O pecado te desumaniza


O pecado é mais terrível do que muitas vezes estamos dispostos a reconhecer, mais destrutivo do que gostamos de pensar no meio de uma tentação e mais insano do que qualquer coisa.

 


O pecado começou entre os anjos, mas temos pouquíssimas informações sobre como aconteceu, pois as Escrituras não falam claramente sobre isso. As passagens de Isaías 14.3-21 e Ezequiel 28.2-19, que tratam, respectivamente, da ruína dos reis da Babilônia e de Tiro, parecem fazer analogias com a queda de Satanás. E como o tentador no Éden (a serpente) é identificado como Satanás (Ap. 20.2), isso mostra que a queda dos anjos precedeu a do homem.

 


Para a humanidade, a origem do pecado é histórica,  evento que tem sido denominado ao longo da história como “Queda do homem”, e se refere ao acontecimento narrado no capítulo 3 do livro de Gênesis, quando houve a tentação e desobediência do primeiro homem e da primeira mulher. Os efeitos dessa desobediência foram (1) culpa, pois diz respeito a nossa responsabilidade por desobedecermos os mandamentos divinos; (2) punição, a maldição cósmica que recaiu sobre tudo e todos e (3) corrupção, a pecaminosidade da nossa natureza, nossa morte espiritual.

 


O pecado é altamente destrutivo, ele nos faz ser menos do que fomos criados para ser, ele nos fragmenta e causa alienação. Pensemos sobre duas questões fundamentais da existência humana: nossas capacidades de relacionamento e raciocínio. Perceba como o pecado embotou essas capacidades prejudicando o florescimento da nossa plena humanidade:

 


Capacidade de se relacionar: Nós fomos criados para vivermos profundos relacionamentos de amor, mas o pecado quebrou nosso relacionamento com Deus, com os outros, com nós mesmos e com a criação. Passamos a fugir de Deus e ter medo d’Ele, nos relacionamos com os nossos semelhantes com egoísmo e orgulho, então ferimos e somos feridos, nossa própria experiência  existencial é vazia e confusa. Também é verdade que nosso relacionamento com a criação é tenso, pense em todos os bichinhos que você tem medo ou nojo e como você prefere não ter nenhum contato com eles. O nosso Criador nos fez à sua imagem e semelhança para que, assim como Deus é uma comunidade de amor entre as três pessoas divinas, nós também pudéssemos reproduzir essa comunhão amorosa. Fomos criados para amar e sermos amados, mas o pecado comprometeu nossa capacidade para isso, embora ainda consigamos nos relacionar, nossos relacionamentos são marcados por tantos erros que estão longe de serem perfeitos. Mas além de causar rompimentos, o pecado também inverte a ordem dos relacionamentos. John Frame escreveu sobre o relato da Queda, em Gênesis 3:

 


“...o pecado é a disrupção de um relacionamento pessoal e causa disrupções adcionais. Na verdade, é uma tentativa de reverter a ordem da criação. Na ordem de Deus, ele é a autoridade última. Adão é uma autoridade subordinada, à qual Eva deve ser submissa (Ef. 5.22). Juntos, Adão e Eva devem ter domínio sobre os animais. Mas na história da queda, a mulher subjuga-se a um animal; o homem, à sua esposa, e ambos pretendem ser juízes da conduta de Deus.”(1)

 


Essa inversão nos relacionamentos afetou o funcionamento da ordem criada, nos trazendo grande prejuízo.

 


Capacidade de raciocínio: Rebelar-se contra Deus é um ato extremante irracional, pense: Deus é Infinito, Onipresente, Onisciente e Onipotente, que chance alguém teria de vencê-lo? Você não pode fugir de Deus, pois Ele está em todos os lugares. Você não pode esconder de Deus seus planos e nem mesmo o que se passa em seu coração, pois Ele sabe de todas as coisas. Você não tem forças para lutar contra Deus, pois Ele tem todo o poder. Mesmo se fosse possível destruir Deus, seria uma completa loucura, pois a existência de todas as coisas depende d’Ele, se Ele deixasse de existir toda a criação também seria aniquilada. Portanto, contra a força de Deus não existe defesa, pois não há absolutamente nenhuma chance de Deus ser derrotado, então por que anjos e homens se opõe a Ele? Não é nem um pouco racional se colocar contra algo que não pode ser derrotado, mas não apenas isso, a debilidade no raciocínio se mostra também no fato dos pecadores escolherem o que é mau e rejeitar o que é bom. O que Deus nos oferece é vida, imortalidade, alegria, amor, beleza e felicidade sem fim, por que alguém rejeitaria isso e buscaria ruína, morte e dor? Percebe como o pecado é insano? Percebe que não há respostas razoáveis para essas questões a não ser que nossa capacidade de avaliar as coisas racionalmente está comprometida juntamente com nossa vontade e emoções? As pessoas que se opõe a Deus podem ser consideradas sábias pela opinião de outros e até pela própria, mas são imensamente insensatas.

 


O ser humano todo, integralmente, foi corrompido pelo pecado e, portanto, todas as demais capacidades também foram prejudicas além das citadas. Assim como o pecado entrou em nosso mundo por meio de um evento histórico, por causa de outro acontecimento histórico o mal será revertido da criação - a morte expiatória do Filho de Deus. Por meio do sacrifício do Seu Bendito Filho, Deus está redimindo homens e mulheres e um dia restaurará toda a criação, revertendo completamente todo o mal, assim, nós seremos plenamente humanos, como foi a intenção de Deus desde o princípio. Quando estiver sendo tentada, lembre que o pecado te desumaniza, debilitando suas capacidades. Tim Keller escreveu:

 


“Todas as nossas ações pecaminosas têm um poder suicida sobre as capacidades que levam essa ação adiante. Quando você peca com sua mente, esse pecado paralisa a racionalidade. Quando você peca com suas emoções, esse pecado paralisa as emoções. Quando você peca com sua vontade, esse pecado destrói sua força de vontade e seu autocontrole. O pecado é a ação suicida do eu contra si mesmo. O pecado destrói a liberdade, pois o pecado é um poder escravizador.”(2)

 

O pecado, seja qual for, não é inofensivo, é destruidor. Fuja para Jesus, só Ele é poderoso o suficiente para derrotá-lo.

 

Sonaly Soares Brito

_______

(1) John Frame – Teologia Sistemática.

(2) Tim Keller – Combatendo o pecado com adoração. Disponível em Voltemos ao Evangelho

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.