Descanso em meio ao caos: uma palavra diante da pandemia


Estamos vivendo dias difíceis, com notícias assoladoras e um futuro sombrio. São inúmeras as pessoas que perderam a batalha contra o covid-19 e a sensação de nosso coração é de tristeza, medo e insegurança diante deste cenário caótico ao qual fomos submetidas.

 

A pandemia tem afetado o mundo inteiro, aqui no Brasil já estamos nesta batalha há mais de um ano, e pensamos: quando tudo isso vai acabar? Em alguns lugares as igrejas estão fechadas, e não temos mais a liberdade de comungar publicamente com os nossos irmãos, nem a tranquilidade de podermos dar aquele abraço caloroso em alguém, ou um simples aperto de mão. Estamos o tempo todo preocupadas, isoladas socialmente em um confinamento que não desejávamos e que nos torna reféns de um vírus que revolucionou a nossa história em seus últimos meses.

 

Muitas vezes não sabemos como reagir frente à situação presente e chegamos a questionar: onde está Deus em meio a tudo isso? Onde está Deus quando as coisas ruins sobrevêm em nossas vidas, quando o desemprego e o luto chegam, quando a doença nos acomete, quando a depressão nos aprisiona e quando sucumbimos espiritualmente? Será que Ele não vê? Será que Ele não se importa?

 

Em um momento de desespero da vida dos discípulos, eles fizeram esta mesma pergunta ao Mestre, dizendo:

 

"Mestre, o Senhor não se importa que pereçamos?" (Mc 4:38)

 

As ondas estavam muito fortes, o barquinho dos discípulos estava sendo arremessado de um lado para o outro com uma imensa tempestade que os pegou de surpresa no mar da Galileia. Eles já haviam tentado de tudo, porém seus esforços haviam sido em vão, e diante do desespero e morte iminente, o Mestre estava dormindo na popa do barco.

 

Por que Jesus estava dormindo em uma situação como essa? Será que realmente Ele não se importava? Primeiro, o Mestre estava dormindo porque estava muito cansado, Ele havia passado o dia inteiro ensinando à multidão através das parábolas do Reino, e como humano que era sentiu extremo cansaço físico. Segundo, o Mestre entendia que tudo estava abaixo da vontade e do controle de seu Pai. Logo, Ele não tinha o que temer, pois confiava absolutamente nEle.

 

Respondendo ao apelo dos discípulos, o Senhor deu uma ordem e repreendeu os ventos e disse ao mar:

 

"Acalme-se, fique quieto!" (Mc 4:39)

 

E imediatamente os ventos e o mar obedeceram à palavra de Jesus, houve grande calmaria. Ele então olha para os discípulos e pergunta:

 

"Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?" (Mc 4:40)

 

Os discípulos haviam permitido que o medo tomasse o controle de suas mentes e corações, e onde o medo prevalece, a fé desvanece. Eles sabiam que Jesus era Aquele que tinha o poder de curar enfermos e de fazer coisas extraordinárias, eles já haviam visto Ele levantando paralíticos, expulsado demônios, restaurando a saúde de leprosos, dentre várias outras coisas, mas aquela situação nunca haviam vivenciado antes. Diante do milagre ocorrido, os discípulos se maravilharam de tal forma que ficaram extasiados e reconheceram que Jesus é Aquele que dá uma ordem e o vento e o mar obedecem! A natureza está sujeita às ordens de Jesus e basta apenas uma palavra! Este é o nosso Deus!

 

Onde está Deus quando a tempestade e o mar agitam o nosso barco? No mesmo lugar de sempre, sentado em um alto e sublime trono, reinando em glória e paz.

 

"Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos." (Is 40:22)

 

"Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono." (Sl 47:8)

 

"Ele, em seu poder, governa eternamente." (Sl 66:7)

 

Absolutamente ninguém pode o mover dali. Nada é capaz de o pegar despercebido ou despreparado. Nada é grande demais para o deixar preocupado. Nosso Deus é soberano!

 

Precisamos crer que aquilo que nos abala não abala o Senhor. Aquilo que tanto nos inquieta está abaixo de Sua suprema autoridade. Assim, podemos descansar como Jesus, independentemente do tamanho da tempestade. Podemos estar seguras mesmo diante do caos, porque a nossa vida não está entregue ao acaso, mas está sob os cuidados de nosso Pai. Ele faz com que tudo coopere para o nosso bem. Ele está conosco em nosso barco e certamente não irá nos deixar sucumbir, a sua presença irá adiante de nós e iremos chegar até o outro lado. Mesmo quando as coisas não parecerem lógicas ao nosso entendimento...

 

"Deus nem sempre faz as coisas da maneira que parece mais lógica para você, talvez o objetivo dele seja te mostrar que nada deve ser mais lógico do que confiar e se submeter a Ele." (Filipe Fontes)

 

Precisamos confiar mais… e descansar! Não permita que o medo e a insegurança controlem o seu coração, mas demonstre a cada dia fé no Senhor, pelo simples fato de entender que tudo está sob o controle Dele, e que com apenas uma ordem Ele pode revolucionar toda a história. Descanse por simplesmente entender que ELE É DEUS!

 

Thayse Fernandes 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.