Casamento e ministério


 O casamento é uma das maiores bênçãos que o Senhor nos concede enquanto peregrinos aqui na terra. Ao criar o homem, Deus viu que não era bom que ele estivesse só e deu-lhe uma auxiliadora idônea e que o ajudasse em sua missão (Gn 2:18). Homem e mulher foram criados com propósitos definidos e juntos compõem esse design perfeito da mente sábia do Criador.

 

Após a queda, houve separação entre o homem e Deus e entre o homem e seus semelhantes - isso incluiu sua esposa. Vários são os efeitos drásticos ocasionados pelo pecado, de modo que, ao invés de o casal dançar a mesma dança em sintonia com a orquestra divina,  iniciou-se uma disputa sobre quem seria o centro da música.

 

Podemos perceber claramente o quanto temos sofrido as consequências da queda em nossos relacionamentos. Inseguranças, traições, agressões, divórcios, distanciamentos familiares e tantas outras coisas têm sido tão presentes em nossa sociedade que não são poucos os jovens que preferem ficar sozinhos. Tudo isso evidencia que quanto mais o homem se distancia de Deus, mais distante fica do propósito perfeito Dele para o casamento e mais infeliz se torna.

 

Através de Jesus, o design de Deus para o casamento é restaurado, quando homem e mulher entendem o propósito Dele em suas vidas - transparecer a Sua glória. O casamento só será feliz quando os cônjuges entenderem que essa aliança existe não por causa de nós, mas por causa Dele.

 

Muitos jovens se frustram porque buscam o casamento da maneira errada. Buscam alguém que venha satisfazer os profundos anseios de seu coração e enfim os tornar completos, afinal, desejamos a tampa da nossa panela, a outra metade da laranja, nossa alma gêmea, como popularmente é comentado. Todavia, aos poucos vamos percebendo que esse conceito de pessoa ideal não existe. O que existem são pessoas imperfeitas tentando encontrar alguém imperfeito em um mundo caído.

 

Ninguém pode arcar com o fardo de suprir as carências existenciais de outra pessoa. Mas Deus pode. Enquanto Deus não for o centro de nossas vidas, teremos dificuldade em sermos pessoas que caminham em direção ao Seu propósito em nossos relacionamentos e buscaremos sempre os nossos interesses e desejos em primeira instância ao invés de servir e amar com o amor que o Senhor nos entregou.

 

O Senhor espera que seus seguidores entendam que é no serviço que podemos encontrar nosso propósito e que é amando o outro que estamos evidenciando nosso amor por Ele. Ele, que ao invés de ser servido, veio para servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mt 20:28).

 

"Procure servir ao outro em vez de tentar ser feliz e você encontrará uma felicidade nova e mais profunda. Muitos casais descobriram essa realidade maravilhosa e inesperada. Isso acontece porque o casamento foi instituído por Deus. Foi criado pelo Deus em que o amor abnegado é um atributo essencial e, portanto, reflete sua natureza, especialmente em como ela é revelada na pessoa e obra de Jesus Cristo."¹

 

Geralmente, conflitos acontecem porque somos pessoas difíceis de ceder, de deixar nossos próprios interesses em prol de alguém e de servir ao invés de buscar ser servido. Temos dificuldades de perdoar aqueles que nos ferem, de suportar em amor as pessoas difíceis de lidar e de deixar o orgulho de lado porque somos pessoas apaixonadas por nossa própria glória.

 

“Ao enfrentar qualquer problema no casamento, a primeira coisa que você deve procurar na base da questão é, em certa medida, o egocentrismo e a indisposição de servir ou ministrar ao outro.”¹

 

O serviço tem o poder de quebrar isso e nos proporciona a oportunidade de transparecer Cristo em nossas relações, pois é servindo que estamos seguindo o Seu exemplo e encontrando nisso a nossa satisfação. Nossa felicidade e nosso serviço não caminham em direção opostas, eles se complementam.

 

"A felicidade profunda que o casamento pode proporcionar é, portanto, resultado do serviço sacrificial no poder do Espírito. Os cônjuges só descobrem a própria felicidade depois que cada um coloca constantemente a felicidade do outro antes da sua própria resposta àquilo que Jesus fez por eles.”¹

 

Para as casadas, como está o seu casamento? Você tem encontrado maneiras de servir ao invés de ser servida? Você pode pensar: "Você não conhece o meu marido! Não sabe o que eu passo." Sim, eu não sei. Mas Cristo sabe. E é a Ele que estás servindo. É Dele também que vem a sua recompensa.

 

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." (Cl 3:23-24)

 

Para as solteiras, quais expectativas você tem nutrido quanto ao casamento? Elas estão baseadas na Palavra ou nos desejos de seu coração? Antes de se envolver com alguém (se esse for o seu chamado), busque estudar a Palavra, adquirir conselhos de pessoas sábias e experientes e aproveitar sua solteirice para a glória Dele, colocando todas suas expectativas em Deus, pois Dele vem aquilo que é bom, agradável e perfeito.

 

Temos muito a aprender sobre esse ministério chamado casamento. Que o Senhor nos oriente e nos dê a Sua graça para estarmos cada dia mais próximas da vontade e do propósito Dele.

 

 

Thayse Fernandes

 

___________________

¹ KELLER, Timothy. O significado do casamento. Vida nova, 2012.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.