Mergulhe em um alegre sofrimento


A humanidade aprendeu ao longo dos séculos que o prazer é algo essencial, sendo, portanto, indispensável. Uma vida que não seja adornada por puro prazer não vale a pena ser vivida. Para alguns, a busca pelo prazer imediato e de acordo com os seus interesses pessoais se tornou o combustível principal que movimenta a existência. Sofrer, em contrapartida, é tido como algo medonho. Uma vida que seja repleta de sofrimento não é digna. Algumas pessoas não aguentam o mínimo de sofrimento, e a vulnerabilidade que a vida proporciona já as assusta.

Quando pensamos em sofrer, logo imaginamos algo terrivelmente solitário e muitas das vezes uma experiência sem propósitos. Graças a Deus, que mesmo vivendo em um mundo contemporâneo em que estamos quase a ponto de vender o prazer em pequenos frascos por preços exorbitantes, nós nos mantemos firmes na certeza que mesmo em meio à felicidade ou extrema angústia, a nossa vida é repleta de sentido. Deus nos assegura que tanto o prazer, o deleite, a alegria, quanto a tristeza, a dor e o sofrimento fazem parte do pacote chamado vida. O nosso sofrimento não é em vão. O sofrer não nos tira o propósito, pelo contrário, enche de sentido a nossa vida que não está acontecendo ao acaso. Nós temos um Guia que tem planos para o nosso sofrimento.

O nosso sofrimento, as nossas lágrimas e noites mal dormidas olhando para o teto de nossa casa pode ser a alegria futura de outrem. Isso não deveria nos causar surpresa. A Bíblia nos relata várias histórias em que algumas personagens sofreram bastante para assegurar uma alegria indescritível para outras pessoas. A longo ou curto prazo, as suas dificuldades podem trazer grande alívio e cura de alma para homens, mulheres e crianças que talvez você nunca conhecerá. Isso acontece pelo fato de que você é uma participante da Grande História que o seu Deus escreveu. E, como um bom Autor, ele sabe cruzar histórias e provocar grandes desfechos.

A história que nos é contada em 2 Reis 5 não apenas narra a história de um grande comandante do exército da Síria que também era leproso e teve que se banhar em um rio que, na sua opinião, era meio sujo para alguém tão poderoso. Todos nós sabemos da tamanha dádiva recebida por Naamã. Contudo, essa história narra um pouquinho da vida de uma menina que fora viver distante de seu país de origem e servir na casa de pessoas com um bom status. Nós também sabemos que essa menina foi diretamente usada por Deus para que o seu senhor, Naamã, fosse curado tanto da lepra como da alma.

Às vezes, não consideramos o que aconteceu na vida dessa moça. Atente para o fato de que  houve guerras entre Israel e a Síria. Em uma delas, essa menina que não tem o seu nome mencionado e nem a idade que tinha na época, foi levada cativa pelos sírios. Outras grandes personagens da Bíblia passaram por uma situação semelhante, como Daniel e os seus amigos que foram levados para a Babilônia. As Escrituras não nos falam em detalhes como ocorreu essa guerra, nem como a menina foi levada até o outro país. No entanto, nós sabemos muito bem como estas coisas acontecem. Há sangue, perdas, pranto, dor. Acredito que essa menina viu muitas pessoas amadas partirem sem ao menos um adeus. Provavelmente, ela não se despediu de seus pais antes do exército a levar. Houve um grande sofrimento na história de vitória de Naamã. Houve uma história anterior, uma tragédia, para sermos sinceras.

Olhemos para nós agora. Vejamos nossas próprias histórias. Nós sofremos, e isso definitivamente não é uma novidade. Mas, há uma verdade que às vezes não consegue adentrar em nossos corações egoístas e orgulhosos: Deus pode usar o nosso sofrimento para produzir a alegria de outrem. A dor sentida pela serva de Naamã cooperou para o bem daquela família. Deus usou uma adolescente do seu povo escolhido para abençoar um homem que não fazia parte de Israel - que não era do povo. Provavelmente, em algum momento da história, a dor que você sente agora abençoará outras vidas e encherá rostos de largos sorrisos. As suas presentes lágrimas estão regando um campo que ficará verde e pronto para a colheita. Ore para que o seu sofrimento produza alegria.


Hellen Juliane

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.