Sobre amor, um coração complicado e um barco

12:06

 

Você já se pegou pensando em como amar mais o Senhor? Acredito que essa pergunta seja extremamente válida. Principalmente pelo fato de que o nosso coração é complicado. Queremos amar mais o nosso Salvador e amar aquilo que Ele ama. Entendemos isso, mas ao final do dia nos indagamos o porquê tal coisa é tão mais difícil do que parece ser. Se desejamos amá-Lo verdadeiramente, não apenas com palavras, mas de fato, devemos encarar que o nosso coração será um grande adversário nessa luta pelo amor.  

 

Quando falamos em amar a Deus, falamos em dar a ele o nosso coração. Não há hesitação em entregar por completo o nosso próprio ser. Ao amá-lo, entregaremos tudo e, por consequência, Ele governará tudo. Será o Senhor da nossa vida. Amar a Deus é uma dádiva dada por Ele mesmo a pessoas pecadoras como nós. O amamos porque Ele decidiu nos amar primeiro (1 João 4:19). E esse amor  muda todo o nosso viver.

 

"Amar a Deus evidencia que ele é dono do nosso coração; e se o coração é dele, isso comandará todo o resto!” (Thomas Watson).¹

 

Um coração que ama a Deus, por mais que ainda seja complicado e sempre tentado a querer se desprender dos braços misericordiosos do Senhor, é refeito pela graça. Aquele que ama a Deus vive de uma maneira totalmente nova e diferente do que é habitual em seu tempo e que o faz pecar. Em Gênesis 6, a Escritura nos mostra a perversidade da humanidade e como as pessoas viviam longe dos propósitos que o Senhor traçou para elas. Agiam e pensavam de forma que a sua maldade era descortinada. Assim, o nosso Deus desagradou-se delas, entretanto, havia um que amava o Senhor.

 

“A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” (Gênesis 6:8-9).

 

Em meio a um povo de coração duro e distante de Deus, o coração de Noé pertencia ao Senhor. Nós sempre iremos amar alguma coisa. Que amemos o nosso Rei. O amor a Deus é evidenciado por uma vida distinta. Noé era diferente, ele andava com o Senhor. Era justo e íntegro, embora convivendo com pessoas injustas e perversas. Ele lembrava do Senhor mesmo vivendo em uma geração que havia esquecido o Deus da promessa (Gênesis 3:15). Amando a Deus, seremos diferentes em meio a um mundo cheio de iniquidades e contrário ao que o Senhor deseja. Quando amamos o nosso Salvador, andamos com Ele e a Sua presença nos faz parecidas com Ele e distintas daqueles que estão longe (Êxodo 33:12-16). Quem ama o mundo vive como ele e se apega ao que nele há, e isso significa desgraça e morte. Quem ama a Deus, cada vez mais se vê apegado, enraizado, cheio de laços que nos apertam a Ele. Isso significa graça, bondade, uma vida distinta e delícias que nunca esgotarão.

 

Mas, lembre-se. Possuímos um coração que ainda é complicado. A luta é real. A nossa carne guerreia contra o Espírito (Gálatas 5:16-18). Apenas um sairá vencedor. A amizade com o mundo é inimizade contra Deus (Tiago 4:4). Nessa constante luta, crucifiquemos a nossa carne dia após dia e nos apeguemos ao Senhor até sermos um com Ele (João 17:20-21). Vivamos de maneira distinta por amor a Ele. Se muitos buscam a injustiça, são soberbos e sem compaixão, nós, em vez disso, somos humildes, puras de coração e cheias de misericórdia (Mateus 5:1-11). À semelhança de Noé, ande com o Senhor e veja como isso mudará por completo a sua vida. Não esqueçamos os conselhos do apóstolo Paulo para o jovem Timóteo:

 

“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.” (1 Timóteo 6:11).

 

Acredito que você se recorda do restante da história de Noé. Conseguimos ver o amor de Noé a Deus quando ele se recusa a ser mais um em meio a uma geração pecadora e imprudente. E há outro ponto importante que nos faz reconhecer o amor desse servo: ele ouviu a Deus e obedeceu. Havia um juízo acontecendo em Gênesis 6. Deus estava insatisfeito com a sua criação a ponto de exterminá-la. O pano de fundo não é nada calmo aqui. O Senhor falou com Noé, ele tinha uma missão nisso tudo. Ele amava o Senhor, andava com Ele e óbvio que faria algo para Deus conforme aquilo que o próprio Pai lhe solicitasse.  Deus pediu um barco e mais outras coisinhas (Gênesis 6:9-22; 7:1-16). E o versículo 22 do capítulo 6 diz:

 

“Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6:22).

 

Se amamos a Deus verdadeiramente, faremos tudo o que Ele disser. Até mesmo aquelas coisinhas que parecem um tanto estranhas e sem sentido, segundo a nossa opinião e visão limitadas, é claro. Nós obedecemos porque O amamos. Nós construímos até um barco se Ele pedir. Por vezes, o Senhor nos pedirá aquilo que não entendemos ou que nos coloque em situações que não nos trazem prestígio humano. Em momentos assim, confiemos no Senhor. Ao recebermos o chamado de Deus, nos preocupemos em cumpri-lo. Noé amou, confiou e fez tudo conforme o que Deus havia lhe dito.

 

A essa altura podemos pensar que essa história apenas diz respeito a um homem que amou o Senhor e entregou-Lhe o seu coração. Mas, essa história é mais sobre um Deus irado com a sua criação interferindo na História por causa do seu amor pactual. Veja, Noé amou a Deus e se entregou completamente a Ele porque o Senhor amou-o primeiro. Tudo foi possível porque Deus decidiu amar.  O Senhor escolheu poupar Noé e sua família por amor, por causa da fidelidade ao seu Plano Eterno. Foi Ele quem fez a aliança com o homem (Gênesis 6:18). Ele veio primeiro. E o que Noé fez? O amou de volta. Isso também aconteceu com você? Ele se achegou a nós e nos colocou em seus braços de amor eterno por meio de Cristo, que com braços abertos e sangrentos sofreu no Monte da Caveira até a morte. Ele nos prende com correntes de amor que fazem com que o cárcere da prisão do pecado seja aberto. Ele nos ama e nós o amamos de volta. 

 

A história de Noé se sucedeu porque houve um Deus amando incondicionalmente. Nós vivemos essa história de amor com o Pai porque Ele nos encontrou. Com tudo isso, nós aprendemos que amar a Deus sempre será uma dádiva dada por Ele mesmo. E nunca será algo em vão. Pelo contrário. Esse amor é selado pela promessa de um dia conhecê-Lo como de fato Ele é. O amor do Pai por nós é tão forte que nos leva a andar com Ele, a tomar trajetos que o mundo considera loucura, a ofertar-lhe o nosso coração complicado e cheio de temores. Amem-no de volta e sejam distintas na época em que vivem. Amem-no de volta e obedeçam cada palavra que o Senhor disser. Amem-no de volta e permaneçam no Lugar mais confiável que há, em Cristo.

 

Há correntes de amor que me prendem a Você

E se um dia eu sair,  não terei pra onde ir

São correntes que me livram da prisão do meu pecado

E me atam para sempre em Seu regaço.²

 

Hellen Juliane

________________________

 1 WATSON, Thomas. Tudo coopera. Campina Grande: Visão Cristã.

2 Canção de Agostinho. Ana Heloysa. Disponível em: https://open.spotify.com/track/1yitVbSl87htO5r653doeg?si=dd2dbb66f75b455e


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.