Cartas vivas


Observar o que está a nossa volta é um comportamento extremamente comum, mais do que imaginamos. Sempre tem uma pessoa ou um grupo de pessoas que te chama a atenção. Você os examina, às vezes, até mesmo silenciosamente. Avalia cuidadosamente os seus comportamentos, as suas falas, os seus pensamentos. As ações de uma pessoa podem descrever quem ela é e no que acredita. É certo que enquanto você observa alguém, há também outras pessoas te enxergando e analisando quem você é: somos uma carta. O apóstolo Paulo falou aos coríntios que eles eram cartas de Cristo.

 

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” (2 Coríntios 3:2-3)¹

 

Em toda carta deve haver um conteúdo, ou seja, devemos expressar informações nela. Muitas cartas românticas já foram escritas para revelar o amor entre homens e mulheres apaixonados. Essas cartas tinham, portanto, a finalidade de expressar amor, romance, afeto. Somos, também, uma carta que possui um conteúdo. O que estamos transmitindo através de quem somos? O que a nossa vida, os nossos pensamentos, as nossas conversas, os nossos gostos pessoais, a maneira como nos comportamos estão anunciando acerca de nós mesmas? O que as pessoas a nossa volta estão lendo em nós?

 

Não é uma tarefa difícil ler os conteúdos de muitas cartas (pessoas) que estão perto de nós.  Muitas pessoas, infelizmente, vivem para satisfazerem os seus próprios desejos e a única preocupação delas é viver os prazeres que acreditam ser indispensáveis para se ter uma vida feliz, expressando, portanto, o seu egoísmo e a idolatria que há em seus corações. Elas são cartas que falam apenas delas mesmas. A Bíblia nos fala que tais pessoas vivem para satisfazer os desejos da carne, e consequentemente, elas estão distantes de Deus e Ele não é o Senhor de suas vidas, pois não O conhecem nem O amam.

 

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:15-17)

 

Nós que somos salvas por meio da fé na obra do nosso Senhor Jesus fomos chamadas para vivermos em novidade de vida e não mais amarmos o mundo e os seus prazeres imediatos e finitos. Estamos sendo transformadas mediante a graça que há em Deus. E, o nosso alvo é sermos moldadas à imagem do Filho de Deus. Isto é, precisamos viver de modo a almejar sermos semelhante a Cristo. Logo, Cristo e somente Ele deve ser lido em nós. Somos cartas que expressam acerca do nosso Salvador.

 

“Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” (Colossenses 3:8-10)

 

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segunda a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18)

 

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)

 

Devemos estar conectadas de maneira tão profunda ao Senhor que a sua Luz deve brilhar através de nós. Minhas irmãs, que grande benção! O nosso Deus está trabalhando e escrevendo em nós, de modo que apenas Ele apareça. Podemos destacar a partir dessas verdades maravilhosas três lições excelentes para nós. Primeiro: é a vontade de Deus nos transformar por meio do Espírito na imagem do Seu Filho. Podemos e devemos ser como o nosso Mestre e esse é o seu desejo (2Co 3:18). Segundo: quando somos semelhantes ao Filho, andamos na luz, em santidade e realizamos a vontade do nosso Pai (1Pe 1:15-16). Terceiro: a imagem de Cristo está sendo impressa em nosso rosto, Ele mesmo está escrevendo em nós, pois somos as suas cartas. E, isso será essencial para a pregação do Evangelho. Pregaremos com palavras e com a nossa vida, pois tudo o que nós somos expressa o Salvador do mundo (2Co 3:2).

 

Volto a fazer as mesmas perguntas do início desse texto. O que você está transmitindo através de quem é? O que a sua vida, os seus pensamentos e gostos pessoais, as suas conversas, a maneira como se comporta estão anunciando acerca de você mesma? O que as pessoas a sua volta estão lendo em ti? Você está sendo transformada pois esta é a vontade do seu Deus, e isso te levará a ter um viver santo e uma vida que exala o Evangelho. Muitas, talvez, inúmeras pessoas irão conhecer a Cristo através da sua vida. Que tamanha responsabilidade! Você é a carta que eles podem ler sobre o Messias. Que em cada esfera do seu ser Jesus diga “Estou Nela”. A carta não é sobre você.

 

“Pois a paz que eu carrego é uma carta que não fala nada de mim.”²

 

Hellen Juliane

___________________________

 

1 Versão Almeida Revista e Corrigida

2 Cartão postal. Lorena Chaves. Disponível no link: https://www.letras.mus.br/lorena-chaves/cartao-postal/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.