Você está com os dias contados

08:22

 


Eu gosto de pensar sobre o tempo. Como ele é algo que sempre está correndo. Às vezes me pego pensando como é estranho a gente ter hora marcada para quase tudo no nosso dia a dia. Hora de levantar e ir trabalhar, de chegar e sair da escola ou do trabalho, de encontrar os amigos ou daquela reunião importante. Estamos presas ao tempo. Mas, isso não é algo ruim. Deus nos deu o tempo como uma dádiva para que saibamos usá-lo e para que experimentemos da sua graça enquanto vivemos de olho no relógio.


Não sei você, mas já perdi a hora muitas vezes. O tempo voa, não é mesmo? Você já parou para pensar como os últimos 10 anos passaram rápido? O tempo é realmente precioso e passa ligeiramente levando e trazendo consigo diversas coisas. É engraçado que ao falar sobre como o tempo se vai, quase sempre ligamos esse fato ao de que perdemos algo. Os nossos sonhos, a força da juventude, o prazo disso e daquilo, a beleza, e assim por diante. Mas, também podemos pensar sobre os benefícios que o tempo nos traz quando ele se vai. O que falar dos inúmeros aprendizados? A maturidade, a nossa família sendo construída, os estudos sendo completados, a primeira oportunidade de trabalho, entre tantas coisas mais que podem ser acrescentadas a nós simplesmente pelo fato de que o tempo está se passando.


O fato é que podemos experimentar de tudo um pouco neste tempo que nos é ofertado. Nem sempre as vivências que nos arrancam os mais sinceros sorrisos acontecem todos os dias. Aquilo que nos provoca dor também vem nos acompanhando como se fosse aquela visita inesperada e que teima ir embora. Talvez você se olhe no espelho e se questione: “o que foi que eu fiz durante todo esse tempo”? Se você ainda não se questionou a respeito, me atrevo a te convidar para fazer isso hoje. Pode ser um pouco incômodo. Mas, ser incomodado às vezes é bom. Vou deixar que algumas porções das Sagradas Escrituras façam isso. 


“Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (Salmos 90:9-10,12).


“Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia.” (Salmos 139:16).


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1).


“Porque nós somos de ontem e nada sabemos; pois os nossos dias sobre a terra são como a sombra.” (Jó 8:9).


“O ser humano, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece. Visto que os dias do ser humano estão contados, o número dos seus meses está nas tuas mãos; traçaste limites além dos quais não passará.” (Jó 14:1-2,5).


“Senhor, dá-me a conhecer o meu fim e qual é a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo ser humano, por mais firme que esteja, é pura vaidade.” (Salmos 39:4-5)


Calma, vamos ser incomodadas mais um pouquinho. Agora com as palavras do Senhor Jesus.


“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (Mateus 6:27).


“Mas Deus lhe disse: “Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?” Assim é o que ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para com Deus.” (Lucas 12:20-21).


A sua vida é vaidade! E quando falo isso não estou atrelando com a beleza ou estética, mas sim com o vapor, a fumaça. É isso o que Salomão, por exemplo, fala quando diz que algo é vaidade. Outra coisa: você vai morrer! Chocante? Talvez um pouco. Para mim também ainda é. Porém, para falar de morte, antes precisamos falar de vida.  Nossos dias estão contados e como eu disse antes, isso é dádiva. O nosso Pai Celestial nos deu dias, meses, anos e estações para poder viver. Como você está vivendo? Fazendo o que de bom? Às vezes os nossos conhecidos nos perguntam isso, não é? Já se deu conta como isso é sério? 


Você sabia que tempo e  tesouros estão de alguma forma conectados? Vou ilustrar com uma história em quadrinhos que li recentemente.¹ David era um jovem que amava a arte. Ele era um escultor. Porém, nada famoso. Os críticos detonaram as suas obras. Um dia ele estava em um bar qualquer afogando as suas muitas mágoas. E de repente teve um encontro nada convencional com a morte que lhe fez uma proposta e o jovem moço aceitou sem pensar duas vezes. David agora tem 200 dias de vida e a chance de trabalhar com o que mais ama: a arte. Aguenta só mais um pouco que você logo vai entender. David queria ser reconhecido. Ele queria usar os seus poucos dias para ser notado. E pouquíssimas vezes isso ocorreu. Tal coisa o frustrou muito. Para David, a vida parecia sem sentido. Os tesouros dele estavam aqui. Ele usou o seu tempo fugaz para acumular desesperadamente algo aqui. Leitora, você está entendendo?


Mais uma vez te pergunto: Como você está vivendo? Fazendo o que de bom? Algo muito interessante que aparece na HQ é a seguinte afirmação: “Todos temos um número”. E é verdade. Por isso a nossa vida e morte devem valer a pena. E eu não estou falando que assim como David devemos viver nos esforçando loucamente para deixar o nosso nome na história. Certamente nos esquecerão. Tudo bem! Se viver para a glória de Deus é o que te faz levantar todos os dias, então embora a sua vida seja um vapor, os seus dias sejam complicados e muitas vezes você chegue em casa frustrada, mesmo que a fadiga e os dias mais sombrios te encontrem, ainda que muitos sonhos de fato morram contigo em teu coração, você se alegra com o tempo que Deus te deu. Pois o teu tesouro não está aqui. Você que ainda não usa o seu tempo, o ordinário da vida, para que Deus seja glorificado. Venha. Nos breves dias da tua vida, esqueça de ti e faça algo que perdure. Aquele que nos tirará do tempo e nos levará para a eternidade não nos deixará enquanto houver relógios por toda parte.


Termino com as palavras de Emilio Garofalo Neto:


“Somos abençoados, no entanto, por ter mais do que vida sob o sol, por viver coram Deo, diante de Deus. Desta forma, nossas frustrações, confusões, vislumbres de alegria e corações partidos podem encontrar significado no glorioso projeto divino de recriar a humanidade à semelhança de Jesus.”²



Hellen Juliane

___________________

1 O escultor - Scott McCloud

2 Isto é filtro solar - Emilio Garofalo Neto





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.