Encontrando Deus em minha solidão


Todas nós, solteiras ou casadas, nos deparamos em algum momento com a solidão. Quantas vezes nos sentimos sozinhas em nossa caminhada? Foram inúmeras as vezes que me senti desta forma, e estes últimos dias tenho parado para refletir sobre esse tema tão comum, embora indesejado, que é a solidão.

 

Deus não criou o homem para se sentir só, todavia, após Adão e Eva comerem do fruto proibido, a primeira coisa que fizeram ao ouvir a voz de Deus foi se esconderem da Sua presença (Gn 3:8). Junto com o pecado veio a dor, a culpa, a vergonha e também a solidão.

 

Embora a solidão não seja pecado, foi por causa do pecado que ela chegou a nós. Hoje em dia é tão fácil estarmos no meio de uma multidão e nos sentirmos só, porque a solidão não tem a ver com quantidade ou ausência de pessoas, nem com questões emocionais e físicas como costumamos associar, sua raiz é espiritual. Logo, precisamos entender que temos um problema e que não o resolvemos com meios humanos, mas com o auxílio de Deus.

 

A solidão aponta que algo não está bem em nossa vida. Como Steve DeWitt comparou, ela "funciona como sensores em nosso carro para nos avisar quando algo está faltando - óleo no motor ou ar nos pneus."¹

 

Deus faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem, pois usa algo ruim para um fim proveitoso, usa a solidão como um meio do ser humano entender que necessita Dele.

 

“Podemos dizer com Romanos 8:28 que Deus usa todas as coisas para o bem de quem o ama, até a nossa solidão, porque a nossa solidão nos leva à nossa necessidade espiritual mais profunda, que é Cristo."²

 

Você pode continuar enxergando a solidão como algo totalmente ruim, e se amargurar com a vida, com as pessoas e com Deus, ou você pode aceitá-la como uma dádiva e glorificar ao Senhor através dela.

 

"A solidão é um deserto, mas por recebê-la como um presente, aceitá-la das mãos de Deus e oferecê-la de volta a ele com ações de graças, pode se tornar um caminho para a santidade, para a glória e para o próprio Deus” (Elisabeth Elliot)

 

Não é fácil nos sentirmos só. Mas, precisamos buscar a Deus a fim de estarmos libertos da necessidade e consideração das pessoas ou de qualquer outro meio humano que buscamos para dar fim à nossa dor. Muitas vezes as pessoas buscam em tantas coisas o que sabemos que só Jesus pode nos dar. Ele é quem nos concede a capacidade de vencermos a solidão.

 

“Às vezes chamamos 'solidão' o que a palavra de Deus chama de anseio por uma intimidade desimpedida com ele e com os outros. E começamos a pensar que outras pessoas podem nos fornecer o que somente Deus pode fornecer. E fico surpreso com a frequência com que chamo de 'solidão' o que na verdade é um gemido por redenção. E em vez de tentar entorpecê-lo, eu deveria abraçá-lo e tentar perceber que é um bom presente de Deus para mim lembrar-me de que este mundo não é meu lar.”²

 

Ninguém pode nos satisfazer além de Deus. Nosso coração permanecerá inquieto enquanto não descansar Nele. A coisa mais impressionante que existe é que se O buscarmos Ele vem até nós e nos dá o deleite da Sua presença. Ele, que está infinitamente acima de nós, que toma a medida dos céus a palmos, que considera a todas as nações como um pingo que cai de um balde e que vê a todos como meros gafanhotos (Is 40:12, 15, 22) se inclina diante de um clamor desesperado de alguém que entende que não pode viver sem Ele!

 

Ele não nos trata como servas, mas como amigas (Jo 15:15). Além de Senhor, Ele é o nosso Pai, Aquele que nos ama com um amor incondicional e que nos recebe sempre de braços abertos. Num mundo onde temos dificuldade de encontrar verdadeiros amigos, podemos dizer seguramente que temos um melhor amigo mais chegado que um irmão, e Ele é o Senhor do Universo!

 

Ele é Alguém que também entende a nossa dor. O Senhor Jesus em seu ministério aqui na terra em várias ocasiões se sentiu só. No momento em que Ele mais precisou dos discípulos, eles estavam dormindo (Mc 14:37), quando foi preso todos o abandonaram (Mc 14:50) e também negaram que O conheciam (Mc 14:66-72). O Senhor sabe o que é se sentir sozinho. No seu maior nível de agonia e dor na cruz, olhou para os céus e clamou em alta voz: "Eloí, Eloí, lemá sabactani?" - que quer dizer: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mc 15:34). Ele estava carregando todos os nossos pecados e suportou a pior das ausências, a ausência do Pai, para que eu e você nunca sintamos isso. Ele suportou a essência da solidão para que nós pudéssemos ter o deleite da Sua presença! 

 

Por um lado, podemos entender que ninguém pode dizer que está totalmente sozinho. Deus está conosco todos os dias da nossa vida! É essa convicção que nos capacita a continuarmos caminhando, ainda que nas piores circunstâncias. O fato de saber que Ele está do meu lado lança fora o meu medo. Isso não me garante que não passarei por situações difíceis, mas acalma o meu coração, para que assim como o salmista eu seja capaz de dizer:

 

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam." (Sl 23:4)

 

Jesus subiu aos céus e exclamou para os discípulos:

 

"Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mt 28:20)

 

Ele disse que era TODOS os dias. Até naqueles dias que você está de TPM e não suporta nada. Inclusive nos dias em que você duvidou do poder Dele e esfriou em sua fé. Também nos dias em que você passou por aquela situação tão difícil que achou que não iria conseguir suportar. Como também nos dias em que você estava feliz por aquela conquista tão esperada. Nunca esqueça: Ele está contigo todos os dias. Por isso, seja ousada ao entrar na presença Dele e encontre refrigério para sua alma em tempos de solidão. Busque a Ele com todo o seu coração e encontre tudo o que você precisa para se sentir amada e aceita, feliz e plena, aos pés do Senhor do Universo. O Senhor pode estar usando a tua solidão para que você entenda que precisa Dele!

 

“É disso que você precisa. Você precisa de um encontro comigo. E é nesse momento que descobrimos a alegria do esconderijo. Não é uma remoção de nossos problemas; é o presente da presença de Deus conosco. Não é que escapamos de nossas grandes provações e tribulações; é uma grande alegria saber que ele nos chama de 'amigo' ”.²

 

Thayse Fenandes

____

¹ Loneliness Has Been My Faithful Friend. Steve DeWitt. Disponível em: https://www.desiringgod.org/articles/loneliness-has-been-my-faithful-friend.

 

² 20 Quotes on Loneliness. Paul Matthies. Disponível em: https://www.desiringgod.org/articles/20-quotes-on-loneliness.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.