Encontrando Deus em minha solidão


Todas nós, solteiras ou casadas, nos deparamos em algum momento com a solidão. Quantas vezes nos sentimos sozinhas em nossa caminhada? Foram inúmeras as vezes que me senti desta forma, e estes últimos dias tenho parado para refletir sobre esta realidade tão comum, embora indesejada, que é a solidão.

 

Deus não criou o homem para se sentir só. Todavia, o pecado trouxe separação entre o homem e seu Criador e entre o homem e seus semelhantes. Junto com o pecado veio a dor, a culpa, a vergonha e também a solidão. Embora a solidão não seja pecado, foi por causa do pecado que ela chegou a nós. Hoje em dia é comum estarmos no meio de uma multidão e ainda nos sentirmos só, porque a solidão não tem a ver com quantidade ou ausência de pessoas, sua raiz é espiritual. Logo, precisamos entender que temos um problema e que não podemos o resolver através de meios humanos, mas com o auxílio divino.

 

A solidão aponta que algo não está bem em nossa vida. Como Steve DeWitt comparou, ela "funciona como sensores em nosso carro para nos avisar quando algo está faltando - óleo no motor ou ar nos pneus."¹ Deus, que é perfeito em sabedoria, usa a solidão para nos levar à nossa necessidade mais profunda, como Paul Matthies nos diz: 


“Podemos dizer com Romanos 8:28 que Deus usa todas as coisas para o bem de quem o ama, até a nossa solidão, porque a nossa solidão nos leva à nossa necessidade espiritual mais profunda, que é Cristo."²


Deus faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem, pois usa algo ruim para um fim proveitoso, usa a solidão como um meio do ser humano entender que necessita Dele. Você pode continuar enxergando a solidão como algo totalmente ruim e se amargurar com a vida, com as pessoas e com Deus, ou você pode aceitá-la como uma dádiva e glorificar ao Senhor através dela.

 

"A solidão é um deserto, mas por recebê-la como um presente, aceitá-la das mãos de Deus e oferecê-la de volta a ele com ações de graças, pode se tornar um caminho para a santidade, para a glória e para o próprio Deus” (Elisabeth Elliot)

 

Não é fácil nos sentirmos só. Mas, precisamos buscar ao Senhor a fim de estarmos libertos da necessidade da consideração das pessoas ou de qualquer outro meio humano que buscamos para dar fim à nossa dor. Muitas vezes buscamos em tantas coisas o que sabemos que só Jesus pode nos dar. Ele é quem nos dá a capacidade de vencermos a solidão.

 

“Às vezes chamamos 'solidão' o que a palavra de Deus chama de anseio por uma intimidade desimpedida com ele e com os outros. E começamos a pensar que outras pessoas podem nos fornecer o que somente Deus pode fornecer. E fico surpreso com a frequência com que chamo de 'solidão' o que na verdade é um gemido por redenção. E em vez de tentar entorpecê-lo, eu deveria abraçá-lo e tentar perceber que é um bom presente de Deus para mim lembrar-me de que este mundo não é meu lar.”²

 

Ninguém pode nos satisfazer além de Deus. Nosso coração permanecerá inquieto enquanto não descansar Nele. A coisa mais impressionante que existe é que se O buscarmos Ele vem até nós e nos dá o deleite da Sua presença. Ele, que está infinitamente acima de nós, que toma a medida dos céus a palmos, que considera a todas as nações como um pingo que cai de um balde e que vê a todos como meros gafanhotos (Is 40:12, 15, 22) se inclina diante de um clamor desesperado de alguém que entende que não pode viver sem Ele!

 

Ele não nos trata como servas, mas como amigas (Jo 15:15). Além de Senhor, Ele é o nosso Pai, Aquele que nos ama com um amor incondicional e que nos recebe sempre de braços abertos. Num mundo onde temos dificuldade de encontrar verdadeiros amigos, podemos dizer seguramente que temos um melhor amigo mais chegado que um irmão, e Ele é o Senhor do Universo!

 

Ele é Alguém que também entende a nossa dor. O Senhor Jesus em seu ministério aqui na terra em várias ocasiões se sentiu só. No momento em que Ele mais precisou dos discípulos, eles estavam dormindo (Mc 14:37), quando foi preso todos o abandonaram (Mc 14:50) e também negaram que O conheciam (Mc 14:66-72). O Senhor sabe o que é se sentir sozinho. No seu maior nível de agonia e dor na cruz, olhou para os céus e clamou em alta voz: "Eloí, Eloí, lemá sabactani?" - que quer dizer: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mc 15:34). Ele estava carregando todos os nossos pecados e suportou a ausência do Pai, para que eu e você nunca sintamos isso. Ele suportou a essência da solidão para que nós pudéssemos ter o deleite da Sua presença! 

 

Por um lado, podemos entender que ninguém pode dizer que está totalmente sozinho. Deus está conosco todos os dias da nossa vida! É essa convicção que nos capacita a continuarmos caminhando, ainda que nas piores circunstâncias. O fato de saber que Ele está do meu lado lança fora o meu medo. Isso não me garante que não passarei por situações difíceis, mas acalma o meu coração diante delas, para que assim como o salmista eu seja capaz de dizer:

 

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam." (Sl 23:4)

 

Jesus quando ascendeu aos céus nos deixou uma promessa:

 

"Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mt 28:20)

 

Nunca esqueça: Ele está contigo todos os dias. Por isso, seja ousada ao entrar na presença Dele e encontre refrigério para sua alma em tempos de solidão. Busque a Ele com todo o seu coração e encontre tudo o que você precisa para se sentir amada e aceita, feliz e plena, aos pés do Senhor do Universo. O Senhor pode estar usando a tua solidão para que você entenda que precisa Dele!

 

“É disso que você precisa. Você precisa de um encontro comigo. E é nesse momento que descobrimos a alegria do esconderijo. Não é uma remoção de nossos problemas; é o presente da presença de Deus conosco. Não é que escapamos de nossas grandes provações e tribulações; é uma grande alegria saber que ele nos chama de 'amigo' ”.²

 

Thayse Fenandes

____

¹ Loneliness Has Been My Faithful Friend. Steve DeWitt. Disponível em: https://www.desiringgod.org/articles/loneliness-has-been-my-faithful-friend.

 

² 20 Quotes on Loneliness. Paul Matthies. Disponível em: https://www.desiringgod.org/articles/20-quotes-on-loneliness.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.