O cântico de Isabel: devoção, alegria e gratidão


Lucas inicia a sua narração acerca do Evangelho de Jesus contando a história de um casal já avançado em idade, o sacerdote Zacarias e a sua mulher, Isabel. A Bíblia deixa claro dois aspectos importantes sobre a vida deles. Eram justos aos olhos de Deus (Lc 1:6) e não possuíam filhos, pois Isabel era estéril (Lc 1:7), o que era considerado um mal ímpar na cultura judaica. Porém, no dia propício, escolhido pelo Senhor, Zacarias enquanto servia, recebeu a visita de um anjo, que predisse um filho ao casal, afirmando que as orações daquele velho homem foram ouvidas. O anjo contou quem se tornaria a criança que nasceria. Nós sabemos bem essa história. O sacerdote, em sua fragilidade, questionou as boas novas que ouviu, e então, ficou mudo durante um tempo. Contudo, cada palavra anunciada pelo anjo se cumpriu, e Isabel engravidou de João, o Batista (Lc 1:24).

 

Isabel era uma mulher justa e obediente. Lucas diz que ela e o seu marido obedeciam de maneira irrepreensível todos os mandamentos do Senhor (Lc 1:6). Essa vida abundante em Deus resultou em lábios cheios de louvores ao Senhor. Isabel reconheceu prontamente quem faria toda essa reviravolta em seu humilde viver. Isabel sabia quem a visitou com tão grande poder.

 

“E ela dizia: ‘Isto é obra do Senhor! Agora ele olhou para mim favoravelmente, para desfazer a minha humilhação perante o povo’.” (Lucas 1:25).

 

Uma vida devota é expressa através de lábios que louvam e reconhecem a magnificidade do Deus que coloca risos em rostos desanimados. Havia um desânimo eterno em nossas almas. Mas, o mesmo Deus que visitou Zacarias e Isabel, também enviou um anjo até Nazaré e visitou uma jovem com um coração disposto a ir até o fim (Lc 1:38). As boas novas que Gabriel levou a Maria foram notícias capazes de trazer sorrisos às almas pecadoras e aos rostos mais pálidos. Maria daria à luz ao Emanuel, Deus na terra, Filho de Deus que traria salvação para os pecados dela e de toda a humanidade. Maria também era uma moça com lábios que agradecem e louvam, mas isso você verá em um dos próximos textos.

 

A história segue narrando sobre a visita que Maria fez a Isabel em Lucas 1:39-45. Quando Maria saudou a sua parenta, Isabel, o seu bebê, João, agitou-se em seu ventre e ela foi cheia do Espírito Santo (Lc 1:41). Nós já conhecemos Isabel e sabemos o quanto a sua vida devota a Deus era expressa através de louvores e ações de graças. Não seria diferente nesse momento tão simples e ao mesmo tempo tão sobrenatural. Estando Isabel cheia do Espírito, as suas palavras ecoaram:

 

“Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse. ” (Lucas 1:42-45).

 

Maria era agraciada, bendita. Gabriel lhe disse essas palavras, e Isabel também reconheceu isso (Lc 1:28; 1:42). A jovem era, de fato, cheia de graça e bendita entre as mulheres devido a quem o seu ventre carregava. O anjo se dirigiu a Maria pedindo para que ela se alegrasse (Lc 1:28) e Isabel cheia de Deus afirmou que o seu filho, João, encheu-se de alegria (Lc 1:44) por conta da presença do Emanuel. Isabel ainda acrescentou como bem-aventurada Maria era por crer que as palavras do Senhor se cumpririam. O Salvador viveria entre nós e tiraria os pecados do seu povo.

 

Podemos perceber o quanto Isabel estava pronta a reconhecer o Filho de Maria como Filho de Deus, o seu Senhor (Lc 1:43). Não temos outras informações sobre Isabel após esses relatos. Mas, isso não seria suficiente? Reconhecer Jesus como Bendito e Senhor sobre tudo é suficiente. Isabel se alegrou ao ser visitada pelo Deus encarnado ainda no ventre de sua jovem mãe. Isso mostra o tamanho de sua fé. Ela cria no Deus que serviu durante a sua vida inteira. O Deus que prometeu a vinda do Messias que livraria o seu povo. O Deus que a visitou durante a sua velhice e lhe fez mãe daquele que endireitaria o caminho do Senhor. O Deus que escolheu encher os seus lábios de alegria e cânticos de gratidão. E, por isso, Isabel abençoou o menino e a sua mãe. Isabel creu e se alegrou naquilo que ouviu e viu. Ela serviu com o coração alegre e grato.

 

“Alegria e gratidão são observadas em todo o relato sobre Isabel. Ela sabia que Deus fazia algo novo e alegrava-se por ser participante de seus planos. O Senhor confiou-lhe o precursor de seu Filho Unigênito e ela respondeu alegre e fielmente, em completa devoção.”¹

 

Hoje, lembre-se do seu Salvador e alegre-se Nele. Relembre o que o Senhor fez e pense sobre o que Ele está fazendo. Envolva-se com alegria na obra que Deus está realizando assim como Isabel, serva de Deus, fez. Tenha os seus lábios cheios de adoração, cânticos e ações de graças, porque um menino nos foi dado, nós ganhamos um presente e Ele é nosso para todo o sempre. Nós também somos agraciadas, pois recebemos a visita de nosso Senhor, que mudou a história da humanidade, e a nossa.

 

“Veja, o grande Criador fez

A si mesmo uma casa de barro

Um manto de carne virgem tomou

Que vestirá por nós

Ouça, ouça o sábio e eterno Verbo,

Como um bebê chora

O Senhor veio como servo

E Deus no berço repousa.”²

 

“Ó vem, tu, aurora do alto,

E alegra-nos com tua aproximação;

Dispersa as nuvens sombrias da noite

E a sombra escura da morte põe a correr

Regozija-te! Regozija-te! Emanuel virá para ti, ó Israel.”³

 

Hellen Juliane

__________________

1 Gardner, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo: Editora Vida, 2005.

2 McGrath, Alister. Encarnação. São Paulo: Hagnos, 2011.

3 Ibidem, p. 16.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.