Se Deus quiser

 


Acredito que as papelarias lucram bem mais entre os meses de dezembro e janeiro. Não apenas por causa dos pais correndo atrás do material escolar dos filhos, mas também devido à procura por planners. Esses dois meses funcionam como um portal entre passado e presente, demolição e construção, permanência e mudanças. Abrimos nossos caderninhos, pegamos nossas canetas e escrevemos nossos planos, metas e sonhos.  Nada melhor do que planejamento, não é mesmo? Há aqueles que costumam planejar mentalmente, outros, dão tudo para ver os seus planos bem organizados no papel. Independente da forma, nós planejamos, e isso é muito bom.

 

Não há nada errado com o planejamento. Necessitamos dele. Se decidirmos viajar, precisamos organizar o lugar, a hospedagem, a locomoção, o quanto será gasto, etc. Se iremos comprar um imóvel, há todo um processo e muitos papéis gastos e rabiscados com contas. Na verdade, parece que há algo errado em nós. Ainda temos dificuldade com planos frustrados e um receio em tornar “se Deus quiser” não apenas um clichê qualquer, mas uma verdade em nossa vida. Temos medo de nossos planos serem frustrados ou Deus mudar a rota quando já estamos aparentemente tão seguras nela.

 

Tiago 4:13-17 nos traz muitas verdades. Uma delas é que não sabemos o que acontecerá amanhã (v.14). Isso não é uma novidade. Já sabemos muito bem. Contudo, às vezes, vivemos como se isso não fosse uma verdade. Por isso, queremos controlar o que irá nos suceder. Tratamos nossos sonhos e metas como certezas. Mas, o que há de certo em nossos planos? Se não podemos saber o que irá acontecer no dia seguinte (ou no próximo segundo), isso revela algo sobre quem nós somos. Então, outra verdade nesse texto é descortinada: somos como neblina (v.14). Não conseguimos controlar nem o tempo em que estaremos por aqui. Somos frágeis e breves (Salmos 90), mas teimamos em não ressoar em alto e bom som:

“Se Deus quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:15).

 

Por que teimamos em fazer aquilo que planejamos sem consultar o Senhor? Quando não confiamos os nossos sonhos a Deus, percorremos um terreno totalmente vacilante. Assemelhamo-nos a Elimeleque que preferiu Moabe a continuar sob a certeza das promessas de Deus em meio ao povo (Rute 1). Por que tememos os planos do Senhor? As suas promessas são tão claras para nós. Quando tememos o que nos pode acontecer, Ele nos lembra que está conosco:

 

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10).

 

Quando nos sentimos ansiosas por qualquer coisa em nossas vidas, Ele nos mostra o seu cuidado:

 

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7).

 

Quando nos angustiamos frente ao desconhecido da vida, Ele nos dá a segurança de que tem total controle de todas as coisas:

 

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11).

 

Os nossos planos são incertos e podem nos frustrar. O nosso Deus nos dá certezas. Ele cuida de nós, tem serviços para os seus filhos e os abençoa. Ele nunca nos frustrará. Que o Senhor ensine o nosso coração a permanecer confiante de que Ele tem o melhor e que tudo está cooperando para o bem daqueles que O amam e são chamados por Ele (Romanos 8:28). Até mesmo a nossa fragilidade frente ao amanhã coopera para o nosso bem.

 

Se você é do time do planner ou prefere analisar tudo na sua cabeça, faça isso. Entretanto, lembre-se de que toda a sua vida está nas mãos do Único Deus em quem podemos confiar. Ele sabe melhor e tem o melhor para nós. Inicie mais um ano tendo essas verdades e promessas em seu coração. Não tenha medo de pregar para si mesma: “se Deus quiser, apenas se Ele quiser, isso ou aquilo acontecerá!”. Que a nossa vontade se submeta a Dele e que aprendamos a amar o que Ele deseja. Amém!

 

Uma canção diz:

 

“Te adorarei. Viverei pra Ti. Pois, eu sei que tens o melhor pra mim”¹

 


Hellen Juliane


_________________________ 

1 Te adorarei. Força e Vitória. Disponível em: https://open.spotify.com/track/4adgtDErWwh1rV3JY6H5In?si=d721d1e9b0ec43ed 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.