Não coloque o dedo na tomada

 


Você já pediu para uma criança pequena não colocar o seu dedinho na tomada, mas ao invés dela seguir as suas instruções, a criancinha decide fazer exatamente o contrário do que você mandou? Nós entendemos mais ou menos como funciona a cabecinha inocente das crianças. Mas, às vezes acabamos nos perguntando como elas podem ser tão ingênuas e não entender o perigo que as cerca. Israel muitas vezes se comportou como essa criança que faz o oposto que os seus pais e outros adultos mandam. Apesar de saber os riscos de viver longe do Senhor, o povo de Deus por diversas vezes apresentou um coração obstinado a desobedecer ao Deus que amorosa e misericordiosamente ordenou que não colocasse o dedo na tomada.

 

Acredito que você conhece o pano de fundo do livro de Juízes. Assim que começamos a leitura, entendemos que há algo de errado. O livro começa mostrando que o povo de Deus não estava vivendo de acordo com a Lei que recebeu.  Ao longo das histórias narradas, repetidas vezes nos deparamos com um dos fatos mais tristes, cada um fazia o que era reto aos seus próprios olhos, ou seja, o temor do Senhor não estava presente no meio do seu próprio povo. O coração do povo se apressou em andar longe do Deus dos seus antepassados.  Israel pecava contra o Senhor, colocava o dedo na tomada constantemente, e Ele levantava um juiz que os livrava dos seus inimigos.

 

Não sei você, mas eu já questionei o povo de Israel algumas inúmeras vezes. Como pode o povo que Deus escolheu fazer tanta confusão e agir como se nunca tivesse ouvido falar Dele? Talvez você já tenha feito essa mesma pergunta. Mas, quantas confusões também já fizemos? Quantas tomadas já foram apertadas pelos nossos dedos? Confesso que já agi semelhante a uma criança birrenta que embora estivesse vendo inúmeras tomadas ao meu redor me oferecendo perigo, e mesmo o Senhor me advertindo para manter a distância delas, eu coloquei o meu dedinho. É incrível como o nosso coração pode nos jogar em ciladas e nos fazer andar por caminhos que desagradam e acendem a ira do Senhor.

 

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo.” (Jeremias 17:9).

 

Ponderamos sobre a história do povo de Israel e achamos que nunca poderemos cair em tamanha decadência. Somos a igreja do Senhor, não é mesmo? Mas, o fato é que podemos. Afinal, eles também eram o povo de Deus. Precisamos, dia após dia, avaliar onde está o nosso coração. As palavras do nosso Pai ainda provocam em nós temor, louvor e obediência? Vivemos dias complicados. Muitos acham que podem viver suas vidas segundo aquilo que o coração diz que é certo. Suas próprias regras, suas próprias leis. Fingem que Deus não está tão interessado naquilo que fazem. Acreditam que o Senhor está ocupado demais para atentar para aqueles pecadinhos diários. A palavra obediência muitas vezes é riscada do dicionário dos crentes. Contudo, sabemos que é justamente a obediência que Deus requer de todas nós.  O comentário bíblico NVI ao falar sobre o livro de Juízes nos lembra que:

 

“A lição é clara: um povo que não se entrega em obediência completa ao Senhor só pode cair e se aprofundar cada vez mais na sua miséria.”¹

 

As Escrituras também nos advertem:

 

“Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos.” (João 14:21).

 

“Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor!”, e não fazem o que eu mando?” (Lucas 6:46).

 

“Sejam praticantes da palavras e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.” (Tiago 1:22).

 

“Procurem viver em paz com todos e busque a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14).

 

“Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância.” (1 Pedro 1:14).

 

Uma vida de obediência a Deus é o reflexo do amor que sentimos pelo nosso Pai. Se O amamos, obedecemos. Se O amamos, o nosso coração está Nele. O livro de Juízes vem nos lembrar que a nossa entrega deve ser total e todos os dias. Hoje o Espírito Santo nos recorda que falar como crente, vestir-se como crente, ter amigos e amigas crentes, ir à igreja, participar de ministérios, não é suficiente. Israel era povo escolhido, havia experimentado intervenções poderosas do Senhor que os guiou até Canaã, mas declinaram e desobedeceram. O coração deles estava inclinado ao mal. Por onde anda o seu coração? Você está enxertada na Videira? (João 15:2). Pense sobre isso. Não perca o seu coração de vista.

 

Quando lemos sobre o declínio de Israel em Juízes, pensamos se ainda há esperança para um povo como este. Já ouvi muitos crentes em Cristo que já questionaram se há esperança para eles mesmos depois que desobedeceram ao Senhor. Amada, talvez você esteja indagando isso agora. Sim, há histórias que são nebulosas mesmo e não conseguimos facilmente enxergar uma saída ou um desfecho favorável. Há vilões que pensamos não haver redenção para eles. Muitas vezes, dentro das histórias, nós somos as vilãs. Sim, até mesmo o povo de Deus pode agir como se nunca tivesse conhecido o Senhor. Em Juízes isso fica claro. Eu louvo a Deus porque Ele intervém em histórias complicadas e dadas ao fracasso. Eu agradeço a Deus porque Ele resgata corações e os limpa, colocando a sua Lei neles (Hebreus 8:10). Ele mudou tudo em uma sexta-feira memorável quando decidiu se entregar e ser erguido a fim de alterar inúmeros desfechos. É por conta da morte e ressurreição do nosso Amado que podemos temê-lo e obedecê-lo. Podemos, enfim, não colocar o dedo na tomada e confiar que há esperança para pecadoras como nós.

 

Hellen Juliane

 

1 Comentário Bíblico NVI - F.F. Bruce

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.