaías 40:27-31). Mesmo vivenciando a fraqueza, o nosso Pai nos faz forte Nele (2 Coríntios 12:9). E, quando clamamos Ele sempre está atento a nos ouvir, inclinando-se para nós (Salmos 40:1-3).

 

“Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.” (Salmos 40:1)

 

“Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.” (Salmo 36:9)

 

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.” (Salmos 28:7)

 

“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (João 15:11)

 

Igreja, não negligencie os que sofrem, mas sofra com eles. Não perca a oportunidade de ajudar alguém. Ore, ame e sirva. Você, que está passando por momentos difíceis devido a algum transtorno, sinta-se amado por Deus e por sua Igreja. Lembre-se que em meio a sua vulnerabilidade há um Deus totalmente poderoso sustentando a sua vida. Mais uma vez, Ele sustenta a sua vida! Deus, em Cristo, te abençoe!

 

Hellen Juliane

___________________________

OBS 1: Se você apresenta sintomas depressivos, ansiosos, ou referentes a qualquer outro tipo de transtorno, busque ajuda profissional. Ela será essencial para vivenciar todo o processo.

 

OBS 2: O que pode se tornar um agravante na vida de uma pessoa que está vivenciando a depressão, algum transtorno de ansiedade, ou qualquer outro transtorno, é o fato de muitas pessoas que a cercam não compreenderem esse processo e não a apoiar. Se você convive com alguém que está passando por isso, escute, apoie e ajude. Seja, também, a ponte para levar essa pessoa a um profissional. Demonstre o amor de Cristo por ela.


 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.