O cântico de Maria: louvor à grandeza e misericórdia divina

 


Conhecido como Magnificat, o belíssimo hino de louvor entoado por Maria diante da perspectiva de tornar-se a mãe do Salvador, é bastante conhecido e recitado. Magnificat significa "engrandece", fazendo referência à primeira palavra do cântico na tradução para o latim. De fato, nesta porção da Escritura Maria engrandece, magnifica a Deus, de forma que o cerne do cântico é o louvor à grandeza e misericórdia divina.


Pense em como pode ter sido embaraçoso para uma adolescente que estava noiva (e era virgem) receber a notícia de que seria mãe… Apesar da situação improvável e do medo, o relato bíblico nos fala sobre sua reação obediente e confiante:

 

Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Lucas 1:38

 

Maria era verdadeiramente serva do Senhor e conhecia as Escrituras, de modo que seu cântico tem uma grande proximidade com o cântico de Ana em 1 Samuel 2. O Deus que presenteou a sua serva, Ana, no AT com um filho, agora envia o seu próprio filho como presente Redentor de toda a humanidade. O Senhor o envia em carne para desenvolver-se no ventre de uma mulher comum, que em sua humildade achou graça aos seus olhos.


Inicialmente Maria exulta no fato de que Deus é o seu Salvador, reconhecendo que Ele atentou para a sua humildade e tendo ciência de que todas as gerações a conhecerão. Ela sabe que é bem-aventurada não em si mesma, mas porque o poderoso fez grandes coisas em seu favor. Há uma canção muito entoada no período do advento, que graciosa e retoricamente pergunta:


“Maria, tu sabias que o teu bebê salvaria nossos filhos?

Sabias que o teu bebê iria te moldar?

O ser a quem deste a luz, seria a tua luz?

Maria, tu sabias?

Maria, tu sabias que o teu bebê visão daria ao cego?

Maria, tu sabias que teu filho a tormenta acalmaria?” [...]

 

 

 O cântico de Maria aponta que sim, ela sabia! Ela sabia que o que estava acontecendo com ela e através dela mudaria o curso da história da humanidade.


Nos versículos seguintes, a mãe do nosso Salvador menciona o quanto a perspectiva divina vai de encontro aos padrões do mundo: os soberbos são dispersos, os governantes desfalecem, os humildes são exaltados, os famintos são alimentados e os ricos ficam de mãos vazias. Essas declarações exprimem o que Deus faria por meio do messias e que já havia começado a acontecer.


Por fim, Maria reconhece a Deus como aquele que cumpre as promessas feitas no passado, como aquele que nunca esquece o seu povo. Assim como ela, engrandeçamos e louvemos ao Senhor que nos salvou, que as verdades da Sua Palavra permeiem o nosso coração e o nosso falar. Reconheçamos a misericórdia do Senhor em abençoar o seu povo e a sua fidelidade para cumprir suas promessas apesar de nosso imerecimento.


Um menino nos nasceu...Ele não mudou apenas a vida de Maria, mas a do mundo inteiro. Que a nossa alma o engrandeça continuamente!

 

Juliany Correia


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.