“A essência da vida não desperdiçada”

10:18


"Aproveite a sua vida", "não desperdice sua vida", "faça sua vida valer a pena", são algumas das frases que costumeiramente podemos ouvir em nossa caminhada. Elas reportam a algumas verdades incontestáveis: nossa vida é única, passageira e breve. A Bíblia assegura estas verdades em vários trechos e me assombro com as metáforas empregadas sobre isso:

 


"Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é apenas um sopro." (Sl 39:5)


 

"O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa." (Tg 4:14)


 

"Toda a humanidade é erva, e toda a sua glória é como a flor do campo." (Is 40:6)

 


Um sopro. Uma neblina. Erva. É isso que é a nossa vida. Quem não gostaria de num passe de mágica encontrar a tal fórmula da juventude e nunca envelhecer? Ou conseguir ver em uma bola de cristal como será o futuro a fim de se preparar com mais afinco? A verdade é que além de única, passageira e breve, sob nossa perspectiva, a nossa vida é totalmente incerta. Não sabemos o que acontecerá nem daqui a um minuto! Não temos conhecimento de quantos anos iremos viver, de como iremos morrer ou qualquer outro aspecto inerente à nossa existência. Não possuímos o controle do tempo em nossa vida, mas existe Alguém que possui e que deseja que aproveitemos nossa vida sob a ótica Dele.  

 


"Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês." (I Co 6:19-20)

 


Nosso corpo e tudo o que temos foi dado por Deus. Nosso tempo não é nosso. Nossa vida não nos pertence. Assim como diz a Escritura: "e o que é que você tem que não tenha recebido?" (I Co 4:7). Tudo aponta para a graça, de modo que devemos devolver a Ele tudo o que nos foi dado em adoração, pois fomos comprados por preço, e preço de cruz.

 


A essência de uma vida não desperdiçada é amarmos o Senhor sobre todas as coisas, manifestando Sua glória como maior ambição de nossos corações e tendo a Ele como o nosso tesouro supremo. É entender que Ele é mais importante que tudo o que podemos ter neste mundo - nossa carreira, nosso dinheiro, nossa família, nosso conforto, nosso tempo, nossa saúde… Ele é mais precioso para nós de tal forma que se tivermos ou não estas coisas seremos felizes, desde que tenhamos a Ele.

 


A única pessoa que não viveu uma vida desperdiçada foi o Senhor Jesus. A nossa vida é uma incontável série de tentativas de nos parecermos com Ele. Aí você pode pensar: “mas Jesus era Deus! É impossível eu viver uma vida como a Dele!” Porém, podemos olhar para vários exemplos bíblicos e percebermos que homens parecidos comigo e com você, sujeitos às mesmas paixões e provações, venceram o mundo e viveram suas vidas com propósito.

 


Meu maior exemplo abaixo de Jesus é o apóstolo Paulo. Ele uma vez afirmou que:

 


"Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus." (At 20:24)


 

Aqui ele estava indo para Jerusalém sem saber o que iria acontecer, somente sabia que viriam sofrimentos e perseguições. Alguns insistiam para que ele ficasse, mas ele foi, pois era essa a vontade de Deus. Que importa o que Ele fosse ganhar ou perder? Sua vida não lhe era preciosa. O que lhe importava era ser um testemunho vivo do evangelho e representar o valor supremo de Jesus para as pessoas. Minhas irmãs, que exemplo! Paulo abriu mão de tudo o que possuía por amor ao Senhor, ele disse que considerava tudo como refugo para que pudesse ganhar a Cristo (Fp 3:7-8), e quando estava próxima a sua morte, exclamou:


 

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda." (II Tm 4:7-8)

 


Ele concluiu o que tinha de fazer, não perdeu a fé e viveu com excelência.


 

Fazendo um retrospecto de nossa vida para tudo o que já passou e como temos vivido hoje, será que podemos afirmar que estamos vivendo para a glória de Deus? Estamos fazendo nossa vida valer a pena? Quais seriam nossas palavras ao nos aproximarmos diante do grande Rei? Que o Senhor tenha misericórdia e estenda sobre nós a Sua graça!

 


"Poucas coisas me fazem tremer mais do que a possibilidade de pegar esse dom único da vida e desperdiçá-lo." (John Piper)

 


Aproveite sua vida. Sua única vida. Mas não da sua maneira. Viva para Deus! Que Ele seja o centro de seu viver e seja tão precioso que isso seja expresso através de suas atitudes diárias, a fim de que outros percebam que a vida sem Ele não tem sentido e sejam encorajados também a viverem para Ele!

 


Thayse Fernandes

_________

*Título inspirado em uma pregação de John Piper. Disponível em:

https://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/05/a-essencia-da-vida-nao-desperdicada-john-piper/



 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.