Indicação de leitura: Liturgia do Ordinário, de Tish H. Warren


Liturgia do ordinário é um passeio através de práticas cotidianas e comuns. Atividades repetitivas, como acordar, conversar com uma amiga, perder as chaves, comer, trabalhar etc., são oportunidades concretas de encontrar Deus e ser transformada por Ele. Nós somos relembradas que a nossa vida com Deus não inicia apenas quando adentramos as portas da igreja aos domingos e termina ao sairmos de lá. Essa verdade é libertadora, contudo, nem sempre ela é um princípio que nos orienta.

 

Tish comenta que muitas vezes não temos o costume de olhar para o nosso dia como uma dádiva, um presente que nos foi dado. Devido à correria dos muitos afazeres, os dias passam tão velozmente que mal conseguimos parar para refletir em uma verdade que já foi percebida por Davi muitos anos atrás: Este é o dia que o Senhor fez (Sl 118:24). Simplesmente acordamos com a intenção de que algo diferente aconteça. Queremos um dia extraordinário.  Temos uma facilidade peculiar em gastarmos o nosso tempo pensando em como tudo poderia ter sido (maior e melhor): aquela viagem, aquela oportunidade de trabalho, aquela conversa. Gostamos de novidades, de preferência boas e gigantes, com luz de led e até glitter. Contudo, o que costuma acontecer é termos um dia ordinário, sem a nossa foto em nenhum outdoor. E esse dia o Senhor nos preparou. 

 

“Se Cristo gastou a maior parte da sua vida de forma cotidiana, então a vida toda está sob o seu senhorio. Não há atividade pequena demais ou rotineira demais para refletir a glória e dignidade de Deus.”

 

Naturalmente alguns questionamentos surgem em nossa mente: como, então, eu devo viver? Quais hábitos e práticas devem ser desenvolvidos por mim?

 

“Nós nos movemos em padrões que estabelecemos ao longo do tempo, dia a dia. Esses hábitos e práticas moldam os nossos amores, os nossos desejos e, em última instância, quem nós somos e o que adoramos.”

 

“Os nossos corações e os nossos amores são moldados pelo que fazemos de novo e de novo e de novo.”

 

“[...] assumir práticas e hábitos que direcionam o nosso amor e desejo para Deus.”

 

“Obviamente, como passamos o nosso dia é como passamos as nossas vidas.” (Annie Dillard)

 

Sim, encontraremos o Senhor no nosso dia a dia. Ao lavar a louça, calçar os tênis, pendurar as roupas no varal, varrer a casa, fazer caminhada, trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, no culto em comunidade etc. E em nossos dias comuns Ele se revelará a nós e trabalhará em nosso caráter para nos transformar à imagem do Filho Amado. A autora nos mostra que o nosso cotidiano deve estar imerso em práticas que nos levem para mais perto de Deus, que nos faça amá-Lo e servi-Lo cada vez mais como também ao nosso próximo. Desde o momento que abrimos os nossos olhos pela manhã, ao arrumar a cama, escovar os dentes, lidar com os contratempos do dia, durante as refeições, ao trabalhar, sendo esposa, mãe, filha, amiga e ao dormir para nos prepararmos para mais um dia comum com praticamente as mesmas atividades, o nosso maior objetivo é viver cada parte do nosso dia sabendo que Deus conosco está e está usando cada detalhe como meio de graça.

 

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. (2 Coríntios 3:18).”

 

A autora segue nos falando como um centímetro de plano frustrado em um dia comum já é o suficiente para revelar o nosso coração, que muitas das vezes se mostra irritado, melancólico, furioso, ansioso, autocomiserativo, idólatra. Quando um simples contratempo invade os nossos planos e desnuda o que preferimos não mostrar a ninguém, surge aí uma oportunidade ímpar do nosso Pai Bondoso trabalhar em nosso caráter. O problema é que dificilmente entendemos momentos ruins como graça.

 

“Quando o dia é amável e ensolarado e tudo está acontecendo de acordo com os planos, posso parecer uma pessoa muito boa. Mas pequenas coisas dão errado e interrompem os planos que revelam quem eu realmente sou; as minhas rachaduras estão à mostra, e eu vejo que preciso profundamente da graça.”

 

Um dos ensinamentos mais profundos deste livro é chamar-nos a atenção para a nossa visão de mundo, do Evangelho, de quem nós somos e de como vivemos. Muitas vezes elaboramos respostas e comportamentos teológicos para assuntos e problemas que consideramos “grandes e complexos”. Contudo, falhamos em desenvolver respostas e comportamentos cristãos para os assuntos e problemas do dia a dia. insistentemente, cremos que o que estamos vivenciando hoje se trata de Deus nos moldando para um futuro glorioso, para lidarmos com questões que virão. Mas, não. O Senhor nos molda hoje usando eventos ordinários para que sejamos mais semelhantes ao Filho Dele no dia de hoje.

 

Que o Senhor nos ajude a entender que Ele é Deus conosco do nascer ao pôr do sol e viver isso para a sua glória. Ore por isso!

 

“O Senhor está perto de todos os que o invocam com sinceridade. (Salmos 145:18).”

 

“E eu estarei sempre sempre com vocês, até o fim dos tempos. (Mateus 28:20).”

 

Título: Liturgia do Ordinário

Autora: Tish H. Warren

Editora: Thomas Nelson Brasil

 

________________________

Hellen Juliane


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.