Encoraje a todos

 

Falar é uma das coisas que mais fazemos ao longo da nossa vida. Já imaginou a quantidade de palavras que saem da nossa boca em apenas um dia? Muitas vezes usamos essa dádiva de forma irresponsável e prejudicial, de forma que temos razões para nos arrependermos. Contudo, hoje quero abordar uma maneira edificante de usar nossa capacidade de expressão com palavras: usando-a para encorajar nossos semelhantes.

 

O livro de Provérbios contém muitas passagens sobre o uso das palavras, apresentando especialmente de forma contrastante:

 

“As palavras do justo são fonte de vida; as palavras dos perversos ocultam intenções violentas.” (Provérbios 10:11)

 

“Os comentários de algumas pessoas ferem, mas as palavras dos sábios trazem cura.” (Provérbios 12:18)

 

“Quem controla a língua terá vida longa; quem fala demais acaba se arruinando.” (Provérbios 13:3)

 

“A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos despeja a insensatez.” (Provérbios 15:2)

 

“Palavras suaves são árvore de vida, mas a língua enganosa esmaga o espírito.” (Provérbios 15:4)

 

Há mais passagens em Provérbios sobre esse assunto, como também em outras partes da Bíblia, pois esse é tema de interesse do Senhor, assim como ele se importa com tudo relacionado as nossas vidas. Esses versículos constatam que nossas palavras podem tanto edificar como prejudicar as pessoas. O encorajamento é uma das formas que podemos usar nossas palavras para edificar. Mas o que é encorajamento?

 

“...é uma afirmação verbal do vigor, talentos ou realizações de uma pessoa juntamente com a compreensão de que Deus, o Criador, é a fonte definitiva de tudo aquilo que está sendo afirmado.”1

 

Isso significa que encorajar alguém é reconhecer o reflexo de Deus nos dons e habilidades da pessoa e afirmar com nossas palavras o que vimos. Todos os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus, portanto, a fonte de todos os nossos talentos, dons, força, beleza e realizações é Deus. Quando reconhecemos e afirmamos isso nas pessoas, estamos estimulando-as a verem o reflexo de Deus nelas e naquilo que fazem.

 

Qual a diferença entre encorajamento e repreensão?

 

Tullian Tchividjian escreveu que “enquanto o encorajamento é uma afirmação verbal do reflexo de Deus em alguém, a repreensão é a correção verbal da falta deste reflexo de Deus em uma pessoa.”1

 

Tanto um quanto o outro devem estar centralizados em Deus e devem ser feitos com amor a Deus e ao próximo.

 

Dessa forma, podemos usar o encorajamento até como uma ferramenta para a evangelização. Quantas vezes estamos diante de pessoas que não conhecem a Deus, as vemos perturbadas, aflitas, desanimadas e não sabemos bem como lidar? Quando nos dirigimos a elas por meio do encorajamento, podemos ter bons resultados:

 

“...isto as faz perceber que elas são mais do que um número, mais do que um produto, mais do que uma máquina, mais do que um acontecimento fortuito. Isto as ajuda a sentir que são, de fato, criadas de modo extraordinário e maravilhoso, forçando-as a refletir profundamente sobre quem realmente são como seres humanos, o que, por sua vez, as leva a refletir sobre seu Criador.”1

 

Ao mostrarmos para nossos irmãos o reflexo de Deus neles, o Espírito Santo pode trazer renovo, assim como também pode operar na vida daqueles que ainda não O conhecem. Nossas palavras precisam ser cheias da graça e sabedoria de Deus. Que nos esforcemos para intencionalmente usar palavras que encorajem todos aqueles que o Senhor nos dê a oportunidade de conversar.

 

Sonaly Soares Brito

____________

 

1Tullian Tchividjian – Fora de moda

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.