Trazer à memória...


Rotina. Tem pessoas que gostam dela, outras, nem tanto. A rotina pode trazer equilíbrio, preparo, organização, cansaço, reclamação e mais centenas de outras coisas. Eu particularmente gosto da rotina, apesar de eu mesma não saber lidar com ela muitas vezes. Hoje eu gostaria de enfatizar algo que já aconteceu comigo diversas vezes, infelizmente. Eu já deixei a rotina levar de mim inúmeras coisas, como o meu precioso descanso e a minha paciência. Mas, por várias vezes eu deixei ela levar de mim a minha memória. Quantas vezes na última semana eu me recordei dos grandes feitos do Senhor? Sinceramente, não foram muitas.

 


“Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre! Dêem graças ao Deus dos deuses. O seu amor dura para sempre! Dêem graças ao Senhor dos senhores. O seu amor dura para sempre! Ao único que faz grandes maravilhas, o seu amor dura para sempre!” (Salmos 136:1-4)

 


Eu acho incrível a forma como os judeus repassavam os seus ensinamentos, a sua cultura, os grandes feitos e as promessas do Senhor para a próxima geração. Costumeiramente, recordavam aquilo que Deus já havia realizado no meio deles e como o Senhor proferiu maravilhosas promessas para eles. O livro dos Salmos é um grande registro de lembranças. E no Salmo 136 podemos ver as memórias do povo de Israel.

 


“Que com habilidade fez os céus, o seu amor dura para sempre! Que estendeu a terra sobre as águas; o seu amor dura para sempre! Àquele que fez os grandes luminares: o seu amor dura para sempre! O sol para governar o dia, o seu amor dura para sempre! A lua e as estrelas para governarem a noite. O seu amor dura para sempre!” (Salmos 136:5-9)

 


Devido à correria da vida (ou àquilo que gostamos de chamar de produtividade, mas talvez seja só correria mesmo), nos afastamos do Senhor logo após o domingo à noite. Às vezes a nossa devoção e o nosso tempo com Deus acontecem apenas nos finais de semana. Irmãs, não deixemos que a nossa rotina nos retire a melhor parte. Lembrar dos grandes feitos do Senhor, de quem Ele é, e estar com Ele diariamente deve ser a nossa prioridade.

 


“Àquele que matou os primogênitos do Egito. O seu amor dura para sempre! E tirou do meio deles. O seu amor dura para sempre! Com mão poderosa e braço forte. O seu amor dura para sempre! Àquele que dividiu o mar Vermelho. O seu amor dura para sempre! E fez Israel atravessá-lo, o seu amor dura para sempre! Mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho. O seu amor dura para sempre!” (Salmo 136:10-15)

 


Precisamos lembrar sempre do quão poderoso é o nosso Deus e das obras de suas mãos. O Senhor é quem sustenta toda a criação, é Ele quem sustenta as nossas vidas. Foi Ele quem abriu o Mar Vermelho e quem alimentou um profeta por meio de um corvo. Foi o Senhor quem fez duas viúvas solitárias viverem em família outra vez, através da vida de um bom homem chamado Boaz. Foi o Senhor quem se lembrou de uma nação corrupta e perversa como Nínive e a restaurou. Foi o nosso Senhor quem encarnou e cresceu no ventre de uma jovem moça noiva de José. Ah, irmãs, como o hábito de lembrar dessas maravilhas tem o poder de encher os nossos lábios de verdadeira adoração.

 


No Salmo 136 nós conseguimos enxergar um povo que se lembra do seu Deus e daquilo que Ele realizou e também uma nação que o exalta.

 


“Àquele que conduziu seu povo pelo deserto, o seu amor dura para sempre! Feriu grandes reis. O seu amor dura para sempre! E matou reis poderosos; o seu amor dura para sempre! Seom, rei dos amorreus, o seu amor dura para sempre! E Ogue, rei de Basã, o seu amor dura para sempre! E deu a terra deles como herança, o seu amor dura para sempre! Como herança ao seu servo Israel. O seu amor dura para sempre!” (Salmo 136:16-22)

 


É impossível lembrar-nos de quem o Senhor é e resistir à adoração que sai dos nossos lábios e que vem de um coração alinhado com Ele. Devemos sempre trazer à memória as obras de Deus e não podemos nos esquecer de adorá-Lo. O trabalho, a rotina de estudos, as tarefas domésticas, nada dessas atividades rotineiras podem travar a nossa adoração. A nossa vida por inteiro deve exalar a mais pura adoração. Nós O adoramos pelos seus feitos quando estudamos, trabalhamos, descansamos, dirigimos, lavamos os pratos, cozinhamos, limpamos a casa e cuidamos das crianças. Na verdade, lembrar dos feitos do Senhor e adorá-Lo fazem parte da rotina daquele que está Nele.

 


“Àquele que se lembrou de nós quando fomos humilhados. O seu amor dura para sempre! E nos livrou dos nossos adversários; o seu amor dura para sempre! Àquele que dá alimento a todos os seres vivos. O seu amor dura para sempre! Dêem graças ao Deus dos céus. O seu amor dura para sempre!” (Salmo 136:23-26)

 


A minha oração é que o Senhor trabalhe em nosso coração diariamente para que em nossa mente sempre estejam as boas memórias de quem Ele é. E que as obras do Senhor continuem nos admirando e nos enchendo de gratidão. Que os nossos lábios não fiquem fechados, mas adorem a Ele.  Que a nossa vida com Ele não se restrinja aos domingos. Que a nossa rotina seja repleta de Deus. Não deixemos que nem a rotina e nenhuma outra coisa nesse mundo retire de nós a nossa memória, a melhor parte.

 


Louve a Deus com a sua rotina.

 

Hellen Juliane

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.