O Deus que me ouve


Em algumas religiões, a figura da divindade remete a um ser excelso e poderoso, tão distante da realidade humana que os seus seres humanos precisam fazer alguma espécie de sacrifício para alcançar sua benevolência. Para alguns povos, Deus é um ser que precisa ser venerado para conceder seus favores e então atentar para a existência humana.

 

A Bíblia nos retrata uma figura diferente sobre o Deus do cristianismo. Ele é sim um ser excelso e poderoso, mais soberano que toda a ordem criada. Porém, também é Alguém que está perto, que nos ama e que está conosco. A sua transcendência não anula a sua imanência. Ele não precisa de sacrifícios para ser benevolente, pelo contrário, ofereceu misericordiosamente seu próprio filho como sacrifício e tem derramado abundantemente sua graça todos os dias sobre nós, mesmo sendo pecadores. Isso não é glorioso?

 

Não conseguimos compreender em sua completude como um ser tão grande e glorioso se importa com pecadores dos quais Ele não precisa em absolutamente nada. Todavia, essa é a certeza que temos. Ele está perto!

 

"Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele satisfaz o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor e os salva." (Sl 145:18-19)

 

Sem dúvidas, a oração é um meio de graça concedido por Deus a todos os seus filhos através de Jesus. Ele que deixou seu exemplo de oração registrado nas Escrituras, o Senhor Jesus em seu ministério terreno sempre estava orando e os discípulos foram impactados de tal forma pelo seu exemplo que foram impelidos a pedirem que Ele os ensinasse a orar (Lc 11:1).

 

Os primeiros discípulos entendiam a importância da oração, e a igreja primitiva seguia perseverando unânime, orando em todo tempo (At 1:14, 2:42). Quando seu líder Pedro foi preso, a igreja manteve constante oração por ele.

 

"Depois de prendê-lo, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem. A intenção de Herodes era apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. E assim Pedro estava guardado na prisão; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele." (At 12:4-5)

 

A igreja estava orando incessantemente, mesmo sabendo que seria algo impossível ver Pedro liberto, quando este estava guardado na mais alta segurança da época, escoltado por quatro escoltas de quatro soldados e sua sentença já estava determinada - ia ser morto depois da Páscoa.

 

Porém, Deus ouviu as orações da igreja! Ele não apenas ouviu, como atendeu ao clamor de seus servos. Na noite anterior a Herodes apresentá-lo ao povo, um anjo do Senhor apareceu na prisão e tirou Pedro dali de uma maneira sobrenatural. Pedro, caindo em si, vai até a casa de Maria, onde as pessoas oravam talvez pela sua própria libertação. Quando ele aparece, não acreditaram que seria ele e ficaram muito atônitos. 

 

Fico a imaginar, o quanto muitas vezes oramos por determinada causa, mas pela impossibilidade desta acontecer, não acreditamos piamente que Deus poderá ou irá nos atender. Tenho percebido de uma maneira mais acentuada nos últimos dias que Deus é aquele que ouve nossas orações e que tem todo o poder para operar de acordo com sua soberana vontade, não importando os desafios. Ele está perto de todos os que o invocam em verdade!

 

"Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver." (Salmos 116:1-2)

 

Precisamos crer e confiar mais em nosso Deus imanente, acessível. Ele se agrada de todos os que o temem e esperam na sua misericórdia (Sl 147:11). Ele é aquele que inclina os seus ouvidos para ouvir a oração dos seus servos!

 

"Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro." (Sl 40:1)

 

Querida leitora, Deus está perto de você e se importa tanto contigo, que não importa a situação que estejas vivendo, Ele se inclina para ouvir o teu clamor. Isso é algo tremendo! Ele te entende. Ele te vê. Ele não está distante, mas Seu amor paternal te enlaça de uma maneira que não tens para onde fugir da presença Dele.

 

Mesmo quando as palavras faltarem, Ele entende o teu sussurro, tuas lágrimas e anseios, porque Ele te conhece como ninguém. Já dizia o salmista que "sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces" (Sl 139:4), e Jesus nos assegura que "o seu pai sabe exatamente do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem." (Mt 6:8).

 

Que confiança desbravadora é essa que temos! Ele sabe tudo a respeito de nós e ainda assim é Aquele que mais nos ama! Por isso, podemos nos lançar sem medo, nos entregar sem reservas, orando com fé, entendendo que Ele está perto, mas que também é o todo-poderoso, o Senhor soberano e excelso.

 

Como está sua vida de oração? Como está sua confiança no Deus a quem diriges teu clamor? Rogo para que Deus mais uma vez nos abençoe com a sua graça e nos dê um coração que ame estar intimamente ligado a Ele através da oração. Almejo ter tal fé em Deus que não temerei nenhum desafio, desde que Ele esteja comigo. E espero confiar Nele de tal modo que me lançarei sem reservas, orando em todo tempo (I Ts 5:17), me aproximando do trono da graça com toda confiança (Hb 4:16) e crendo que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que penso (Ef 3:20). Você pode se juntar comigo nesta busca? Que tal orarmos sobre isto?

 

"A oração de um justo é poderosa e eficaz." (Tg 5:16b)

 

Uma pecadora que anseia confiar mais no Deus que nos ouve,

 

Thayse Fernandes



 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.