Quando queremos muito algo, vivemos a sonhar com a concretização disso, com o dia em que finalmente teremos. Não são poucas as vezes ...

Espera silenciosa

0 Comentários

Quando queremos muito algo, vivemos a sonhar com a concretização disso, com o dia em que finalmente teremos. Não são poucas as vezes que nos encontramos cheias de pensamentos prazerosos sobre as coisas que tanto desejamos ter. Nós sabemos que entre o nascer de um desejo e sua realização, existe um tempo necessário para que isso seja construído. Chamamos esse tempo de “espera”.

Esperar é uma das coisas mais difíceis para a alma humana, que por natureza é ansiosa, impaciente e inquieta. Queremos as coisas já! Temos pressa, nem nos importamos em pular algumas etapas. Só que a vida e o Grande Senhor do universo não andam conforme o nosso compasso, bem diferente disso, estamos presas dentro do tempo criado por Ele e temos que viver cada dia, um a um, dos que nos foram ordenados (Sl. 139.16).

Se esperar já é difícil, o que dizer então de esperar em silêncio? Sem alarde, sem contar para 10 melhores amigas, sem gritar para os quatros ventos. É claro que isso não precisa se aplicar a tudo em nossas vidas e nem mesmo em todo o tempo, mas a determinadas questões e por determinado tempo. Me refiro àquilo que tem sido gerado de forma mais íntima em nossas almas, me refiro a passar mais tempo considerando essas questões na companhia de Deus somente, ou como Elisabeth Elliot escreveu:

“...as coisas que nós sentimos mais profundamente são aquelas que precisamos aprender a silenciar, pelo menos até que tenhamos falado sobre elas de forma minuciosa com Deus.”1

É levar o coração a Deus e conversar com Ele sobre as inclinações mais fortes que têm brotado ali antes de revelarmos isso a qualquer outra pessoa. Um exemplo comum é quando é despertado em nós o interesse por um rapaz, queremos contar pra todo mundo e ficar falando dele o tempo todo, fazemos tanto barulho que não conseguimos ouvir quando Deus, gentilmente, sussurra através de Sua Palavra nos direcionando.

O profeta Jeremias declarou:

“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” (Lamentações 3:26)

E o salmista seguindo essa mesma linha, exorta sua alma:

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; porque dele vem a minha salvação. (Salmos 62:1)

“Salvação” pode ser entendida nessas duas passagens como a ação de Deus em socorrer, em ajudar.

Tanto o profeta quanto o salmista estão nos dizendo que na espera silenciosa há benefícios para nós. Que aguardar em silêncio enquanto esperamos a ajuda divina pode ser, às vezes, a postura mais sábia. E a Escritura nos orienta que há:

“...tempo de calar e tempo de falar” (Eclesiastes 3:7)

Precisamos ter discernimento para identificar quando devemos nos calar e guardar determinadas questões em nosso coração conversando apenas com Deus sobre elas, como também precisamos saber o momento de compartilhar, mas também de com quem compartilhar. Há coisas em nossas vidas que não é prudente publicar nas redes sociais, há situações que não há necessidade de todos os nossos conhecidos saberem, há lutas que nós travamos tendo apenas uma audiência – Deus.

O Senhor Jesus é Alguém absolutamente confiável e é a única pessoa que sempre poderá nos ajudar e estará sempre presente para isto, mas ainda assim, por vezes, preferimos contar nossos desejos mais íntimos para pessoas que depois vão nos expor e fazer fofocas desprezando a confiança que tivemos nelas.

Você tem um grande Amigo! Ele está mais disposto a te ouvir do que você para conversar com Ele. Olhe para Ele, terno e amável te chamando para conversar. Dê a Ele a prioridade em contar teus sentimentos, sonhos e objetivos. Se há alguém com quem você realmente deve conversar sobre essas questões, essa pessoa é Ele. Depois, e somente depois, compartilhe com alguém confiável, que te ame e possa viver contigo esse tempo de espera em oração e encorajamento.

A exortação desse texto não é para você não compartilhar sua vida com pessoas amigas e importantes para você, mas para ficar bem claro a prioridade nisso. Antes de tudo, antes de todos deve estar o Senhor Jesus.

Sonaly Soares
____________
1Elisabeth Elliot – Passion and Purity



Você também pode gostar

Nenhum comentário: