Um dia, até as árvores cantarão


Desde o dia da rebelião dos nossos primeiros pais, toda a criação foi afetada pelos efeitos catastróficos do pecado. A dor causada pelos desajustes que surgiram dentro de nós e ao nosso redor nos faz ansiar por redenção, mesmo que não a chamemos assim. Queremos preencher nosso vazio existencial, resolver nossa crise de identidade, viver profundos relacionamentos de amor e descobrir qual o propósito das nossas vidas, mas quando olhamos para dentro de nós mesmos e para o mundo que nos cerca, por vezes, nossa experiência é que essas realidades parecem estar tão distantes de nós, como se fossem um dia muito longínquo que não conseguimos enxergar pelo nevoeiro do tempo.

 

No Senhor Jesus e na Sua obra encontramos satisfação para todos esses anseios, embora nossa salvação seja cabal e definitiva, nossa experiência dessa grande obra é gradativa, por isso, mesmo que já sejamos salvos e seguros em Cristo, nossos corações anseiam pelo mundo vindouro, pela alegria e a paz sem fim, que agora experimentamos gradualmente. Mas não somos apenas nós, os redimidos, que ansiamos pela glorificação, mas a própria criação aguarda:

 

“...toda a criação aguarda com grande expectativa o dia em que os filhos de Deus serão revelados. Toda a criação, não por vontade própria, foi submetida por Deus a uma existência fútil, na esperança de que, com os filhos de Deus, a criação seja gloriosamente liberta da decadência que a escraviza. Pois sabemos que, até agora, toda a criação geme, como em dores de parto.” (Romanos 8:19-22 NVT)

 

A obra de redenção que o Senhor Jesus executou não alcançará apenas os seres humanos, mas toda a criação, é uma redenção cósmica. O salmo 96 nos mostra a criação festejando no dia em que o Senhor vier para restaurar Seu mundo:

 

“Regozijem-se os céus e exulte a terra! Ressoe o mar e tudo o que nele existe! Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta, cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!” (Salmos 96:11-13)

 

Os céus se alegrando, a terra exultando, o mar e seus habitantes louvando, os campos e seus moradores jubilando e até as árvores cantando de tanta alegria, essa é uma linguagem figurada para mostrar como a criação exultará quando Seu Criador vier colocar as coisas em ordem, julgar e restaurar.  

 

O Senhor Jesus nos livrou da condenação do pecado (Justificação), está nos livrando do poder do pecado (Santificação) e no futuro seremos totalmente livres da presença do pecado (Glorificação). Por causa do Senhor Jesus nós podemos esperar por aquele grande dia com uma excelente expectativa, pois nos juntaremos à criação em adoração Àquele que nos amou e nos lavou com Seu sangue.

 

Eu quero viver à luz desse dia em que as árvores cantarão, quero manter bem viva em meu coração a esperança do mundo vindouro, quero que a promessa de imortalidade mude como eu vivo hoje.

 

Agora pense, não por um instante, mas por quanto tempo for necessário até incendiar seu coração: se a realidade vindoura será tão gloriosa até para as árvores, como será para nós, filhos amados?


Sonaly Soares Brito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.