Deus ouve o nosso silêncio


Existem situações em nossas vidas que nos trazem muitas incertezas, quando pensamos o porquê passamos por determinadas circunstâncias, o que poderá ou não acontecer e se iremos conseguir avançar. Nesses momentos, nossos pensamentos guerreiam contra a nossa esperança, nossas dúvidas querem falar mais alto do que a nossa fé, e os nossos problemas parecem ser maiores do que a nossa confiança.

 

Existem gritos, muitas vezes presentes em nossa alma, que se pudessem ser expressos em som alardariam toda uma comunidade. Esses são os piores gritos que permeiam nossa existência, aqueles que não podem ser colocados para fora e que congestionam o nosso coração de profunda dor.

 

"Deus está contigo". Esta é uma verdade que certamente já ouvimos e que inclusive cremos, mas que esquecemos facilmente  no momento da nossa aflição. Torna-se tão desafiador confiar em Deus apesar disso ou daquilo, que como meninos desejamos dar os nosso próprios passos e soltar a mão de nosso pai enquanto caminhamos. O medo luta contra a nossa fé e contra a convicção de que o nosso pai sabe qual o melhor caminho e nos ama incondicionalmente, podendo nos firmar seguramente em sua vontade.

 

"Deus está perto de todos os que o invocam". Isso é tão confortante! Entender que Ele está sensível à nossa dor e que ouve o nosso grito por socorro, ainda que não digamos uma só palavra. Deus ouve o nosso silêncio. Ele está atento ao grito de nossa alma, ao nosso clamor por socorro no momento da tribulação. Ele sabe o momento certo de agir. Em sua soberania,o Senhor governa toda a história desde seu início e sabe o fim de todas as coisas.

 

“Bendito seja o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder! É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes." (Dn 2:20-21)

 

Essa foi a exclamação de um servo de Deus atendido em um momento tenebroso. Todos os sábios foram ameaçados de morte caso não descobrissem qual era o sonho do rei Nabucodonosor e sua interpretação. Não havia sábio nem mago, encantador ou feiticeiro que tivesse tamanho poder de descobrir os intentos mais profundos do coração humano.

 

Todavia, Deus vê! Ele nos conhece por completo. Foi Ele quem revelou o sonho ao seu servo Daniel para que pudesse ser glorificado em meio a este frenesi de confusão que invadia a Babilônia. É Ele quem faz todas as coisas. Confiar na soberania de Deus traz descanso à alma silenciada. Como Stênio Marcius compôs, Ele é o nosso tapeceiro:

 

"Tapeceiro

Grande artista

Vai fazendo o seu trabalho

Incansável, paciente

No seu tear

 

Tapeceiro

Não se engana

Sabe o fim desde o começo

Trança voltas, mil desvios

Sem perder o fio

 

Minha vida é obra de tapeçaria

É tecida de cores alegres e vivas

Que fazem contraste no meio das cores

Nubladas e tristes

 

Se você olha do avesso

Nem imagina o desfecho

No fim das contas

Tudo se explica

Tudo se encaixa

Tudo coopera pro meu bem."¹

 

Muitas vezes estamos olhando a nossa vida pelo lado errado na tentativa de compreender o misturar das cores e tecidos de nossa existência, sem perceber que ela está sendo regida por um tapeceiro sábio e amoroso, que sabe o fim desde o começo. Sendo assim, podemos aquietar o nosso coração e descansar Nele.

 

Algumas vezes, Deus não irá mudar a nossa situação porque Ele quer nos mudar no processo e amadurecer a nossa confiança Nele. É aí que precisamos rogar por sua graça para que não desvaneçamos e surja em nós um coração destemido e que crê em sua palavra apesar do que não vemos, visto que “andamos por fé, e não por vista” (II Co 5:7).

 

“És fiel em todo tempo,

em todo tempo Tu és tão, tão bom.”²

 

Não existe um momento de nossas vidas em que Deus deixou de ser bom e fiel. Mesmo que não consigamos enxergar isso, precisamos crer no que a sua Palavra diz. Ele é fiel em todo tempo, Ele é bom em todo tempo, Ele é amoroso em todo tempo e Ele é sábio em todo tempo. Confiar no caráter de Deus traz segurança ao coração incrédulo.

 

Que nos momentos mais sombrios de sua vida você se recorde da bondade do Senhor que te acompanha todos os dias (SL 23:6). Que nas situações de profundo silêncio e incompreensão humana você creia que Ele está te ouvindo e que é o teu refúgio e fortaleza na hora da angústia (Sl 46:1). E que nas circunstâncias mais difíceis de acreditar em sua Palavra você rogue por sua graça, porque assim como Ele disse ao apóstolo Paulo, ela nos é suficiente (II Co 12:9).

 

Thayse Fernandes

_________________

¹ O tapeceiro, de Stênio Marcius. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xYupEOXiPbM

² Bondade de Deus, de Isaias Saad. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mZ9yZYo9Mmk


 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.