Quão misericordioso é o coração do Senhor Jesus


Quando estamos aflitas e nos sentimos desamparadas, tudo que nosso coração angustiado anseia é por ajuda, que algum socorro nos alcance ali, no meio das nossas dores. Desde que o pecado trouxe a desintegração cósmica, esfacelando nossos relacionamentos e o nosso próprio ser, a vida debaixo do sol tem sido difícil. Jesus tem um coração cheio de misericórdia e quando nos vemos mais aflitas, precisamos nos lembrar que n’Ele, como em nenhum outro, temos socorro, amparo e consolo.



Misericórdia é uma das características que fazem parte do caráter ético de Deus. Essas características ou atributos divinos têm sido classificados de variadas formas para nos ajudar a compreendê-los melhor, e uma das formas que me parece fácil de estudar os atributos morais é como foi sugerido pelo teólogo Millard Erickson, em três tópicos com suas respectivas dimensões ou aspectos:



1. Pureza moral:

                 Santidade

                 Retidão

     Justiça

 

2. Integridade:

                Genuinidade

                Veracidade

                Fidelidade

 

3. Amor:

                Benevolência

                Graça

                Persistência

                Misericórdia



A misericórdia está no atributo do amor, colocada como uma das dimensões desse atributo, que além da misericórdia tem mais três dimensões, a benevolência, a graça e a persistência. Para ficar bem claro o que é misericórdia, vamos explicar cada uma dessas dimensões.

 


Benevolência: É o interesse de Deus pelo bem-estar do seu povo. Sua disposição altruísta em busca do nosso bem. A ideia chave é Deus não buscar o próprio bem, mas o de outros.

 


Graça: É o modo como Deus age com Seu povo baseado em Sua própria bondade e generosidade, não naquilo que merecemos. A ideia chave aqui é recebermos o bem que não merecemos.

 

Persistência: É demonstrada quando Deus retém juízo por longos períodos em que continua oferecendo salvação. A ideia chave é a paciência de Deus.

 

Misericórdia: É a compaixão do coração de Deus para com os aflitos e necessitados. A diferença para a graça é que nesta somos vistos como culpados e condenados, que não merecem bondade e amor, mas ainda assim recebem. Na misericórdia, somos vistos como miseráveis e necessitados que carecem de ajuda. A ideia chave é o socorro de Deus para com os desamparados.

 


A Bíblia nos diz de forma direta e enfática que Deus é misericordioso e também nos mostra por meio de narrativas Deus sendo misericordioso.

 


Algumas declarações diretas de Sua misericórdia:

 


“Mas tu, Senhor, és Deus de compaixão e misericórdia, lento para se irar e cheio de amor e fidelidade.” (Salmos 86:15)

 


“Senhor, como é grande a tua misericórdia; restaura minha vida conforme teus estatutos!” (Salmos 119:156)

 


“Graças à terna misericórdia de nosso Deus, a luz da manhã, vinda do céu, está prestes a raiar sobre nós” (Lucas 1:78)

 


“Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto” (Efésios 2:4)

 


Algumas narrativas que mostram Deus sendo misericordioso:

 


Quando o Senhor chama Moisés para liderar a saída do povo do Egito, Ele está vindo em socorro do povo, pois disse ter ouvido os gemidos de sofrimento causado pela crueldade dos egípcios.

 


“Então o Senhor lhe disse: “Por certo, tenho visto a opressão do meu povo no Egito. Tenho ouvido seu clamor por causa de seus capatazes. Sei bem quanto eles têm sofrido... Sim, o clamor do povo de Israel chegou até mim, e eu tenho visto como os egípcios os tratam cruelmente.” (Êxodo 3:7, 9)

 


Nos Evangelho não faltam exemplos que nos mostram o Senhor Jesus em atos de misericórdia:

 


Curando um leproso



Um leproso veio e ajoelhou-se diante de Jesus, implorando para ser curado: “Se o senhor quiser, pode me curar e me deixar limpo”. Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão e tocou nele. “Eu quero”, respondeu. “Seja curado e fique limpo!” (Marcos 1:40,41)

 


Diante das multidões confusas e desamparadas



“Jesus andava por todas as cidades e todos os povoados da região, ensinando nas sinagogas, anunciando as boas-novas do reino e curando todo tipo de enfermidade e doença. Quando viu as multidões, teve compaixão delas, pois estavam confusas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9:35,36)

 


O testemunho da Escritura nos mostra que Deus tem infinita misericórdia, que Ele nos encontra no meio do silêncio do abandono, do luto que nos despedaça, da esperança adiada, da porta que parece que nunca vai se abrir, nosso sofrimento atrai Sua misericórdia. O salmista pede:



“Vem e mostra-me tua misericórdia, como fazes por todos que amam o teu nome.” (Salmos 119:132)



Não esqueça que em Jesus há misericórdia disponível para quando você precisar:



“Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso.” (Hebreus 4:16)

 


Peça! Não seja tímida em pedir, mas com confiança em Seu coração bondoso e solícito, peça como a mulher siro-fenícia (Mat. 15.21-28), ou como dois cegos que gritavam pedindo misericórdia (Mat. 9.27-31), só não deixe de pedir.



A misericórdia do Senhor, além de ser nosso consolo e socorro, é também uma característica divina que devemos imitar, o próprio Senhor Jesus disse:



“Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” (Lc. 6.36)

 


Se recebemos da parte do Senhor misericórdia sem medida (e como recebemos!), não devemos ser mesquinhos em ser misericordiosos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos amigos ou mesmo “inimigos”, devemos nos esforçar ao máximo para demonstrar a misericórdia de Deus amando, socorrendo e cuidando daqueles que o Senhor colocar em nosso caminho. O mundo inteiro é como a estrada de Jericó, da parábola do bom samaritano (Luc. 10.25-37), por toda parte há pessoas feridas, abandonadas, sem forças, vítimas de atrocidades e do egoísmo humano, não sejamos como o sacerdote e o levita, não nós que fomos tão amparadas, amadas e abençoados pelo Filho de Deus, que nos resgatou de condição muito pior.

 


Sonaly Soares Brito 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.