O serviço e a melhor parte – aprendendo com Marta e Maria


"Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Lucas 10:38-42)

 Quando vamos receber alguém em nossa casa, normalmente recebemos antes uma  ligação ou algum tipo de aviso, os visitantes quase sempre procuram saber se estaremos ocupados demais a ponto de não poder recebe-los. Dificilmente, uma amiga que preza por sua companhia passará mais de 20 minutos em sua casa se perceber que você está ocupada demais. Lemos neste trecho de Lucas sobre a visita de um amigo chegado, Jesus. Ele vai até a casa de Marta e Maria e lá se passa uma situação bastante conhecida por nós. Pela intimidade expressa, provavelmente, não é a primeira vez que Jesus as visita. Podemos resumir o foco narrativo da seguinte forma: duas irmãs e um convidado, enquanto uma serve, a outra ouve.

Se observarmos a narrativa do capítulo 11 de João, veremos como a morte de Lázaro afetou suas irmãs. Jesus chegou depois da morte, então Marta se antecipa e vai ao seu encontro antes que ele entre no povoado, Maria fica em casa. “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” (v.21) – é a primeira frase que Jesus ouve de Marta. Ele a responde com palavras esperançosas, afirma que Ele mesmo é a ressurreição e a vida, que Lázaro irá ressuscitar e quem crê nEle não morrerá. A resposta de Marta mostra que ela reconhece Cristo verdadeiramente como o Filho de Deus enviado, mas, é hora de ir chamar Maria. Marta chama sua irmã e a frase se repete: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” Embora a declaração seja a mesma, Marta expressa um tom rude ao se apressar em sua afirmação. Maria, que havia ficado em casa, ao encontrar Jesus afirma o mesmo, mas sua humildade é notória.

O que se vê depois disso é uma comoção profunda em Jesus que se externa em choro. O mestre está chorando com Maria. Neste acontecimento, mais uma vez encontramos Marta ativa, tomando a frente, iniciando a conversa, indo encontrar Jesus. E Maria, quieta, espera o Senhor e não esconde seu luto, eles estão juntos mais uma vez – na dor. 

Prosseguindo, em João 12.2 lemos: “Marta servia”. Um jantar estava sendo oferecido na casa de Lázaro e Marta mais uma vez aparece como a que serve. Maria, novamente se coloca aos pés de Jesus. Desta vez, ela unge seus pés com um bálsamo caro e enxuga com os próprios cabelos! Que expressão de adoração!

A Bíblia diz que Jesus amava Marta e sua irmã, e nós podemos aprender muito com elas. Como manter um coração como o de Maria com tantos afazeres? E como podemos servir sem esquecer o necessário?

Muitas vezes, estamos tão atarefadas, preocupadas e sobrecarregadas, que dedicamos o mínimo de atenção Àquele que reconhecemos como nosso Senhor! Outras vezes, esquecemos qualquer tipo de serviço, pois nos custa demais. É importante lembrarmos que antes de FAZER qualquer coisa para Deus, precisamos ESTAR com Deus. Nos encontramos em inúmeras atividades na igreja, no trabalho, em casa e em tantos outros momentos, mas talvez não lembremos da última conversa com Jesus, quando foi mesmo que estivemos juntos?

Estar com Deus é a boa parte – a melhor parte! Ouvir ao Senhor nos prepara para o serviço, de modo que podemos fazer sem deixar de estar em sua presença. Ouvi-lo para servi-lo! Marcos Almeida canta:

“Eu olhei o meu dia, percebi
Que Tu és melhor que uma canção de amor
Muito mais do que eu canto
Sob os cantos do mundo
Um minuto contigo é melhor do que tudo
É por isso que estar a ouvir Tuas palavras
É olhar pra minha alma e saber que em Ti sou feliz”¹

Um minuto com Ele é melhor que TUDO! Sentar aos pés de Jesus e ouvir suas palavras é reconhecer nEle a verdadeira alegria! 

“Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar” (Sl 84.10) 

Declara o salmista.

E ainda: 

“Mas, para mim, bom é estar perto de Deus.”(Sl 73.28).

Jesus disse que Maria escolheu a boa parte e esta não lhe seria tirada! Por isso, quando estiver longe demais por qualquer motivo que seja, lembre-se do que de fato é necessário; antes de reclamar da sobrecarga, sente-se e ouça as palavras daquele que alivia o cansado. As doces palavras do mestre nos atrai para Ele mesmo, Agostinho reconheceu: 

“Nos criaste para ti, e o nosso coração não tem sossego enquanto não repousar em ti.” 

Para Ele fomos criados e não há descanso fora dEle.

Se colocamos o nosso coração no serviço, para depois ir à Cristo, tomamos a direção errada, porque se você o ama, você o servirá! O caminho é inverso, primeiro se vai à Cristo. A palavra de Deus nos ensina o que é prioritário, aprendamos com Marta e Maria o que é essencial e o que é secundário. Depois de um enterro ou em um jantar, antes de servir, esteja com Jesus. Não abra mão da melhor parte! Às Martas de hoje, Jesus ainda fala: “Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".


Juliany Correia

17 comentários:

  1. Lindo texto. Realmente nós mulheres temos estado muito atarefadas :ser esposa, mãe, trabalhadora, servindo na Igreja,filha, amiga etc. Mas devemos nos recordar que o tempo com Jesus jamais será tirado de nós. Tudo resto pode ir ou desaparecer, mas o tempo investido em Cristo nos será acrescentado nos céus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!

      Estamos engajadas no mundo das muitas tarefas e ocupações, correndo o risco de negligenciarmos o nosso relacionamento com o Senhor, algo que não nos será tirado. Que possamos nos segurar no que é mais importante.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns juliany muito bom esse comentário

    ResponderExcluir
  3. Parabéns juliany muito bom esse comentário

    ResponderExcluir
  4. Boa dia,é a paz de Cristo!Poderia,por favor me informar se esta visita de Jesus foi antes ou depois da morte e ressusreicao de Lázaro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde graça e paz
      Essa visita do Senhor jesus Cristo foi antes da morte de Lázaro, a outra visita depois da morte e ressurreição de Lázaro é quando Maria unge os pés do Senhor Jesus Cristo com unguento perfumado!

      Excluir
    2. Boa tarde graça e paz!
      Bom essa visita foi antes da morte e ressurreição de Lázaro!

      Excluir
    3. A visita de Jesus na casa de marta e Maria foi de pois da morte de Lázaro e entes a ressurreição de Lázaro

      Excluir
  5. Amém!!
    De facto, apenas uma coisa é necessária.
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. a paz do Senhor Jesus meus irmão, eu concordo com a ideia dos irmão sobre o estar nos pés de Jesus, esse é o melhor lugar com certeza!
    porém, pensem comigo sob uma perspectiva, se Marta e Maria tivessem a mesma iniciativa de se sentar para ouvir Jesus, quem faria as honras da casa fazendo e servindo o alimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão trabalhada no texto não se trata de deixar de fazer o serviço, a questão é de prioridade. É do relacionamento com Jesus que deve fluir o serviço.

      Excluir
  7. Essa palavra fala muito com nós pois os dias são tão corrido que muitas vezes esqueçamos de buscar ao senhor

    ResponderExcluir
  8. Temos que dedicar tempo ao Senhor,as vezes deixar as tarefas um pouco para falar e ouvir o Senhor.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.