Em meio à terra seca, a certeza de um futuro glorioso

     
Aquilo que você experienciou há dez anos, o que se passou no seu dia de ontem, o que está vivenciando agora e aquilo que ainda será vivido no futuro faz parte dos planos de Deus. Nós sabemos que Deus em sua infinita soberania planejou afetuosamente cada passo que damos. Em todos os nossos dias podemos observar o agir do nosso Senhor e Amigo, Ele nos conhece profundamente e mostra total interesse pelo nosso caminho, como está expresso: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos.” (Sl 1:6)

Muitas das nossas vivências não são tidas como positivas para nós, visto que nesta vida os vales são reais e, às vezes, os nossos pés caminham por caminhos secos. Durante a vida, planejamos diversas coisas, sonhamos com um futuro confortável e sem más surpresas. Contudo, em alguns momentos, situações inesperadas e negativas acontecem. Temos que lidar com a perda, o sofrimento, a calamidade, o dia mau.

Podemos ver que o dia escuro e nebuloso chegou à vida de Rute. Ela perdeu o seu marido para a morte e se encontrou sem esperanças de um futuro proveitoso. Ela saiu de sua cidade natal e migrou para um lugar que não conhecia, a sua única companhia era a de sua sogra Noemi, que estava em uma situação semelhante. Ambas não tinham nem sequer como se manter. De fato, o dia que ela tanto se esquivou para não o encontrar chegou a sua vida sem pedir permissão e sem explicações, como aqueles bichinhos inoportunos que entram em nossa casa durante a noite.

Mas, Deus interveio soberanamente nessa história e guiou os passos de Rute até o campo de Boaz. Lá, ela pôde adquirir o seu sustento como também o de sua sogra. Além disso, Rute encontrou um resgatador e casou-se com ele, juntos tiveram um filho cujo nome é Obede, que seria uma bênção em sua vida como na vida de Noemi. A mão que escreve histórias conforme a sua vontade estava mais uma vez preparando de modo arquitetônico novos capítulos e utilizando o luto, o pranto, o desamparo, a incerteza daquelas mulheres para a sua glória.

Onde havia vazio e falta, Deus mostrou a sua fidelidade e o seu poder que intervém. Depois de todas as perdas que havia sofrido, Rute buscou quem poderia tomá-la em seus braços e provar que o seu conforto seria mais que suficiente em meio ao caos. Não importa se estamos passando pelos campos verdejantes ou pelo vale da sombra da morte, o que deve estar em nossa mente constantemente é que o Senhor está conosco. Ele é o Deus presente e consolador, que constrói nossas histórias e permanece conosco em todo o momento.

O que parecia o fim da história de Rute e Noemi foi, na verdade, um conjunto de grandes acontecimentos que estavam nos planos eternos do Criador. Rute não mais provaria do sabor da solidão, mas ela seria lembrada pelo que Deus fez em sua vida e por meio dela, em ser bisavó do rei Davi e, por conseguinte, participar da família do Messias prometido que tiraria o pecado de muitos. Não são poucas as vezes que passamos por dificuldades e que realmente não vemos soluções para tantas problemáticas. O dia mau se estende em sua visita às nossas almas. Porém, devemos lembrar-nos que aquilo que estamos vivendo hoje, mesmo sendo algo que não gostaríamos de vivenciar, Deus pode transformar em planos futuros gloriosos. Nada do que vivemos é em vão. Nós temos um dono e Pastor, Ele nos guia pelos seus perfeitos propósitos. Tenhamos fé naquele que pode usar angústias presentes para realizar grandes feitos no seu tempo determinado.


Hellen Juliane


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.