Indicação de leitura: Renovadas, de Jen Wilkin.



A autora Jen Wilkin inicia seu livro descrevendo o peso que muitas pessoas sentem ao tentar entender qual a vontade de Deus em suas vidas. Quantas vezes ao tomar uma decisão ou enfrentar uma dificuldade, nos perguntamos: O que Deus deseja que eu faça? Embora essa seja uma preocupação totalmente válida e necessária, a autora tenta nos mostrar que Deus está mais interessado com quem somos, do que com o que fazemos.

 

“A Escritura nos ensina que Deus está sempre mais preocupado com aquele que toma as decisões do que com a decisão em si [...] No caso do crente que deseja conhecer a vontade de Deus em sua vida, a primeira pergunta não é ‘O que devo fazer?’, mas ‘Quem devo ser?’”

 

A vontade de Deus não está oculta a nós, como um labirinto que precisamos percorrer com profunda angústia. Ela não precisa ser descoberta, pois já foi revelada claramente através das sagradas escrituras. Podemos conhecer Deus e sua vontade por meio do que Ele nos revelou sobre si mesmo. Esse conhecimento precisa produzir em nós um exímio anseio de sermos conformados à sua imagem, a fim de sermos pessoas melhores, pois conforme as palavras da autora, “que proveito há em fazer a escolha certa se eu ainda for a pessoa errada?”

 

“A esperança do evangelho em nossa santificação não é simplesmente que façamos escolhas melhores, mas que nos tornemos pessoas melhores [...] O evangelho começa a nos transformar naquilo que deveríamos ter sido. Ele nos refaz a imagem.”

 

Devido ao pecado, a imagem de Deus em nós foi distorcida, de maneira que temos dificuldade em expressarmos a sua imagem, todavia, o evangelho nos traz a esperança de que o Espírito Santo opera em nossas vidas a fim de que essa imagem seja restaurada e assim possamos cumprir a vontade de Deus - sermos conformados à imagem do seu filho.

 

“Somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (II Co 3:18)

 

“Vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” (Cl 3:10)

 

Portanto, Renovadas é um livro para mim e para você que deseja cumprir a vontade de Deus e ser conformada à imagem de Jesus, o único homem perfeito que nos revelou claramente quem Deus é e quem devemos ser, visto que “Ele é a imagem do Deus invisível.” (Cl 1:15), “o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser.” (Hb 1:3).

 

“Renovadas é um convite para que nos tornemos como o Deus a quem adoramos e vejamos suas características revelando-se verdadeiras em nós, povo que ele criou e redimiu. Esta obra de Jen Wilkin oferece uma visão sólida e acessível a uma parcela essencial da teologia cristã. Qualquer crente que leia este livro será beneficiado por sua verdade.” (Trevin Wax)

 

Jen Wilkin explana sobre alguns atributos comunicáveis de Deus e como podemos expressá-los em nosso cotidiano no decorrer de cada capítulo. Ela parte da prerrogativa de “como o conhecimento de que Deus é ______ pode mudar meu modo de vida?” Santidade, amor, bondade, misericórdia, fidelidade, paciência, sabedoria são apenas alguns dos atributos listados. À medida que vamos crescendo neles, nos tornamos mais parecidos com o nosso Senhor e assim cumprimos a sua vontade. No final de cada capítulo há versículos, perguntas e um estímulo para oração com o intuito de ajudar o leitor a se lembrar e aplicar o que leu.

 

Sabemos que muitos são os desafios para expressarmos a imagem de Deus em um mundo caído e com uma natureza pecaminosa, mas, o Senhor está conosco nesta luta. Nunca estaremos sozinhos. Ele nos deu o Espírito Santo, que nos capacita a crescermos em santificação, processo que não se acaba nessa vida, mas que será completado na glorificação. Cristo conquistou isso para nós.

 

Que possamos parar e pensar: temos buscado conhecer Deus e seus atributos através do que Ele nos revelou e nos entregou em sua palavra? A maneira que temos vivido em nosso dia a dia tem distorcido ou expressado a imagem de Deus em nossas vidas? Como temos demonstrado nossa preocupação com nossas atitudes, pensamentos e desejos a fim de nos tornarmos pessoas melhores?

 

“Tudo que dissermos ou fizermos iluminará ou obscurecerá nossa visão acerca do caráter de Deus. A santificação é o processo de crescermos no caminho da luz com alegria. Por Cristo e pelo Espírito, recebemos novamente acesso à presença de Deus. O resultado é a gloriosa restauração da imagem de Deus no homem.”

 

Que o Senhor nos auxilie e que juntos possamos crescer Nele, para a Sua glória.

 

 

Título: Renovadas: 10 maneiras de refletir os atributos de Deus.

Autora: Jen Wilkin

Editora: Fiel

 

____________________

Thayse Fernandes


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.