O ano novo e a imutabilidade de Deus


A ideia de ano novo nos traz muitas reflexões. Refletimos sobre o que se passou, em metas, sonhos, planos e tantas outras coisas que ansiamos para o ano seguinte. A perspectiva do novo nos traz a ideia de esperanças renovadas, de novas estratégias e de novas conquistas que desejamos para as nossas vidas, pois almejamos sempre avançar.

 

Todavia, imagina por um instante se todos os seus planos fossem perfeitos e se em sua vida não tivesse nada a melhorar. Imagina se você tivesse chegado a um nível de maturidade onde não seria necessário mais nenhum esforço ou obra de aprimoramento, onde todas as suas palavras, ações e pensamentos estivessem alinhados com o que há de mais satisfatório - isso não seria um sonho?

 

A Bíblia nos assegura que existe Alguém assim, que desde a fundação do mundo é o mesmo, pois não há nada a aperfeiçoar em seu ser - o próprio Deus. Ele é eterno e é o mesmo ontem, hoje e sempre.

 

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tg 1:17)

 

“Mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.” (Sl 102:27)

 

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” (Hb 13:8)

 

Confiar na imutabilidade de Deus nos traz a segurança de constância, mesmo quando a vida não é. Nos traz a convicção de que os seus atributos permanecem os mesmos de geração em geração e assim podemos descansar Nele, apesar de nós.

 

“Considere quão grande é o conforto de estar pessoalmente ligada a um Deus que não muda. Do Antigo Testamento ao Novo, ele é o mesmo. Nenhum de seus atributos pode aumentar ou diminuir, porque cada um é imutavelmente infinito. Seu conhecimento não pode aumentar ou diminuir. Sua fidelidade não pode aumentar ou diminuir. Nossas ações, boas ou más, não podem aumentar nem diminuir sua glória. Ele não pode se tornar mais santo nem menos firme. Ele simplesmente é tudo isso ao máximo — para sempre.”¹

 

A mudança faz parte de nossas vidas e de tudo à nossa volta. Mudamos com frequência. Somos, por natureza, inconstantes. O caminho da perfeição em nossas vidas é um caminho de altos e baixos, onde a nossa segurança não pode residir em nós mesmos, mas Nele, o ser perfeito.

 

“Toda circunstância em que você se encontra irá mudar, exceto a situação de seu perdão. Toda posse que você tem irá perecer, exceto a pérola da sua salvação. Todo relacionamento em que você entrar irá vacilar, exceto sua adoção pelo seu Pai celestial.”¹

 

Por Ele ser imutável, podemos confiar em sua graça e misericórdia mesmo quando falhamos, pois seu amor não depende de nós e permanece apesar de nós. Podemos confiar que a obra de salvação irá se completar em nossas vidas, porque Ele é fiel e permanece o mesmo pra sempre.

 

Quando um ano se finda e nos frustramos pelas metas não atingidas ou por qualquer outra coisa que mudou em nossas circunstâncias, que olhemos para Deus: Ele é imutável! A constância que precisamos em nossas vidas só pode ser encontrada Nele. As pessoas e as coisas dessa vida não podem nos dar o que precisamos e todas as vezes que esperamos isso delas estamos esperando que sejam o nosso Deus.

 

“A tristeza e a frustração que sentimos por causa das mudanças de coisas que críamos ser imutáveis revelam nossa tendência a atribuir o que é verdadeiro somente em relação a Deus a pessoas, posses ou circunstâncias que não são Deus — é esperar que lugares terrenos sejam celestiais [...] Na verdade, eu estou dizendo para coisas temporárias e mutáveis: ‘eu preciso que vocês sejam Deus. Por favor, apenas permaneçam as mesmas.’”

 

Um ano se finda e outro se inicia. Passam-se os anos, décadas e séculos, mas Deus permanece reinando em seu trono. Sendo assim, entregue todos os seus sonhos a Ele, peça que os planos Dele sejam concretizamos em sua vida e não os seus, e confie em suas obras mesmo quando tudo à sua volta falhar. A imutabilidade de Deus é um porto seguro para os dias mais obscuros da nossa existência. Que nos entreguemos a Ele e confiemos em sua imutabilidade, Ele é a constância para todos os dias, meses ou anos de nossa trajetória terrena!

  

Thayse Fernandes

____________________

¹ WILKIN, Jen. Incomparável: 10 maneiras em que Deus é diferente de nós e por que isso é algo bom. São José dos Campos: Fiel, 2017.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.