[Série: Mães desconhecidas da Bíblia] - Lóide e Eunice: a fé que educa

 


No novo testamento, encontramos a história de duas mães que foram honradas por possuírem uma característica singular: uma fé sincera. Elas são Lóide e Eunice. O relato sobre elas encontra-se em apenas um versículo, no qual Paulo vai dizer a Timóteo: “Lembro-me de sua fé sincera, como era a de sua avó, Lóide, e de sua mãe Eunice, e sei que em você essa mesma fé continua firme.”  (2 timóteo 1.5)

 

Interessante que Paulo recorda dessa fé sincera que residia primeiro na avó de Timóteo, Lóide, e em sua mãe, Eunice. A fé de Lóide e Eunice não passara despercebida aos olhos de quem as via. Uma fé que foi passada de geração a geração. Lóide viveu uma fé sincera e sua filha Eunice viveu a mesma fé, de modo que Timóteo pôde adquirir essa característica também. Percebam, minhas irmãs, que essa fé foi dada como herança de geração a geração.

 

Não sabemos se essas mães trabalhavam fora ou apenas viviam fazendo seus afazeres domésticos. Mas de uma coisa temos certeza: a herança que elas passaram não foi fruto de aquisição financeira. Não nos foi relatado que elas deram um carro, uma casa, ou roupas como herança, mas sim uma uma fé sincera, e isso ficou registrado por gerações, sendo honradas pelo próprio Deus em sua Palavra.

 

Mas o que seria essa fé sincera e quais lições podemos aprender? Uma fé sincera é aquela que não é hipócrita, de quem não está fazendo um papel, mas é uma fé genuína. Por outro lado, a fé que é falsa é aquela que é colocada na frente dos outros em público ou na igreja, mas que não é vivida em casa.

 

Mães ou aquelas que desejam ser mães um dia, vocês podem ser tentadas a colocar pressão sobre si mesmas em relação a como podem levar seus filhos a caminhar firmemente no evangelho. Algumas podem buscar instrução através de livros, cursos ou vídeos, procurando por aquilo que as ajudará a ensinar seus filhos no caminho do Senhor. Mas, na verdade, tudo que é necessário é que vocês vivam uma fé sincera, permitindo que seus filhos experimentem isso com vocês.

 

Uma das maiores heranças que você pode dar ao seu filho hoje é um vida piedosa. Seja você mesma aquilo que quer que seus filhos sejam. O verdadeiro evangelho, quando é vivido verdadeiramente, é contagioso. Timóteo pôde ver essa fé sincera em sua avó e sua mãe, e isso também o atraiu para o Senhor.

 

Lembrem-se, minhas irmãs, que uma fé sincera e uma vida piedosa não são sinônimos de perfeição.  É uma fé que é sentida no cotidiano, é a fé de quem anda diariamente com Cristo, gasta tempo em oração e na leitura de sua Palavra, examinando seu coração constantemente ao confrontá-lo com as Escrituras. É alguém que, quando peca contra o outro, pede perdão, não omitindo suas fraquezas, mas que busca se corrigir e desenvolver atitudes de submissão, alegria e gratidão ao Senhor. É dessa forma, vivendo uma vida imperfeita, porém real e piedosa, que seus filhos irão perceber que, embora suas mães não sejam perfeitas, elas andam com Deus.

 

Gostaria de pedir que cada uma, ao ler esse texto, examine seu próprio coração. Como anda sua vida com Deus hoje? Você tem vivido uma fé sem fingimento, andando com Deus verdadeiramente? Busque ser hoje aquilo que você deseja que seus filhos sejam um dia. Busque educar seus filhos por meio do exemplo.

 

Que o Senhor as abençoe.

 

 Kelly Balbino


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.