Não confie em suas emoções


Frequentemente associamos o que sentimos à verdade. As emoções estão tão próximas de nós que, se descuidarmos, acreditaremos cegamente nelas. "Se não me sinto amada, então não sou amada". "Se sinto que não conseguirei vencer essa dificuldade, então melhor desistir". "Se sinto que minha capacidade é pequena, então não sou capaz". "Se sinto que Deus está longe, então talvez Ele esteja."

 


Em seu livro "Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta", Nancy Leigh DeMoss nos leva à reflexão sobre essa mentira que tem aprisionado várias mulheres. Ela escreve:

 


"Devido à nossa condição decaída, em geral nossos sentimentos têm muito pouco a ver com a realidade. Em diversas situações, os sentimentos simplesmente não são um indicador confiável do que é realmente verdadeiro."

 


Por causa de nossa natureza humana depravada, devemos constantemente suspeitar do que sentimos, considerando que nossos sentimentos foram corrompidos e nosso coração não é um bom indicador do que é verdade. O Senhor nos alerta em sua palavra sobre o perigo de confiarmos em nosso coração:

 


"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?" (Jr 17:9)

 


Sobre tudo o que não se deve confiar, não confiemos em nosso coração! Frequentemente ele irá nos enganar e nos levar por caminhos instáveis cujo fim é desastroso! Por outro lado, nos apeguemos às verdades bíblicas.

 


"As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada." (Sl 12:6)

 


Tudo o que Deus diz é verdadeiro, tão certo como Ele não pode mentir. Sua Palavra é pura, refinada como a prata sete vezes, e tudo o que está nela é totalmente confiável.

 


Se Deus disse que algo é verdade, então eu posso confiar. Isso significa que se Ele me disse que sou amada, então eu sou, mesmo que não sinta isso no momento. Se Ele disse que não iria me abandonar, então Ele está sempre comigo, ainda que eu não perceba. Se Ele disse que devo obedecer, então eu devo, mesmo que os outros caminhos pareçam inofensivos aos meus olhos. E se Ele disse que tudo está cooperando para o meu bem, então até o meu sofrimento e as páginas cinzas da minha história têm um fim proveitoso e está produzindo algo em mim.

 


Percebe como a perspectiva das coisas muda quando eu paro e penso que o que sinto pode não ser realmente verdadeiro? Isso nos traz liberdade!

 


"Se quisermos andar em liberdade, temos de perceber que nossas emoções não são necessariamente confiáveis e estar dispostas a rejeitar quaisquer sentimentos que não sejam consistentes com a Verdade."

 


Podemos escolher ser aprisionadas pelas mentiras de Satanás ou libertas pelas verdades da Palavra de Deus. Não precisamos sentir. Precisamos crer.

 


"Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." (II Co 5:7)

 


A fé nos capacitará a enxergarmos o invisível e a crer no improvável. A fé nos ajudará a dizer não aos nossos sentimentos e a aceitarmos a verdade. Nosso pedido deve ser assim como o dos discípulos: "aumente a nossa fé" (Lc 17:5). Que o Senhor nos ajude a olharmos para o que não é aparente e a vivermos por fé, duvidando de nós mesmos, mas sempre confiando Nele. 

 


Thayse Fernandes

________________

 1 DEMOSS, Nancy Leigh. Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta. São Paulo: Vida nova, 2013.


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.