(Não dê) Aquela velha mãozinha


Ao recebermos uma ótima notícia nos sentimos radiantes e mal podemos esperar para que tudo se realize conforme nos foi dito ou até melhor. É só olharmos para as crianças. Quando lhes prometemos um presente ou uma festa de aniversário elas ficam tão entusiasmadas que mal conseguem dormir pensando qual será o presente ou em como será o grande dia da festinha. Nós ainda vamos mais além. Também temos um costume de tentar fazer com que tudo seja feito conforme o que achamos que é o melhor. Sempre queremos controlar as situações e os resultados delas. Quando algo demora a acontecer ou não sai como esperávamos, logo nosso coração começa a agitar-se em agonia dentro do peito e queremos dar aquela velha mãozinha.


 

Você lembra o que aconteceu com Abraão e Sara? No capítulo 12 do livro de Gênesis o nosso Deus chama Abraão e promete que uma multidão incontável seria sua descendência. Nele seriam abençoadas todas as nações do mundo. E aqui estamos nós, minhas irmãs! (Gênesis 12:1-3). Muitos acontecimentos ocorreram na vida desse casal após as boas notícias recebidas da parte de Deus. Abraão e Sara começam a sentir o peso do tempo. Ora, Deus havia prometido tanta coisa, inclusive um filho em plena velhice. Mas, onde está? Os anos se passaram e não conseguiam ver nada de concreto. Difícil, né? Acho que todas nós já nos sentimos assim ao menos mil vezes durante a nossa vida. Mas, o nosso Deus é gracioso e cheio de misericórdia. Ele fez uma visita ao perturbado e ansioso coração de Abraão no capítulo 15 de Gênesis. Ali o Senhor firmou a sua aliança e confirmou a sua promessa. Aquela visita com certeza deve ter aquecido o coração do velho Abraão. Quantas visitas o Senhor Deus também nos faz e a sua presença sana todas as nossas dúvidas e desconfianças!


 

Porém, bastou passar apenas um capítulo e olhamos novamente como o coração humano é inquieto. Gênesis 16 nos conta como Sara andava ansiosa e ainda sem filho. Você lembra o que ela sugeriu ao marido e o que ele consentiu em fazer? “Ora, Deus nos fez uma promessa e ela mais parece uma loucura. Nós teremos filhos depois de velhos? Olha ali Hagar. Deite-se com ela e assim terás um filho e plim. Promessa cumprida” (paráfrase minha).  Que pensamento torto esse que Sara teve, não é? Ela quis fazer tudo do seu jeito e realmente o fez. Ela pensou que se desse uma mãozinha ao Senhor Todo Poderoso a promessa enfim se realizaria e tudo daria certo. O famoso “felizes para sempre” chegaria na vida de todos eles. Mas, não foi nada disso o que aconteceu. Abraão e Sara pecaram. A desconfiança e o desassossego do coração deles os fizeram tropeçar. Nós conhecemos bem a história dos próximos capítulos. Ismael nasce. Sara e Hagar não se dão nada bem. Abraão não sabe lidar muito bem com nada daquilo (Gênesis 16). Aquele pecado trouxe diversas consequências. 


 

Minhas irmãs, não pense que o nosso Deus depende das condições favoráveis de sua vida para então realizar algo. Foi esse o pensamento de Sara e que a levou a tomar as rédeas da situação. Quando colocamos a nossa mão e tentamos “ajudar” o nosso Senhor achamos realmente que sabemos o que estamos fazendo. Como o nosso coração é altivo! Pensamos que sabemos. Achamos que temos o controle. Nossa vida não passa de vapor (Salmos 39:4-5). Quem somos nós? Confiemos Naquele que conhece todas as eras e que não volta atrás de nenhuma de suas palavras. O Senhor não fala em vão. Ele prometeu Isaque, mesmo não havendo possibilidades visíveis e favoráveis para que o menino nascesse. Não importa. Foi o Senhor quem falou. Isaque virá. E veio (Gênesis 21).


 

“O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.” (Gênesis 21:1-3)


 

Amada, não sei qual promessa o Senhor lhe fez em suas visitas a você. Também não sei a respeito das condições atuais da sua vida. Mas, tenho plena certeza que o Senhor não está limitado e nunca estará a nenhuma situação. Não há nada impossível para o nosso Deus (Lucas 1:37). Não sigamos o exemplo errôneo dos nossos pais na fé nesse contexto. Confiemos na palavra do nosso Pai independente do que os nossos olhos veem ou não. Que possamos nos apegar com segurança e esperança não apenas às promessas, mas ao Senhor que profere promessas. E que com destreza possamos falar como Maria, mãe do nosso Salvador:


 

"Respondeu Maria: Sou serva do Senhor, que aconteça comigo conforme a tua palavra.” (Lucas 1:38)


 

Lembre-se, minha irmã: alguém melhor e maior do que Isaque já nos foi dado. Ele nunca nos será tirado. Somos Dele e Ele é nosso para sempre. Tudo encontramos Nele e por meio Dele. Inclusive a paz enquanto esperamos com confiança, perseverança, esperança e ações de graças as suas direções para a nossa vida. Amém!


 

Hellen Juliane

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.